María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Operações sobre o Texto
Resumo e Síntese.
AVALIAÇÃO: a prova em questão
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LINGUAGEM E DO DISCURSO
SEMINÁRIO.
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Dicas para uma boa redação
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Formando o hábito de estudo
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Argumentação e Comunicação
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Linguagem, alfabetização e letramento
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Linguística, Semântica e Terminologia
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Dissertação.
As 5 competências da Redação no ENEM
A compreensão em Leitura
Diretrizes para leitura e análise de textos
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Fichamento e Resumo Produção de textos.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
A tradução como retextualização
Importância da Leitura
Zuleika de Felice Murrie
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias de leitura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
RESUMO.
Resumo.
Conceitos e Procedimentos
Leitura e interpretação de texto
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
PROVA BRASIL 2015.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Como redigir um bom texto?
FICHAMENTO.
Resumo e Síntese.
DISCIPLINA: Redação científica
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
TRABALHO COLABORATIVO
Indexação: aspectos conceituais PROFA. DRA VÂNIA MARA ALVES LIMA CBD/ECA/USP 2015.
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
O resumo Claire Guinchat e Michel Menou. Introdução  O resumo é uma operação que permite diminuir sensivelmente o volume de informação.  São textos.
Indexação e Resumos: teoria e prática
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Representação documentária
Transcrição da apresentação:

María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”

* Proporcionar uma breve exposição do conteúdo de um documento. * Operação que abrevia o conteúdo de um documento e o representa por um certo número de orações que expressam a substância. * Para este trabalho: * Resumir é “o processo que experimentam os documentos para obter a representação abreviada de seu conteúdo”.

* A singular tarefa de resumir tem em conta alguns personagens: * O autor do texto e * O resumidor do texto * (sendo seu campo de batalha comum o próprio documento).

* O resumidor deverá estabelecer os critérios para eleição dos documentos que serão submetidos a análise, já que nem tudo que é publicado é relevante e significativo para o usuário. * Custo-benefício. * Disponibilidade de tempo.

* Indicadores úteis: * Razões econômicas * Natureza do material * Origem da publicação (procedência, reconhecimento de autoria, etc.) * Pertinência dos documentos * Interesses temáticos dos usuários

* Fases: 1. Análise prévia ou leitura do documento 2. Análise ou redução 3. Síntese, transformação ou substituição

* Análise prévia ou leitura do documento  Leitura do texto (única forma de adentrar ao conteúdo do texto)  Familiaridade entre o resumidor e o documento  Texto/documento como objeto de estudo  É fundamental que o resumidor domine a linguagem do documento original  A leitura é um processo interativo entre o leitor e o texto

* Análise prévia ou leitura do documento  Signos gráficos – a própria escrita, codificação da linguagem oral e constituem uma linguagem visual autônoma.  Leitura hipolográfica – lê o texto que está escrito, sem se beneficiar da memória externa contida no texto.

* Análise prévia ou leitura do documento  Leitura hiperlogográfica – o resumidor identifica diretamente o signo gráfico que não é um movimento mecânico e linear, mas uma verdadeira exploração multidimensional do texto.

* Análise prévia ou leitura do documento  Botton-up (de baixo para cima). * Vai das partes para o todo. * É recomendado como estratégia de leitura rápida na primeira tomada de contato com o documento.

* Análise prévia ou leitura do documento  Top-down (de cima para baixo) * É de caráter explorativo. * Caminha-se do todo às partes. * Aproveita os conhecimentos prévios ou esquemas do resumidor. * A predição é um componente essencial para o processo de leitura.

* Análise prévia ou leitura do documento As estratégias de leitura se subdividem em:  Congnitivas – o resumidor busca as informações principais, procedendo a uma espécie de descarte do que é secundário.  Metacognitivas- comportamento desautomizado e uma aproximação consciente do texto.

* Análise prévia ou leitura do documento “O documento é um verdadeiro edifício intelectual, uma síntese de ideias, e não unicamente uma coleção ordenada de informação”.

* Análise / Extração / Redução linguagem A linguagem é um instrumento intermediário, que mediante estabelecimento de um código, possibilita a comunicação documentária entre os indivíduos. significado contexto O significado do enunciado depende fundamentalmente do contexto.

* Análise / Extração / Redução Palavra Palavra – é a célula base de toda estrutura de linguagem. Enunciado ou frase Enunciado ou frase – constitui o eixo sintagmático ou combinatório da língua. Texto Texto – sequência de frases.

* Análise / Extração / Redução Síntese Síntese – elasticidade do discurso. Superestrutura do texto narrativo Superestrutura do texto narrativo – sequência trama-resolução. Superestrutura do texto argumentativo Superestrutura do texto argumentativo – sequência hipótese-conclusão.

* Análise / Extração / Redução MACRORREGRAS de análise MACRORREGRAS de análise – redução da informação semântica e se aplicam uma série de proposições que conformam o texto para obter uma macroestrutura geral. 1. Anulação – omissão e seleção 2. Substituição – generalização e integração

* Análise / Extração / Redução Omissão Omissão – toda informação de pouca importância e não essencial pode ser omitida. Seleção Seleção – excluem-se as proposições que são condições, proposições ou consequências da proposição não omitida. Generalização Generalização – várias proposições são substituídas por uma só proposição que represente todas elas. Integração Integração – substitui uma série proposicional por uma nova proposição que pressupõe todas da série.

* Análise / Extração / Redução E resumos: Evitar exemplos Eliminar proposições com pouco conteúdo Eliminar gráficos, tabelas e referências

* Transformação / Representação / Substituição Buscar expressões precisas Definir o conceito central Usar terminologia adequada Reajustar a coerência e estrutura textual Situar a oração tópica na posição principal Reajustar a estrutura da oração

* Transformação / Representação / Substituição Usar tempo presente e forma ativa dos verbos Usar conectores de orações Eliminar expressões retóricas Utilizar frases curtas Ser fidedigno ao original Ser preciso Ter claridade expositiva