Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de.

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“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de finanças da Undime

Abordagem inicial  Para a Undime, a implementação do Sistema Nacional de Educação é um passo essencial e estruturante para a busca da oferta de educação com qualidade social.

Abordagem inicial  O Sistema Nacional de Educação tem o Regime de Colaboração como um dos grandes desafios a ser vencido.  “Não será possível implementar e cumprir o PNE, sem antes, resolver os impasses do Regime de Colaboração”.

República Federativa com 3 entes, autônomos e independentes: União, Estados e Municípios 26 Estados Distrito Federal (Brasília) Municípios O Brasil

 O Substitutivo ao PLC nº 413, de 2014, de autoria do deputado Glauber Braga representa um avanço em relação às propostas que tramitavam no Congresso Nacional: Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos positivos da proposta para o SNE:  possui estrutura técnica (como legislação) mais adequada;  propõe objetivos bem definidos e que contemplam a maior parte das demandas das Conae;  considera e respeita a diversidade e realidade local como condição para alcançar as metas do PNE;  respeita o tempo e o modo de aprender dos estudantes, a fim de evitar o ranqueamento; Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos positivos da proposta para o SNE:  tem como foco central a defesa da educação como um direito, deixando de estabelecer punição aos entes federados que descumprirem metas que não correspondem à realidade;  reconhece a importância dos Conselhos de Educação, acabando com a possibilidade de submissão a outras instâncias decisórias, existentes em outras propostas; Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos positivos da proposta para o SNE:  organiza o Sistema como uma “integração dos entes federados” e não como um mecanismo de submissão dos entes mais frágeis (municípios);  prevê compensação financeira para o ente que assumir responsabilidades de outro;  propõe a criação de Comissões de Cooperação Federativa, para estabelecer relação horizontal entre os entes federados; Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos positivos da proposta para o SNE:  propõe a implementação de Polos Regionais de Educação para integrar o planejamento, a organização e a execução dos serviços de educação; Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos positivos da proposta para o SNE:  considera como fonte de financiamento receitas de incentivos fiscais e de compensação financeira de desonerações, sendo necessário regulamentar essa matéria ainda;  institui uma Seção específica para tratar do Custo Aluno Qualidade, estabelecendo instituições para a definição de metodologia de cálculo do valor; Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos positivos da proposta para o SNE:  define como prazo final para implementação do CAQ o final do ano de 2024;  determina que o CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial) deve ser instituído ainda em 2016;  estabelece que o valor do CAQi para cada etapa e modalidade não pode ser inferior a 20% do PIB per capita em cada ano. Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos a serem aprimorados na proposta para o SNE:  trata de serviços e não de ações na área da educação;  mantém a lógica de determinar responsabilidade apenas aos estados e municípios. A União permanece com a responsabilidade suplementar e redistributiva (conforme previsto no art. 211 da CF). Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos a serem aprimorados na proposta para o SNE:  é necessário aprofundar a discussão sobre definição de responsabilidades em virtude do desequilíbrio na capacidade de financiamento da educação: o ente federado que menos arrecada (município) continua com a maior responsabilidade de financiamento da educação básica pública; Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Aspectos a serem aprimorados na proposta para o SNE:  Permanece um dos grandes problemas enfrentados hoje pelos Municípios e Estados: o limite imposto pelo art. 20, inciso III, alínea b, da LC 101/2000  Se houver a chegada de novos recursos para os municípios, por exemplo por meio do CAQi, é importante lembrar que esta medida irá ampliar anualmente a Receita Corrente Líquida, o que favorece o cumprimento do piso e dos planos de carreira. Considerações sobre o Substitutivo ao PLC nº 413/ 2014

Obrigada!