Mestrado Integrado Engenharia Biomédica 1º ano - 1º semestre Anatomia e Histologia Ana Raimundo Jorge Martins Ricardo Trindade Júlia Pinheiro Maria Uva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metabolismo do Cálcio e Fosfato
Advertisements

OSTEOPOROSE.
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
FRATURAS POR ESTRESSE (“stress”)
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Tópicos Especiais em Farmácia
2° Aniversário da 3° Policlínica de Niterói
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Monitores: Patrícia Mendes Professor: Nilo César do Vale Baracho
LICOPENO, UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Oral – o que é o escorbuto
Osteoporose Dr.Elmano Loures.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
WINTER 01 Template ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Renielly Casagrande Reumatologia ISCMSP
Sabes qual é a bebida mais saudável e mais consumida em todo o mundo?
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Doenças Cardiovasculares
Regulação hormonal masculina e feminina
Prevenção da osteoporose
A carência primária de vitamina D pode resultar de uma deficiência alimentar e/ou de pouca exposição à luz solar, levando à depleção da forma ativa do.
A osteoporose é uma doença?
OSTEOPOROSE PRIMÁRIA Excesso de reabsorção óssea.
Como prevenir a osteoporose?
Climatério e pós-menopausa - fisiopatologia e clínica -
SISTEMA OSTEOMUSCULAR
Guaraciaba Oliveira Ferrari
Cuidados que devemos ter
Escola Secundária Ferreira Dias Agualva
OSTEOPOROSE.
OSTEOPOROSE Prof. Keli Steffler.
Trabalho de Pesquisa Animal
Assistência Integral à Saúde da Mulher
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Estudo do impacto do uso de medicamentos sobre a remodelagem óssea mediado por marcadores bioquímicos, Ciências médicas e da saúde. Fernanda Jerônimo de.
Efeitos da actividade física no organismo humano
ESCOLA SECUNDÁRIA C/3ºCICLO PADRE ANTÓNIO VIEIRA ANO LECTIVO 2008/2009 BIOLOGIA 12º Elementos do grupo: Andreia Franco nº4 Elisa Fernandes nº9 Joana Marino.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Osteoporose Sintomas e prevenção.
Doenças Cardiovasculares
VITAMINAS São nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas.
Prof. Me. Leandro Parussolo
CURSO DE DIETÉTICA APLICADA A TERCEIRA IDADE: DOENÇAS ÓSSEAS
Trabalho de Pesquisa Animal
EXAMES DE IMAGEM UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE – UNESC FACULDADES Prof. ª Isabella Pinheiro Disciplina: Fundamentos de diagnóstico por imagem.
OSTEOPOROSE O que é Osteoporose? O osso
“Clinician´s Guide to Prevention and Treatment of Osteoporosis”
Como se Prevenir do Câncer???
FUNDAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
OSTEOLOGIA Osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos.
Sistema locomotor.
Sylvia Wiedemann Azevedo
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
1.
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
OSTEOPOROSE Tarsila Cunha. A osteoporose (OP) é a doença osteometabólica mais freqüente no paciente idoso. Acomete a ambos os sexos, sendo mais freqüente.
Cancro Leucemia.
‘Restoring Aging Bones’ SEMINÁRIO DE ANATOMIA E HISTOLOGIA 7 Out Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica.
Osteodensitometria, Biomecânica do Osso e Risco de Fractura Cadeira de Introdução à Engenharia Biomédica Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica 2007/2008.
AminoácidosAminoácidos. Os aminoácidos são conhecidos normalmente como os blocos de construção das proteínas. Tratam-se de um dos dos suplementos mais.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
Defeito grave na mineralização óssea – lentidão da deposicão de cálcio e fósforo na matriz osteóide. Acúmulo de osteóides Causas: Déficit de Vit. D Hipofosfatemia.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
Profa. Adriana Nogueira. Uma das consequências do processo de envelhecimento da população é a maior ocorrência de doenças como a osteoporose, um desequilíbrio.
Transcrição da apresentação:

Mestrado Integrado Engenharia Biomédica 1º ano - 1º semestre Anatomia e Histologia Ana Raimundo Jorge Martins Ricardo Trindade Júlia Pinheiro Maria Uva

Clifford J. Rosen The Maine Center for Osteoporosis Research and Education Laboratory Restoring Aging Bones Março, 2003 Scientific American I NTRODUÇÃO

M OTIVAÇÃO Afecta cerca de 10 milhões de Americanos Baixa densidade óssea – osteopenia- afecta cerca de 18 milhões de Americanos 275 mil pessoas sofrem fractura da anca devido à osteoporose, das quais 20% acabam por morrer devido a consequências da fractura Medicamentos existentes até há 20 anos apenas aliviavam sintomas de dor

F ORMAÇÃO ÓSSEA Células Osteogénicas Osteoblastos “Macrophage Colony” RANKL Osteoprotegerina OsteoclastosMacrófagos

F ORMAÇÃO ÓSSEA Absorção de matriz Formação de Matriz

O STEOPOROSE Vértebras Anca Pulso

DEXA Dual Energy X-ray Absorptiometry Baseia-se na densidade óssea Prevê o risco de fractura

T RATAMENTOS EXISTENTES Suplementos de Cálcio Analgésicos Suplementos de Estrogénio Anti- Reabsorsores (Bifosfanatos) Tempo Aumento da eficácia

I NFLUÊNCIA DE S INAIS Q UÍMICOS Bloqueia a formação dos osteoclastos Impede que RANKL contacte com o seu receptor nos macrófagos Osteoprotegerina Ajuda na preservação da densidade óssea Suprime a produção de RANKL e induz a produção de osteoprotegerina Estrogénio Provoca a maturação dos percurssores em osteoblastos Previne a morte dos osteoblastos Hormona Paratiróide Estimula as células osteogénicas a diferenciarem-se em osteoblastos Factor de Crescimento Semelhante à insulina

PrósContras Coágulos Cancro da mama Ataque Cardíaco Prevenção da osteoporose Estrogénio I NFLUÊNCIA DE S INAIS Q UÍMICOS

I NVESTIGAÇÃO EM CURSO Actuam como estrogénio em tecidos específicos (osso) Bloqueiam o efeito do estrogénio nos tecidos reprodutores SERM’s Simulam o efeito do estrogénio nem tecidos específicos Mais eficientes do que o SERM Resulta em sujeitos do sexo masculino Angels(Estren) Injecções intermitentes da hormona têm a capacidade de aumentar a densidade óssea Reduz o risco de fractura em mais de 60% com uso a longo prazo PTH Pode ser um método de diagnóstico de osteoporose e de cancro Elevados níveis indicam baixo risco de osteoporose, mas elevado risco de cancro. IGF-1

P REVENÇÃO Infância/Adolescência Uma alimentação saudável (rica em peixe e lacticínios) Exposição solar moderada para gerar vitamina D Exercício físico regular (jogging) Idosos Toma de suplementos de vitamina D para evitar a fractura devido à baixa densidade óssea.

R ESUMINDO …