SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Éverson Gardel de Melo João Carlos Prestes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação parcial do pré- projeto: outros elementos do texto e do pós –texto Prof. Sergio Roberto Martins
Advertisements

Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia - SRS
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Jaraguá do Sul, SC J. Feliciano, R. Almeida, A. R. Santos, P. Ramalho, J. M. Maia, P. F. Oliveira COMO PROMOVER A REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA ATRAVÉS DE.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde Ripsa-Bahia Delsuc E. Filho Zenaide Calazans Oliveira Brasília, 24 de maio de 2012.
EXPERIÊNCIA SANASA - CAMPINAS
1 EQUIPE: Inna Lopes Camila Ramos Reinaldo Alexon Dourado Ílisson Santos.
TCC1 Marcelo Bueno Lemes Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Orientador: Prof. MSc. Rafael.
Projeto GOTA: Grupo Operacional de Transformação Ambiental Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
CALIBRAÇÃO DO MODELO HIDRÁULICO DA BARRA DA LAGOA – FLORIANÓPOLIS/SC REALIZAÇÃO APOIO/EXECUÇÃO FINANCIADORAS Eng. Guilherme Violato Girol
Prefeitura Municipal de Jaboticabal Serviço Autônomo de Água e Esgoto Plano de Segurança da Água da ETA do SAAE Jaboticabal – SP Laudicéia Giacometti Lopes.
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Curso Técnico de Eletromecânica Práticas de Manutenção
EVOLUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NO BRASIL E PROGRAMAS ADOTADOS POR PRESTADORES DE SERVIÇOS Fernando Costa Milhome da Silva Acadêmico do curso de Eng. Civil.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Laboratório de Solos 1° semestre/2011 Prof.Eng. Ary Franck Cordeiro, M.Sc. Aula n. 1 de 02 de fevereiro de 2011: Introdução ao curso CENTRO TECNOLÓGICO.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
NOVOS PARADIGMAS EM PROGRAMAÇÃO DE PLC AUTORES Nilson Bezerra – I-DDG Divisão de Desenvolvimento e Gestão de Perdas Thiago Ferreira – R-GTI CHEFIA IMEDIATA.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados C. G. Pereira, R. R. G de Oliveira, G. F. de Lima, A. O. Salazar, A. L. Maitelli.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA Wolley W. Silva.
ESTUDO DE REDUÇÃO DE PERDAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE PEDERNEIRAS/SP ATRAVÉS DE FERRAMENTA DE MODELAGEM ESTUDO DE CASO Mariana.
PROJETO DE CANAIS Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal. SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal Período Janeiro/Abril 2012 *Arrecadação: R$ ,88.
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
Instalações de Água Fria
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Facilitador: Jairo Meneses Bezerra Gerente Executivo do SISAR/PI Fortaleza (CE), 20 de Maio de 2016 SISAR/PI SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO RURAL DO PIAUÍ.
Bombas.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Faculdade de Tecnologia SENAC/RS Tecnólogo em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso Redundância para Servidores de VPN Nome: Maicon de Vargas.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Acesso à informação e transparência pública Gabriel Aragão Wright TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E A ESCALA BRASIL TRANSPARENTE 2016 Gabriel Aragão Wright Chefe.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
APLICAÇÃO DE MODELOS CINÉTICO E ENERGÉTICO PARA ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS DE QUARTZO EM MOINHO PLANETÁRIO SANTOS, J.B.1,2, SOARES,
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Transcrição da apresentação:

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Éverson Gardel de Melo João Carlos Prestes

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS JUSTIFICATIVA Eficientização dos Serviços Inovação Tecnológica Melhoria Contínua

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS OBJETIVOS Avaliar e identificar causas da dificuldade operacional da válvula controladora de nível no subsistema Parque Lago São Borja, utilizando o software EPANET

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS OBJETIVOS Obter solução ótima para o subsistema analisado

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS MATERIAL E MÉTODOS Descrição do subsistema Coleta de dados operacionais Construção da modelagem hidráulica Execução das simulações

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Descrição do subsistema

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS COLETA DE DADOS

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Construção do Modelo De Simulação Hidráulica/componentes físicos

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Construção do Modelo De Simulação Hidráulica/componentes não-físicos

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Construção do Modelo De Simulação Hidráulica/componentes não-físicos

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS EXECUÇÃO DAS SIMULAÇÕES Etapa de ajustes configurações de parâmetros Execução de quatro cenários

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS RESULTADOS E DISCUSSÃO Disponibilidade do Abastecimento de Água Determinação da Pressão mínima de entrada Operação da Válvula Controladora de Nível Determinação da Solução Ótima de Operação

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Disponibilidade do Abastecimento de Água

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Determinação da Pressão mínima de entrada

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Operação da Válvula Controladora de Nível

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS Determinação da Solução Ótima de Operação cenários 3 e 4 com pressão de entrada de 8mca; pressão de entrada 75% menor;

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS CONCLUSÃO As simulações constituíram uma forma econômica de se desenvolver a solução ótima para o subsistema de abastecimento; Cada etapa do abastecimento interliga- se ;

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS CONCLUSÃO Utilizar software de simulação hidráulica vai ao encontro da necessidade dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água de inovar sua tecnologia e seus métodos operacionais, sempre sob a ótica da eficientização, da melhoria contínua, ou seja, do acréscimo de qualidade em todas as suas etapas.

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12218:1994: Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público - Procedimento. Rio de Janeiro, p. AZEVEDO NETTO, J. M. et al. Manual de hidráulica. São Paulo: Edgard Blücher, p. ROSSMANN, Lewis A. Storm Water Management Model: User’s Manual Version 5.0. CINCINNATI, OH: Water Supply and Water Resources Division, National Risk Management Research Laboratory, Disponível em:.

SIMULAÇÃO HIDRÁULICA APLICADA A AO CONTROLE DE RESERVATÓRIOS MUITO OBRIGADO!