LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Como produzir um jornal escolar
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Linguagem, alfabetização e letramento
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Orientação Técnico-Pedagógica
Relatório de Proposta de Projeto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Ponto de partida Capítulo 3
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROFª Leila de Souza Ganem
Histórias em Quadrinhos
Escrita e Práticas Comunicativas
Etapas de uma sequência didática
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
O movimento do Abinv na Escola
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO UMA AVALIAÇÃO BIMESTRAL

REFLEXÃO INICIAL “Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado: alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita e responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.” (Magda Soares)

Aspectos gerais da proposta A avaliação bimestral de produção textual deverá ocorrer em todas as escolas, envolvendo os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Estão previstas orientações gerais comuns a todos e, também, procedimentos específicos para os alunos do 6º ao 9º ano (Projeto “Jovens Leitores) e para os demais alunos (2º ao 5º ano); Alunos dos projetos de reforço escolar da SME (Aceleração, Realfabetização etc.) não participam da proposta;

Aspectos gerais da proposta No caso do PEJA, a realização da proposta será opcional para a escola; Alunos do Ginásio Experimental Carioca e do Projeto Travessia (6º ano especial) participarão normalmente, de acordo com as orientações previstas para os demais alunos.

Objetivos Gerais Estimular a leitura literária entre os alunos do Ensino Fundamental, considerando obras recomendadas pelos professores para cada ano; Favorecer a produção textual dos alunos, a partir das leituras realizadas; Propiciar aos alunos a ampliação de seu repertório de leituras das obras existentes no acervo da Sala de Leitura, incentivando-os a buscar novas leituras dentro e fora da escola.

Produção de Texto Visa ao estímulo da leitura e ao aprimoramento da escrita, por meio da troca de impressões e opiniões sobre os livros lidos. A avaliação sobre a leitura de um livro não se limita a dar uma nota ao texto criado. Deve haver uma continuidade no processo, por meio da divulgação do escrito, de modo a fazer o aluno perceber que todo texto se destina a um leitor, tendo, portanto, uma função social.

PASSOS Proposta de leitura de, ao menos, um livro por bimestre, por aluno; Orientação pelo professor sobre a tipologia textual e os componentes estruturais de um texto; Realização de diversas atividades, na Sala de Leitura, para a mobilização das turmas, a organização dos empréstimos de livros, a dinamização de atividades para o estímulo à leitura e os desdobramentos das produções dos alunos;

PASSOS Acompanhar a leitura do(s) livro(s) pelo aluno, orientando-o; Aplicação da prova (Produção de Texto), pelo professor regente - PII ou PI de Língua Portuguesa; Correção da prova, pelo professor regente - PII ou PI de Língua Portuguesa, de acordo com os critérios estabelecidos, e lançamento dos resultados na planilha; Dar continuidade ao processo, por meio de ação que mostre o papel social da produção de textos.

Projeto Jovens Leitores 6º ao 9º anos Cada turma deverá ter um quadro com o “PERFIL DE LEITURA DA TURMA”, registrando os livros escolhidos pelos alunos para a realização da avaliação do bimestre; No computador das SL deverão ser organizadas pastas, por turma, com o DIÁRIO DE LEITURA de cada aluno, no qual serão registrados todos os livros lidos e, se o aluno desejar, as opiniões pessoais sobre a leitura feita;

Projeto Jovens Leitores 6º ao 9º anos As listas dos livros indicados para cada bimestre (CARDÁPIOS DE LEITURA) deverão ser expostas na Sala de Leitura para subsidiar a escolha dos livros pelos alunos; Para os alunos do 2º ao 5º Ano, também serão indicados livros a cada bimestre (CARDÁPIOS DE LEITURA). Os demais procedimentos são opcionais para os alunos do 2º ao 5º ano e PEJA.

PERFIL DE LEITURA Escola: _____________________________________________ Turma: ______________ Prof.: _________________________ Aluno 1° Bim. 2º Bim. 3º Bim. 4º Bim. TOTAL

Diário do Leitor Título: Editora: Bimestre: Autor: Ilustrador: Escola Nome Turma: Série: Idade: Diário do Leitor Título: Autor: Ilustrador: Editora: Bimestre: Minha opinião sobre o livro:

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO – 1º BIMESTRE 2º Ano – Escrever o título do livro lido, fazer um desenho sobre a história do livro e escrever frases sobre a história lida. 3º Ano – Escrever um bilhete, convidando um colega a ler um determinado livro, falando sobre quem ou o que trata a história e dizendo por que é bom ler esse livro. 4º ao 9º Ano - Escrever uma carta a um colega, amigo ou familiar, recomendando-lhe ler um determinado livro, falando sobre seu conteúdo e dizendo por que o colega, amigo ou familiar deve ler esse livro.

POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE Correção do texto e reescritura, se necessário. Encaminhamento, num momento especial na escola ou por meio de correio escolar, ao destinatário. Desta forma, além de mostrar a função da escrita, constituirá uma ação de divulgação da leitura.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO – 2º BIMESTRE 2º Ano – Proposta a programar. 3º Ano – Escrever uma carta, convidando um colega a ler um determinado livro, falando-lhe sobre o personagem que o encantou. 4º ao 9º Ano - Escolher um personagem de um livro lido, descrever suas características e explicar o porquê dessa escolha.

POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE Construir, no computador ou por meio de desenhos e colagens, o personagem escolhido, de acordo com suas características. Desenhar uma das roupas que tenha sido descrita. Imaginar e criar a roupa de um personagem (Por exemplo: em papel crepom). Culminância: Exposição dos trabalhos, com os alunos conversando sobre o processo de criação e/ou expondo por que optaram por um dado personagem.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO – 3º BIMESTRE 2º Ano – Proposta a programar. 3º Ano – Escrever uma carta a um familiar, contando-lhe resumidamente a história do livro lido. 4º ao 9º Ano - A partir de um livro lido, o aluno deve dizer o que mudaria (no início, no meio ou no fim), por que mudaria e como ficaria essa parte da história.

POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE Representação de uma cena de acordo com a mudança sugerida por eles. Fazer um curta ou um desenho animado de uma cena considerada essencial na história ou da cena reescrita pelo aluno. Criar uma maquete com o cenário da cena imaginada pelo aluno. Exibição dos trabalhos na escola, convidando-se os responsáveis para verem. Um complemento interessante é que os alunos que leram um mesmo livro discutam suas criações, em uma mesa-redonda.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO – 4º BIMESTRE 2º Ano – Proposta a programar. 3º Ano – O aluno deve dizer qual dos livros lidos durante o ano mais lhe agradou e explicar por quê. 4º ao 9º Ano - O aluno deve dizer qual dos livros lidos durante o ano mais o marcou, emocionou ou fez pensar, explicando por quê.

POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE Realizar uma grande exposição dos trabalhos do ano. Com o auxílio do Professor de Matemática, fazer o levantamento dos livros mais lidos e criar gráficos sobre os campeões de audiência e sobre os gêneros preferidos. Promover um seminário com os alunos, convidando os responsáveis, para discutir os resultados desse processo de trabalho com a leitura no ano de 2011 e propor melhorias para o ano seguinte.

PARÂMETRO PARA A CORREÇÃO DOS TEXTOS ESTRUTURA: Apresentar os elementos do gênero textual: redige utilizando as características específicas da tipologia. COERÊNCIA: Compreender a proposta da produção textual e desenvolver o tema, estabelecendo uma comunicação entre emissor e receptor por meio da elaboração de um texto estruturado. COESÃO: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da produção textual. ADEQUAÇÃO VOCABULAR: Utilizar a escrita como sistema de representação, respeitando os seguintes aspectos do código linguístico: escolha do vocabulário, ortografia, pontuação e concordância (nominal e verbal).

Sugestões e esclarecimentos: A proposta deverá ser realizada em todas as escolas, inclusive naquelas que ainda não possuem o professor regente de SL no seu quadro de pessoal. Nestes casos, as ações serão desenvolvidas pelos professores regentes, em parceria com a Coordenação Pedagógica, além do apoio de voluntários e estagiários; Formar alunos monitores da SL pode auxiliar a mobilização e a distribuição dos livros, entre outras possibilidades;

Sugestões e esclarecimentos: Os Cardápios de Leitura serão constituídos pelos professores de SL, em conjunto com os demais regentes, considerando os livros indicados para cada ano de escolaridade e incluindo todos os livros de literatura do acervo da escola; Podem ser organizadas sacolas ou caixas de livros recomendados por turma, revezando as caixas pelas turmas do mesmo ano, a cada bimestre;

Sugestões e esclarecimentos: Escolas com acervos reduzidos podem recorrer a outras estratégias, até que seu acervo seja ampliado (Por exemplo: orientar os alunos na escolha de livros em bibliotecas públicas, assim como de livros de seu acervo pessoal; realizar empréstimos em outras escolas etc.); Nos Centros de Estudos dos Profs. de SL deve ser organizado, pelas SL Polo, momento para a troca de experiências a respeito da proposta.

REFLEXÃO FINAL “Com relação à leiturização, a escola tem como objetivo tomar o letramento como vetor principal do currículo de toda a educação, capacitando sujeitos para que possam transitar com autonomia no contexto de uma sociedade letrada, caracterizada pelo uso intenso e diversificado da linguagem escrita.” (Sandra Bozza)

E/SUBE/COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Coordenadoria Técnica Antonio Augusto Alves Mateus Filho (Avaliação) antonio.mateus@sme.rio.rj.gov.br antonio.augusto@rioeduca.net Gerência de Mídia- Educação Simone Monteiro simonemidia@rioeduca.net smemidia@sme.rio.rj.gov.br