Art. 297 O réu poderá oferecer, no prazo de quinze (15) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção. O requerente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA DEFESA DO RÉU PROF. DIOGO DE CALASANS MELO ANDRADE
Advertisements

CONTESTAÇÃO E REVELIA 1. O réu é citado para contestar ou responder?
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Procedimento ordinário.
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
Direito Processual Civil Processo de Execução – Defesa do Devedor
Prof(a). Lucélia de Sena Alves
Prática Jurídica I Contestação.
1. Marque a alternativa CORRETA:
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
Processo de conhecimento:
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 05 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 5 PROAB.
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
Ação negatória de paternidade
Segundo Elpídio Donizetti
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Liquidação de sentença
Profº Carmênio Barroso
RESPOSTA DO RÉU A Resposta do réu tem como fundamento a sua posição no processo. As respostas tem finalidade diversa e pode se apresentar com a: CONTESTAÇÃO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
ELEMENTOS DA AÇÃO.
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
REVELIA.
Da Lei Jurídica Regra elaborada pelo legislador, para ordenar e dirigir o comportamento do homem que vive em sociedade. Eis uma lei jurídica: “aquele que,
PETIÇÃO INICIAL (a partir de cumulação de pedidos)
PRÁTICA SIMULADA I Aula 3 – Resolução do Plano de Aula 2 – Reconhecimento do Vínculo de Emprego Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 12 – Elaboração do Plano de Aula 11 - Recurso Ordinário Profª. Andréa Cleto.
8.º Seminário sobre Relações de Consumo – IBRAC Painel 3: Comércio eletrônico: desafios e perspectivas nas relações de consumo Paulo Arthur Lencioni Goes.
NEGÓCIOS PROCESSUAIS Abril de NEGÓCIOS PROCESSUAIS Negócios jurídicos no processo Adequação do rito às questões materiais Flexibilização procedimental.
PROCESSO CIVIL II Formação do Processo
PETIÇÃO INICIAL NO NCPC PETIÇÃO INICIAL NO NCPC PLANTÃO DE DÚVIDAS – 15/04/2016.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
NULIDADES A nulidade no Processo Penal pode ser definida como um defeito jurídico que invalida ou destitui de valor jurídico um ato ou todo o processo.
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 13 – RECURSO EM SENTIDO ESTRITO.
REVISÃO CRIMINAL. coisa julgada (art. 5º, XXXVI, CF) - Relevância da imutabilidade e indiscutibilidade das sentenças, somente podendo fazê-lo em situações.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 4 – Resolução do Plano de Aula 3 – Pagamento do Vale-Transporte Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 7 – Articulação, Teoria e Prática - Contestação Profª. Andréa Cleto.
DA RESPONSABILIDADE CIVIL
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Sujeitos do Processo Processo é o instrumento para a resolução imparcial dos conflitos da vida social. Sujeitos que compõe.
CONCEITO: é a pluralidade de litigantes; quando mais de um autor e/ou mais de um réu ingressam no processo. PRINCÍPIOS: economia processual (redução de.
CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES PENAIS
Cheque  Conceito Trata-se de uma ordem de pagamento à vista, no que assemelha à letra de câmbio, a qual também considera-se uma ordem de pagamento, mas.
A LIQUIDAÇÃO DO DANO Artigos 944 e seguintes do CC.
ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO DO NOVO CPC. Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil e graduado pela Faculdade de Direito da.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II
Responsabilidade Civil
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Situação em que alguém (o terceiro), devidamente autorizado por lei, ingressa em processo alheio, tornando complexa a relação.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
17/08/2011 PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (
RECURSO DE APELAÇÃO PROF. EDGARD FREITAS. O QUE É?  APELAÇÃO É O RECURSO CABÍVEL CONTRA SENTENÇA E DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS NÃO AGRAVÁVEIS  VER ART.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
A EXTRAJUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL. NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. PROFESSOR DOUTOR FLÁVIO.
CONTESTAÇÃO CPC
Meios de Defesa do Devedor
27/11/2018 Práticas Judiciárias.
Ponto 4-1: Despesas. Custas. Honorários. Gratuidade da Justiça
Transcrição da apresentação:

Art. 297 O réu poderá oferecer, no prazo de quinze (15) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção. O requerente chama o requerido a juízo, através da petição inicial, com o requerimento da citação, a fim de se defender.

Assim, o Requerido ao ser citado para uma demanda pode assumir livremente diferentes posições: a.Permanecer Omisso – inércia (art. 319 CPC) b.Reconhecer o pedido do Autor (art. 269, II) c.Colocar-se em antagonismo (oposição) com o autor – resposta (art. 297 CPC)

DEFESAS CONTESTAÇÃOEXCEÇÕESRECONVENÇÃO DECLARATÓRIA INCIDENTAL INTERVENÇÃO TERCEIRO

Requisitos formais da contestação (art. 282):  Endereçamento e indicação do nº processo;  Nome das partes: qualificação, apenas se necessária alguma retificação em relação ao apontado na petição inicial;  Requerimento de provas;  Conclusão (pela extinção/remessa dos autos a outro juízo/improcedência do pedido; condenação no ônus da sucumbência. Pedido dependente da inicial.  Requerimento da juntada de procuração com indicação do endereço do advogado.

CONTESTAÇÃO Princípio da eventualidade A nomenclatura do princípio decorre do fato de que se, eventualmente, o juiz não acolher o argumento “A”, pode acolher o argumento “B”. Ex.: Assim, na eventualidade de V.Exa. não acolher a alegação de prescrição, o que se admite apenas para argumentar, então se requer o reconhecimento do pagamento. Toda a matéria de defesa deve ser apresentada em um único momento  contestação  Princípio da eventualidade. Não é possível ao réu aditar a peça de defesa. (Art. 300 CPC parte inicial)

Caso não haja impugnação de ponto específico da inicial  ônus da impugnação específica  presumir-se-á que tal fato é verdadeiro. (Art. 302 CPC parte final) Imaginemos inicial em que se pleiteia indenização por danos materiais decorrentes de batida de veículos, na qual o autor afirma que o réu estava em alta velocidade e que o dia estava chuvoso. Se na realidade, o réu estava em velocidade moderada e o dia estava apenas nublado, os fatos trazidos pelo autor devem ser necessariamente impugnados na contestação. Se em sua defesa o réu não discordar da alegação de que estava em alta velocidade ou que o dia estava chuvoso (ficar em silêncio em relação a tais argumentos, não afirmando a sua versão), o juiz presumirá que os fatos alegados pelo autor são verdadeiros. Não admite-se contestação por negativa geral. Exceção: advogado dativo/MP CONTESTAÇÃO Ônus da impugnação específica

Conteúdo: deve o réu impugnar todos os fatos alegados pelo autor, sob pena de serem aceitos como verídicos. A defesa completa do réu se compõe de duas etapas: atacar o processo e/ou o mérito. Defesa Processual: deve pautar-se no art.301 do CPC e recebe o nome de preliminar, pois indica defeitos, vícios no processo. Defesa de Mérito: refuta diretamente contra o pedido do autor (relação jurídica material), atacando as razões de fato e de direito expostos na petição inicial. Decadência e Prescrição: matéria de mérito (art. 269, IV CPC) CONTESTAÇÃO Conteúdo

Defesa de Mérito Direta: O réu nega a existência do fato em que é baseado o direito do autor. Ex.: em ação indenizatória por descumprimento contratual, o réu afirma que não houve qualquer violação das cláusulas do contrato. Quando o réu admite o fato trazido pelo autor, mas nega seu efeito jurídico. Ex.: o réu admite que houve uma discussão entre as partes, mas nega que tal situação seja capaz de provocar dano moral. Defesa de Mérito Indireta: o réu não nega as afirmações constantes da inicial, mas alega algum fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, capaz de acarretar a improcedência do pedido. Ex.: o réu afirma que já pagou o débito pleiteado pelo autor. Não é necessário, na contestação, apresentar separadamente a defesa de mérito direta da indireta. CONTESTAÇÃO Conteúdo

Defesa Processual: Artigo 301 do CPC – Preliminares  nulidade de citação;  Incompetência absoluta;  Inépcia da petição inicial (art. 295, §único CPC);  Perempção (art. 268, §único CPC);  Litispendência (art. 301, parágrafos CPC);  Coisa julgada (art. 301, parágrafos CPC);  Conexão (art. 103, CPC);  Incapacidade de parte, defeito de representação ou falta de autorização (art. 13 CPC);  Convenção de arbitragem (Lei 9307/1996);  Carência da ação (art. 267, VI CPC)  Falta de caução ou de prestação, que a lei exige como preliminar (art. 268, 488, 835 CPC);  Art. 267, I CPC – indeferimento da inicial CONTESTAÇÃO Conteúdo

Defesa Processual: Consequências Extinção do processo sem resolução de mérito, desde que haja a necessária previsão no art. 267, CPC – defesa peremptória: Ex.: falta de uma condição da ação Prévia possibilidade de correção da falha por parte do autor, sob pena de extinção do processo, caso a falha não seja resolvida – defesa dilatória, potencialmente peremptória: Ex. ausência de recolhimento de custas que admite emenda da inicial. Não havendo a emenda com a juntada da guia de recolhimento o processo será extinto. Alteração do juízo responsável pelo julgamento da causa – defesa dilatória. Ex. Incompetência absoluta. Não há previsão de extinção do processo, mas remessa dos autos ao juiz competente (art. 113, §2º CPC). CONTESTAÇÃO Conteúdo

Art A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais.