UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

A crise mundial de confiança nas empresas:
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Avelino A. Rodrigues da Silva
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Momentos de Motivação & Sucesso Momentos de Motivação e Sucesso
“MOTIVO PARA A AÇÃO”= MOTIVAÇÃO.
Qualidade Total.
Um foco na Ética.
Responsabilidade Social nas Empresas
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ÉTICA.
A Responsabilidade Corporativa Natura
IA_17_Ética e Responsabilidade Social - 2a. Parte (2ª parte)
Logística de distribuição
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Conflito de Interesses
INSTITUTO LUZ CURSOS E TERAPIAS HOLÍSTICAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma.
As pessoas e seus relacionamentos nas organizações
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Uma Visão para Empresas de TI
Logística Empresarial Unidade 7
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
ENDOMARKETING.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Hoje: Empreendedorismo como opção de carreira, Análise de Mercado, Oportunidades de Negócios. Os sete pecados capitais do empreendedor Consultoria lista.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Teoria das restrições Aula 08.
Repensando a Logística
Momentos de Motivação e Sucesso As Coisas como são. Luiz Almeida Marins Filho.
Um foco na Ética.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PARA ONDE VÃO AS INFORMAÇÕES?  EXISTE UM ASPECTO LEGAL QUE DEVE SER CONSIDERADO  RESPONSABILIDADE DA ÁREA.
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Ética Profissional em contabilidade
Qualidade e a ISO 9001.
Saiba relaxar.
Espírito empreendedor Organizações procuram pessoas com espírito empreendedor: Capazes de conduzí-las; Resolver seus problemas; Gerar novas idéias e caminhos;
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Administração Mercadológica I
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL PONTO: OS DILEMA DA ÉTICA

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR ALBERTO PIRES MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E AMBIENTE MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E AMBIENTE ESPECIALISTA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA ESPECIALISTA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA

OS DILEMAS DA ÉTICA Os escândalos corporativos parecem ter aberto os olhos das empresas do mundo inteiro para a responsabilidade social. Os escândalos corporativos parecem ter aberto os olhos das empresas do mundo inteiro para a responsabilidade social. A questão é : elas estão enxergando direito? A questão é : elas estão enxergando direito?

ÉTICA CORPORATIVA Poucos assuntos tem sido tão discutidos nas empresas do mundo inteiro quanto a ética corporativa. Poucos assuntos tem sido tão discutidos nas empresas do mundo inteiro quanto a ética corporativa. A serie de escândalos desencadeada pelas fraudes contábeis que abalaram a economia reverteram o processo de glorificação dos executivos, um clamor moralizante atingiu os negócios. A serie de escândalos desencadeada pelas fraudes contábeis que abalaram a economia reverteram o processo de glorificação dos executivos, um clamor moralizante atingiu os negócios.

A ÉTICA Nesse contexto – clamor moralizante, a ética é definida como transparência nas relações e preocupação com o impacto de suas atividades na sociedade. Nesse contexto – clamor moralizante, a ética é definida como transparência nas relações e preocupação com o impacto de suas atividades na sociedade. Sendo vista como uma espécie de requisito para a sobrevivência das empresas. Sendo vista como uma espécie de requisito para a sobrevivência das empresas. Ninguém quer ter o destino de uma Enron, uma WorldCom ou pior uma Arthur Anderson. Ninguém quer ter o destino de uma Enron, uma WorldCom ou pior uma Arthur Anderson.

OS ESCÂNDALOS ACELERARAM O PROCESSO Criada em 1992, com cerca de 50 empresas, a organização americana Business for Social Responsability (Negócios pela Responsabilidade Social), hoje reúne mais de 1400 filiadas. Criada em 1992, com cerca de 50 empresas, a organização americana Business for Social Responsability (Negócios pela Responsabilidade Social), hoje reúne mais de 1400 filiadas. No Brasil, o Instituto Ethos tinha 11 sócios ao ser fundada em Esse número ultrapassou a casa de 750, formado por empresas que respondem por 30% do PIB do país. No Brasil, o Instituto Ethos tinha 11 sócios ao ser fundada em Esse número ultrapassou a casa de 750, formado por empresas que respondem por 30% do PIB do país. Em 2000 foi criada a SAI para implementar o selo SA 8000, que certifica a conduta ética das empresas em relação aos trabalhadores e o respeito aos direitos humanos nos moldes ISO 9000 e da ISO Em 2000 foi criada a SAI para implementar o selo SA 8000, que certifica a conduta ética das empresas em relação aos trabalhadores e o respeito aos direitos humanos nos moldes ISO 9000 e da ISO

DISCURSO ÉTICO DISCURSO ÉTICO Um estudo envolvendo124 empresas de 22 países, produzido pela Conference Board, uma organização não-lucrativa que promove estudos sobre gestão, concluiu em 2003, que 78% dos conselhos de administração estavam disseminando padrões éticos – em 1991 eram 41% e em 1987 apenas 21%. Um estudo envolvendo124 empresas de 22 países, produzido pela Conference Board, uma organização não-lucrativa que promove estudos sobre gestão, concluiu em 2003, que 78% dos conselhos de administração estavam disseminando padrões éticos – em 1991 eram 41% e em 1987 apenas 21%. Consultoria sobre “Ética Empresarial”. Hoje em dia esse serviço é responsável por 10% das horas técnicas cobradas dos clientes, diz o advogado Joaquim Manhães Moreira. Consultoria sobre “Ética Empresarial”. Hoje em dia esse serviço é responsável por 10% das horas técnicas cobradas dos clientes, diz o advogado Joaquim Manhães Moreira. Esses exemplos são testemunhos irrefutável de que o discurso ético se desenvolveu muito na última década. Isso é muito bom. Já na prática... Esses exemplos são testemunhos irrefutável de que o discurso ético se desenvolveu muito na última década. Isso é muito bom. Já na prática...

A PRÁTICA Nos Estados Unidos, segundo pesquisa CFO Magazine: Nos Estados Unidos, segundo pesquisa CFO Magazine: - Um em cada seis diretores financeiros afirma ter sido pressionado para números da empresa; - Quase 1/3 deles afirmou que sua empresa camuflava dívidas para causar boa impressão na bolsa de valores; - Que em 178 empresas ficou revelado que o código de ética era para inglês ver; - Não há estudos desse tipo no Brasil, mas a observação permite supor que as empresas daqui têm comportamento similar.

DIFERENÇA ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA QUANDO SE TRATA DE ÉTICA Uma primeira explicação é que o discurso, por habitar o mundo das idéias, é mais fácil de mudar do que a prática, sujeita a atritos e obstáculos. Uma primeira explicação é que o discurso, por habitar o mundo das idéias, é mais fácil de mudar do que a prática, sujeita a atritos e obstáculos. Outra explicação, mais pessimista, é que o discurso está dissociado da prática. Outra explicação, mais pessimista, é que o discurso está dissociado da prática. Esse discurso revestiu-se de uma argumentação que a grosso modo, diz o seguinte: “A pregação ética promete funcionários satisfeitos, fornecedores alinhados e consumidores fiéis. Ou seja o paraíso – em versão adaptada aos negócios”.

COMPROMISSO ÉTICO De fato, vários estudos sugerem que o compromisso ético traz resultados positivos. Para ficar apenas num exemplo: uma pesquisa com 300 empresas pela universidade católica DePaul em Chigaco, concluiu que as que tinham compromisso ético proporcionavam aos acionistas um retorno duas vezes superior ao das demais. De fato, vários estudos sugerem que o compromisso ético traz resultados positivos. Para ficar apenas num exemplo: uma pesquisa com 300 empresas pela universidade católica DePaul em Chigaco, concluiu que as que tinham compromisso ético proporcionavam aos acionistas um retorno duas vezes superior ao das demais. Detalhe > esse compromisso está geralmente vinculado a ações sociais que beneficiem os vários públicos afetados pela empresa. Detalhe > esse compromisso está geralmente vinculado a ações sociais que beneficiem os vários públicos afetados pela empresa.

“A EVOLUÇÃO DO DISCURSO É UM PROBLEMA” Se de um lado, propiciou que as empresas acordassem, de outro lado criou uma cortina de fumaça que dificulta enxergar a prática real da responsabilidade. Se de um lado, propiciou que as empresas acordassem, de outro lado criou uma cortina de fumaça que dificulta enxergar a prática real da responsabilidade. Existe hoje um discurso que impinge a ética como mercadoria. “Ações de responsabilidade social vêm sendo usadas como reforço de propaganda e as verbas normalmente saem de marketing”. (Cecília Arruda) Existe hoje um discurso que impinge a ética como mercadoria. “Ações de responsabilidade social vêm sendo usadas como reforço de propaganda e as verbas normalmente saem de marketing”. (Cecília Arruda)

PRESSÃO DA SOCIEDADE A maioria da empresas quer hoje passar uma imagem de “boa cidadão corporativa”. A maioria da empresas quer hoje passar uma imagem de “boa cidadão corporativa”. Muita gente liga para cá e pergunta quanto custa um código de ética.Como se fosse só pagar. Em geral as companhias pedem treinamento ético para a média gerência. O buraco é mais em cima.(Cecília Arruda) Muita gente liga para cá e pergunta quanto custa um código de ética.Como se fosse só pagar. Em geral as companhias pedem treinamento ético para a média gerência. O buraco é mais em cima.(Cecília Arruda)

CONFLITOS ÉTICOS Os objetivos da empresa de maximizar seu lucro colidem com os dos funcionários de obter maior remuneração. Os objetivos da empresa de maximizar seu lucro colidem com os dos funcionários de obter maior remuneração. O desejo dos fabricantes cobrar margens confortáveis choca-se com o desejo dos consumidores de ter produtos bons e baratos. O desejo dos fabricantes cobrar margens confortáveis choca-se com o desejo dos consumidores de ter produtos bons e baratos. A exigência da sociedade de dar oportunidades iguais a todos. A exigência da sociedade de dar oportunidades iguais a todos.

BENEFÍCIOS INTANGÍVEIS Decisões éticas são, por princípio, dilemas. Decisões éticas são, por princípio, dilemas. No mundo dos negócios, eles são complicados pelo fato de que os benefícios da conduta ética são em geral intangíveis, e os custos imediatos. No mundo dos negócios, eles são complicados pelo fato de que os benefícios da conduta ética são em geral intangíveis, e os custos imediatos. Se o comportamento ético desse retorno financeiro, todos já o teriam adotado, afirma Decio Zylbersztajn, chefe do programa agribusiness da USP, que estuda as relações éticas no mercado. Se o comportamento ético desse retorno financeiro, todos já o teriam adotado, afirma Decio Zylbersztajn, chefe do programa agribusiness da USP, que estuda as relações éticas no mercado.

NÃO FALTAM CONTRA-EXEMPLOS A globocabo/Net de SP tinha um código de valores éticos preso na parede com a assinatura de todos os funcionários. Em termos de ética eles são bem legais. Mas perdeu clientes e fechou ano com prejuízos. A globocabo/Net de SP tinha um código de valores éticos preso na parede com a assinatura de todos os funcionários. Em termos de ética eles são bem legais. Mas perdeu clientes e fechou ano com prejuízos. Nos Estados Unidos, Dennis Bakke, companhia de energia. As ações caíram 90% e os investidores começaram a considerar seu estilo de gestão idealista demais. Nos Estados Unidos, Dennis Bakke, companhia de energia. As ações caíram 90% e os investidores começaram a considerar seu estilo de gestão idealista demais. Isso não que dizer, como se acreditou durante muito tempo, que a ética não combine com sucesso nos negócios, mas sim que ela impõe restrições. Isso não que dizer, como se acreditou durante muito tempo, que a ética não combine com sucesso nos negócios, mas sim que ela impõe restrições.

COMPORTAMENTO ÉTICO A empresa só vai ter comportamento ético quando se o grupo controlador aceitar seus valores, baseados em honestidade, verdade e justiça, podem levar a algumas perdas.(Manhães Moreira) A empresa só vai ter comportamento ético quando se o grupo controlador aceitar seus valores, baseados em honestidade, verdade e justiça, podem levar a algumas perdas.(Manhães Moreira)

OS DILEMAS No Brasil, pequenas empresas são tentadas a burlar a enorme carga de impostos a que estão submetidas. Pagar impostos - considerado desvantagem competitiva, o básico dos básicos no comportamento ético. No Brasil, pequenas empresas são tentadas a burlar a enorme carga de impostos a que estão submetidas. Pagar impostos - considerado desvantagem competitiva, o básico dos básicos no comportamento ético. Os dilemas podem estar na alma do negócio. Um ambientalista de carteirinha dirige a Ford, que vende o automóvel mais poluidor. É maior fonte de lucro da empresa. O que ele deve fazer? Destruir a companhia, mudar o produto, mudar a ética? Os dilemas podem estar na alma do negócio. Um ambientalista de carteirinha dirige a Ford, que vende o automóvel mais poluidor. É maior fonte de lucro da empresa. O que ele deve fazer? Destruir a companhia, mudar o produto, mudar a ética?

UM DOS MAIS FAMOSOS CASOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL A Johnson&Johnson em Fez um recall no país inteiro e retirou do mercado 31 milhões de frascos do seu principal produto o Tylenol, quando seis pessoas apareceram mortas após a ingestão dos comprimidos ao custo de 100 milhões de dólares. A Johnson&Johnson em Fez um recall no país inteiro e retirou do mercado 31 milhões de frascos do seu principal produto o Tylenol, quando seis pessoas apareceram mortas após a ingestão dos comprimidos ao custo de 100 milhões de dólares. Diretores da J&J que a decisão do recall foi tomada com base em seu código de ética, conhecido com “Nosso Credo”. Diretores da J&J que a decisão do recall foi tomada com base em seu código de ética, conhecido com “Nosso Credo”.

NÃO EXISTEM SANTOS Mas, como para provar que não existem empresas santificadas, 1995 a J&J deu uma pisada na bola, a empresa triturou pilhas de documentos relacionados a uma investigação federal que apurava se a companhia estava promovendo ilegalmente o remédio Retin-A. Mas, como para provar que não existem empresas santificadas, 1995 a J&J deu uma pisada na bola, a empresa triturou pilhas de documentos relacionados a uma investigação federal que apurava se a companhia estava promovendo ilegalmente o remédio Retin-A.

OS VALORES DA SOCIEDADE MUDAM COM O TEMPO Embora tenhamos a tentação de associar ética a convicções perenes, o fato é que os valores da sociedade mudam. Já foi considerado ético ter escravos, revistar funcionários na saída do trabalho Embora tenhamos a tentação de associar ética a convicções perenes, o fato é que os valores da sociedade mudam. Já foi considerado ético ter escravos, revistar funcionários na saída do trabalho Os valores da sociedade mudam com o tempo. E as empresas têm de mudar as suas práticas. Os valores da sociedade mudam com o tempo. E as empresas têm de mudar as suas práticas.

O LADO BOM DO DISCURSO É a apropriação da exigência da transparência e correção. É a apropriação da exigência da transparência e correção. Outra vantagem é apontada por John Mein, diretor executivo da Ethos: Outra vantagem é apontada por John Mein, diretor executivo da Ethos: “As vezes, as empresas se comportam de certo modo por motivos mercadológicos. Mas, como ela é uma comunidade de pessoas, os valores podem internalizar e mobilizar na direção da ética”. “As vezes, as empresas se comportam de certo modo por motivos mercadológicos. Mas, como ela é uma comunidade de pessoas, os valores podem internalizar e mobilizar na direção da ética”.

RESULTADOS Alguns sim. Em geral, diferentes para cada empresa. Alguns sim. Em geral, diferentes para cada empresa....banco – o resultado é a proteção da imagem. No mundo financeiro, nenhum cuidado é considerado exagero....banco – o resultado é a proteção da imagem. No mundo financeiro, nenhum cuidado é considerado exagero. Método Engenharia – trabalhar sob a ótica da confiança – fornecedores, isto elimina muitos custos, porque os sistemas de controle são caros. Método Engenharia – trabalhar sob a ótica da confiança – fornecedores, isto elimina muitos custos, porque os sistemas de controle são caros.

FINALIZANDO Ética e Teoria dos Jogos Ética e Teoria dos Jogos A ética tem a ver com sustentar compromissos, não trair a confiança dos demais. A ética tem a ver com sustentar compromissos, não trair a confiança dos demais. Ao buscar o que melhor para si, todos perdem. Ao buscar o que melhor para si, todos perdem. Um impasse parecido acaba sendo vivido na vida corporativa, em várias negociações. A tentação de minimizar a perda individual acaba levando a maior perda coletiva. Um impasse parecido acaba sendo vivido na vida corporativa, em várias negociações. A tentação de minimizar a perda individual acaba levando a maior perda coletiva. O impasse e rompido quando se consegue construir um nível de confiança que supere o medo de arriscar. O impasse e rompido quando se consegue construir um nível de confiança que supere o medo de arriscar.. A ética tem de ser construída coletivamente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad: 4ª ed. Brasília: UNB, 2001 ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad: 4ª ed. Brasília: UNB, 2001 ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de, ett e all.Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo. Atlas ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de, ett e all.Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo. Atlas ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo:Saraiva, ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo:Saraiva, CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filósofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filósofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, Código de Ética Profissional de Contabilidade/Conselho Federal de Contabilidade – Brasília – CFC Código de Ética Profissional de Contabilidade/Conselho Federal de Contabilidade – Brasília – CFC FERREIRA, Aurélio Buarque de H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio FERREIRA, Aurélio Buarque de H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio JACOMINO, Darlen – Revista Você S.A.: Você é um profissional ético? – Editora Abril – Edição 25 de julho de JACOMINO, Darlen – Revista Você S.A.: Você é um profissional ético? – Editora Abril – Edição 25 de julho de LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Ed. São Paulo, Atlas LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Ed. São Paulo, Atlas MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional, Ed. São Paulo, Atlas, SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional, Ed. São Paulo, Atlas, VASQUEZ,Adolfo Sanches. Ética. 15. Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira VASQUEZ,Adolfo Sanches. Ética. 15. Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira