Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Segurança em redes sem fio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Advertisements

Professor Victor Sotero
Segurança em Redes Wireless
Noções de WLAN Disciplina de Redes de Computadores II
Configurando redes sem fio
Aspectos de segurança em redes wireless Redes wireless Aula 10 – Aspectos de segurança em redes wireless Prof. Espec. Diovani Milhorim.
Redes Sem Fio Introdução e Ameaças
Redes Wireless Prof. Deivson de Freitas Objetivos Apresentar características e funcionalidades de redes wireless e pontos de acesso (Access Point)
Criptografia Wireless Qual utilizar.... WEP (Wired Equivalent Privacy) - Primeiro protocolo criado para proteger conexões wireless, o algoritmo do protocolo.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
PROJETO DE REDES WIRELESS. COMUNICAÇÃO DE DUAS REDES EM PRÉDIOS DISTINTOS.
Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Segurança em Redes Segurança da Informação 1
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Segurança em Redes Auditoria e quebra de Senha Segurança da Informação 1.
GUIA DE CONFIGURAÇÃO DE UM SERVIDOR LINUX PARA UTILIZAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA. Marco Antonio Fonseca da Silva Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
Perigos da NET AMUT – MAIO de Alguns pensamentos Proibir não funciona A Internet não está apenas no computador… Cuidado com a privacidade Estejam.
Tipos e topologias de rede
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Processo de Planejamento de Segurança. Ataques de Segurança Passivos Intersepção Ativos Interrupção Modificação Fabricação.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Active Directory IGOR ALVES.
Guia de Relatório de Vendas e Vendas Pendentes Bem-vindo à Cappta!!! Junho, 2013.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :19 1 Respostas: 1. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 15 de junho de
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
Uma empresa que oferece à você, os benefícios de vender na internet seus próprios produtos, divulgar serviços, criar anúncios.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II – 1º Seminário Protocolos de Roteamento.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Aula Prática Redes de Computadores.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
2 O que andas a fazer na Internet? 3 Qual o 1.º passo quando ligas o Computador? Escrever a = 4.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 VPN (Virtual Private Network)
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Tópicos em Sistemas Operacionais Implementando uma solução de Storage com iSCSI 1
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Configuração Segura Principais Serviços.
Segurança da Informação
REDES CONVERGENTES FAMA - Redes de Computadores 3º Semestre.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário Final Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO NACIONAL.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Canais de Distribuição
Prof a Ana Carla Bittencourt Reis 1 Teoria das Filas.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
Nome do Projeto Logótipo do Projeto. I. Sumário Executivo  O que pretende atingir como empresa;  Quem são os promotores do projeto;  Como é que o produto/serviço.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Segurança em redes sem fio

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Redes sem fio 2 Atualmente a utilização das redes wirelles tornou-se muito comum, tanto nas residências, como em espaços públicos e também nas empresas. De forma simples, sem necessidade de grandes mudanças na infraestrutura física, é possível oferecer serviços de rede para uma grande variedade de dispositivos. No entanto, a facilidade oferecida por esta tecnologia trás consigo grandes desafios de segurança, veremos alguns.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 3 Principais desafios  Sinais trafegam pelo o ar o que permitem ser capturados com facilidade.  Remediação: uso de criptografia forte (não usar WEP), VPN, etc.  Algumas instalações utilizam autenticação fraca, necessitando que somente seja adivinhado uma senha para que o sistema possa ganhar acesso a rede.  Remediação: Utilização de sistemas de autenticação forte com o uso de : EAP-TLS, PEAP, 802.1X e VPNs.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 4 Principais desafios  Pontos de acesso falsos  Remediação: Uso de sistemas com autenticação forte e monitoração de rogues APs.  Negação de serviço realizada através de interferência dos canais utilizados pela a rede sem fio.  Monitoração do ambiente físico.  Desautenticação dos clientes através de mensagens do próprio protocolo.  Monitoração e identificação da origem das mensagens.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Wardriving e Warchalking 5  Wardriving  Localização dos APs em uma dada área  Warchalking  Marcação de símbolos no chão, paredes ou postes, próximos do AP

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 6 Boas Práticas  Trate a rede sem fio como se fosse uma rede pública.  Defina um perímetro para a rede sem fio, trate-a como se fosse uma DMZ.  Troque o SSID padrão.  Altere o canal padrão, escolha um canal menos utilizado pela as demais rede sem fio.  Integre um sistema de IDS/IPS para detectar tentativas de invasão.  Atualize frequentemente os equipamentos: AP, controladoras, etc.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 7 Boas Práticas  Não utilize sistemas de chaves compartilhadas, como por exemplo, senha.  Troque todas as configurações de fábrica dos equipamentos envolvidos.  Desabilite tudo que não for estritamente necessário.  Desabilite o broadcast de SSID.  Utilize VPN ou protocolos robustos como WPA2 com EAP-TLS.  Monitore o ambiente em busca de APs falsos.  E nunca esqueça de realizar campanhas educativas sobre segurança da informação.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Prática com a suíte aircrack-ng 8