Infraestrutura e produtividade: um nova agenda para o Brasil na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal 10jun13.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O elogio da mediocridade Alexandre Schwartsman. Desaceleração cíclica ou estrutural? Fonte: IBGE (previsões Focus, BCB)
Advertisements

A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
Inserção de Ciência, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Brasileiro Eduardo B. Viotti Consultoria Legislativa – Senado Federal Centro de Desenvolvimento.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CAXIAS, 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Os Desafios do Brasil: Competitividade e governança.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Rodrigo Vieira de Avila Seminário “O Panorama da Economia Brasileira” Brasília, 26 de março de 2014 PERSPECTIVAS ECONÔMICAS BRASILEIRAS.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Câmbio, Inflação e Crescimento: Reflexões e Aplicações à Economia Brasileira Roberto Ellery Jr, FACE/UnB.
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Senado Federal Brasília, 18 de junho de 2013 O Mapa Estratégico da Indústria
CENÁRIO ECONÔMICO, ALOCAÇÃO DE ATIVOS E GESTÃO DE RISCOS Ricardo Weiss 25/09/2012.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Brasília-DF, 26 de novembro de 2013 Diagnóstico do Setor Aéreo Brasileiro e Alternativas para o Aumento da Competitividade - EMBRATUR.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
1 Eduardo Loyo Junho de 2004 Perspectivas para a Economia Brasileira.
6 de Maio de 2013 Ciclo de Debates: “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Senado Federal Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente BALANÇO DE OFERTA E.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Capitalista Socialista Misto
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
POPULAÇAO de Porto rico Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico) é um país na parte oriental do mar das Caraíbas, associado aos Estados Unidos da América.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
O HIATO DO PRODUTO E A REGRA DE TAYLOR TEORIA, APLICAÇÕES E COMENTÁRIOS.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Conquistas Recentes da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Henrique Meirelles Dezembro de 2003.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL YOSHIAKI NAKANO DIRETOR DA ESCOLA DE ECONOMIA DE SAO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
As Perspectivas de Investimentos e Concessões de Infraestrutura no Brasil frente ao Ajuste Fiscal No 9o. Congresso Brasileiro.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
Causas e efeitos mundiais A CRISE ECONÔMICA DE 1929.
O Fluxo Circular da Renda e as interconexões na economia
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Cenário Macro Preconceito e Complacência
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Transcrição da apresentação:

Infraestrutura e produtividade: um nova agenda para o Brasil na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal 10jun13

Olhando para a frente a partir do momento atual: queda do PIB Potencial e perda de dinamismo na economia brasileira, a partir de: 1)Esgotamento do processo de subida da taxa de investimento 2)Queda da PTF Aumento do PIB Potencial Aumento da Taxa de investimento (Investimento/PIB) Aumento da eficiência no uso do capital e trabalho (Produtividade Total dos Fatores) Antes de 2003… 2,7% a.a. Até 2008…subindo para 4,5% De lá para cá… caindo para 3%

2% 3% Produtividade total dos fatores (PTF) PIB efetivo Trajetória do Produto Potencial

4 Esgotamento do atual modelo: Investimento = poupança interna mais externa 1) Do lado da poupança: Sem reformas, poupança pública vai desabar Poupança externa tem limites óbvios por conta da percepção de risco (que só se deteriora), e porque o maior ingresso de poupança externa só se materializa com déficits externos equivalentes, com crescimento das importações e com maior encolhimento da indústria de transformação 2) Do lado do investimento privado: com forte subida do Custo Unitário do Trabalho (salários/produtividade), lucratividade da indústria de transformação desabando; medidas do governo são paliativas e distorcem a economia (reduzem a produtividade). Investimento em infraestrutura travado pelo viés ideológico anti-privado e eleitoral do governo. Do lado da agricultura, infraestrutura caótica; só com muita melhoria dos preços externos… (haja melhoria…)

Aumento da eficiência no uso do capital e trabalho (Produtividade Total dos Fatores-PTF) – Instituições Mercados – Infraestrutura – Cidades – Tecnologia e inovação – Integração com a economia mundial. –... 5 A saída é…

Mas o Brasil está na rabeira do crescimento da produtividade…

PTF: Crescimento percentual Fonte: Conference Board Total Economy Database 0,000…. Tudo que o Brasil cresceu no conjunto desse período foi principalmente por conta do aumento da taxa de investimento

Por trás disso temos, seguramente, uma sistemática deterioração na infraestrutura. No retrato atual, o contraste entre a infraestrutura de transportes do Brasil e a do resto do mundo é chocante! Mais recentemente, a mídia tem enfatizado essa situação de terra arrasada, mas não destaca o link crucial entre infraestrutura e produtividade

Ranking de 144 países

O Brasil investe muito pouco em infraestrutura

em-pessimo-estado-atrasam-progresso-do-brasil.html

Por trás disso, o setor público não investe…

$952 milh. $ milh. Nos anos setenta, 1,8% do PIB! Tênue recuperação e queda dos investimentos federais

Nem deixa o privado “preparado” investir

Valor … …

Deviam adotar “tolerância zero” consigo próprios nas próximas rodadas…

Ou então vamos mesmo virar uma economia medíocre…

Valores originais em reais. Fonte: BC Índices de Preços Transição para uma economia de serviços e do agronegócio: preços

Vendas Com (IBGE) Servs. Agropec. Ind.Transf. Produção Transição para uma economia de serviços e do agronegócio: consumo e produção