PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIA D 10 DE ABRIL.
Advertisements

PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Projetos de Aprendizagem
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
PARA REFLEXÃO Qual a função da escola? Qual o objetivo da escola?
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso 1.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
22ª Reunião do ConPI 27 de setembro de 2005 NATURA – SÃO PAULO/SP
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
1.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR
Regulamento Quem pode participar:
Planejamento - Professor
Todo dia é dia de educação!
Plano de Desenvolvimento da Escola
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
CURRICULO +.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Metodologia de Ensino e Extensão
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PDE Escola 2011.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
ABRIL 2010.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar
13/09/2007. PRÊMIO SESI QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – PSQE EDIÇÃO
LANÇAMENTO DO PGE e PPB – 2015
Gestão Participativa e Democrática Rogério Pereira Simões
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
MAIO 2010.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
EIXO GESTÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO: MARIA CECÍLIA E FÁTIMA GAVIOLI Linha Estratégica do CONSED.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Objetivo da escola Oferecer educação de qualidade para os estudantes Conhecer as necessidades da escola Papel do gestor mobilizar, coordenar, liderar.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Organização e desenvolvimento do HTPC
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Escola da Advocacia - Geral da União (EAGU)
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
O papel pedagógico do órgão gestor
Apresentação do novo modelo
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN MARISA BISPO FEITOSA /17/13.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico - Ciências de Natureza Marly Ap. Giraldelli Marsulo - PCNP Biologia Luciana Maria Victória -
Transcrição da apresentação:

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro

OBJETIVOS Estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões; Incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

A comunidade escolar avalia a gestão, considerando quatro dimensões da gestão escolar:  Gestão Pedagógica  Gestão Participativa  Gestão de Pessoas e Liderança  Gestão de Infraestrutura: serviços e recursos Elabora o plano de ação AUTOAVALIAÇAO

DEPOIMENTOS DE DIRETORES ESCOLARES

PROCESSO DE SELEÇÃO OBJETIVOS: Selecionar as escolas finalistas e enviá-las ao comitê nacional; Contribuir, por meio da devolutiva, para o aprimoramento do processo de gestão em cada uma das escolas inscritas.

ETAPAS 1ª - Colegiados Escolares 2ª - Comitês Regionais 3ª - Comitês Estaduais 4ª - Comitê Nacional 5ª - Comitê Final

TRABALHO DO COMITÊ  Formação dos avaliadores;  Distribuição online das inscrições para os avaliadores;  Análise e avaliação individual e em dupla das inscrições;  Reunião para selecionar de 3 (três) a 6 (seis) escolas que serão visitadas;  Visita técnica;

TRABALHO DO COMITÊ  Relatório de visita;  Seleção final da(s) escola(s);  Encaminhamento das inscrições das escolas finalistas para próxima etapa juntamente com a Ata da reunião e relatório específico;  Elaboração e envio das devolutivas para as escolas que não foram selecionadas.

O QUE É AVALIADO  Como foi realizada a autoavaliação e quem se envolveu na etapa da inscrição;  Indicadores de desempenho;  a apresentação da escola;  o nível de atendimento indicado nas tabelas de autoavaliação;  as justificativas ao final de cada dimensão.

O QUE É AVALIADO  Grau de complexidade da gestão; ( número de alunos, professores, funcionários, localização e níveis de atendimento)  Coerência entre plano de ação e às fragilidades identificadas na autoavaliação.  Registro do processo  Documentação comprobatória

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

CONTATO Superintendência de Gestão Escolar Gerência de Avaliação e Planejamento do Atendimento Escolar Cátia Cristina A. de Figueiredo Telefones: /2524