GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção.

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Transcrição da apresentação:

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO TEMA: A CONFIABILIDADE NA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DA MANUTENÇÃO 3ª Reunião do Grupo de Benchmarking – Melhores Práticas na Manutenção Local: Clariant – Suzano – São Paulo Data: 06 de outubro de 2009 Horário: 08:00h às 15:30h Anfitrião: Sr. José Luis Arranz Coordenação: Sr. José Wagner Braidotti

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 3ª Reunião do Grupo de Benchmarking – Melhores Práticas na Manutenção Participantes:

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO Principais pontos discutidos durante a segunda reunião: a)O Sr. José Wagner Braidotti (JWB Engenharia) agradeceu a presença de todos os participantes, reforçando a grande possibilidade que está se abrindo para uma troca positiva de experiências e ganhos significativos para a manutenção. Apresentou também o formato da reunião e a agenda para o dia. b)O Sr. José Wagner Braidotti (JWB Engenharia) apresentou um trabalho sobre o tema confiabilidade abordando a necessidade da “reinvenção” diária dos nossos processos de trabalho, a história da confiabilidade e da manutenção centrada na confiabilidade, os mitos da confiabilidade, os paradigmas da manutenção, os modos de falhas e alguns pontos de maior dificuldade na implantação de um projeto de confiabilidade. c)O Sr. Mauro Ohara (Johnson & Johnson) apresentou o projeto de confiabilidade que está sendo implantado na empresa, focando na confiabilidade dos ativos e na confiabilidade humana. Também mostrou a relação do Ambiente x Ativos x Pessoas. Informou que os ativos com criticidade “A” fazem parte deste projeto.

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO Principais pontos discutidos durante a segunda reunião: d) O Sr. Leandro Custódio (Citrovita) apresentou a experiência da empresa na implantação de um projeto completo de RCM, para 100% dos ativos, envolvendo 3 fábricas. Informou que após a mudança de foco na priorização do projeto de confiabilidade somente para os ativos críticos “A”, o projeto decolou através dos resultados quantitativos apresentados. e) O Sr. José Luiz Arranz (Clariant) apresentou a estratégia da empresa na gestão do indicador do OEE e UEE, apresentando um gráfico relacionando o OEE com os custos da manutenção. Apresentou também os ganhos quando a manutenção participa na fase de projeto.

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO Principais pontos discutidos durante a segunda reunião: h) O grupo resumiu a reunião através dos seguintes pontos, tais como:  A aplicação dos 6 sigma na confiabilidade  A utilização do indicador de “UEE”  O gráfico do OEE com o custo de manutenção  A relação da criticidade com o custo e o impacto na manutenção  O fluxo do processo RCM  O foco na revisão dos planos de manutenção  A economia nos custos com a confiabilidade  Assumir os riscos do dia-a-dia com controle  O foco nas pessoas corretas para os estudos de confiabilidade  A manutenção na fase de projeto

GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO Principais pontos discutidos durante a segunda reunião: i) Os temas escolhidos pelo grupo para a próxima reunião são:  A manutenção e a segurança do trabalho  As métricas da manutenção  A “Função Planejamento” e o fluxo da manutenção  A capacitação da força de trabalho  As técnicas de manutenção aplicadas  A aplicação do CMMS e seus padrões  A interface da manutenção com a Engenharia de Projetos / Suprimentos / Produção / Almoxarifado / RH / etc....  O método de avaliação da manutenção com ações de resultados