Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Secretaria da Educação e Cultura
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Secretaria de Estado de Educação
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar
Atividade complementar 04 e 05
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Atividade complementar 05
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Revisita ao PPP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h Introdução do PAIP na organização do trabalho pedagógico da Escola  Estudo, avaliação e apropriação do diagnostico da realidade da Escola – discussão e tomada de decisão quanto às ações a serem tomadas e estabelecimento de metas para o ano letivo – em consonância com o PPP e observância dos projetos estruturantes 12h Encerramento 2º DIA – 02/02 (quinta-feira) 7h30 Planejamento por Área do Conhecimento e Planejamento da AC  Utilização do instrumento disponível no portal da Educação 10h30 Planejamento por disciplina/série  Inserção do quadro de norteador do plano de intervenção pedagógica – dimensão estudante 12h Encerramento 3º DIA – 03/02 (sexta-feira) 7h30 Planejamento por disciplina/serie (continuação)  Elaboração de Plano de Curso – utilização do instrumento e dos conteúdos referenciados, disponíveis no Portal da Educação 11h Avaliação da Jornada  Preenchimento do relatório síntese da Jornada 12h Encerramento PROGRAMAÇÃO

Objetivo Geral Planejar o ano letivo de 2012 a partir do estudo, avaliação e apropriação do diagnóstico da realidade da escola, para melhoria da aprendizagem e formação humana do estudante. OBJETIVOS

Planejar o trabalho do ano letivo de 2012, a partir do diagnóstico sistematizado da unidade escolar, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações externas – Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB; Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades dos turnos diurno e noturno. Objetivos Específicos

Fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar – Projeto político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais e das Atividades Complementares (AC); Fortalecer as aprendizagens da leitura, escrita e do conhecimento matemático em todos os componentes curriculares; Conhecer, discutir e inserir o Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica (PAIP) na organização do trabalho pedagógico da escola.

A jornada Pedagógica 2012 busca consolidar o planejamento escolar a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados, da tomada de decisão coletiva e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, para o desenvolvimento das atividades da Jornada foram elaboradas as orientações gerais – para toda a rede e as orientações especificas – para fortalecer o trato com as especificidades dos níveis e das modalidades, considerando os sujeitos, o contexto e os tempos pedagógicos. Orientações Metodológicas para a Realização da Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica acontecerá no período de 1, 2 e 3 de fevereiro de 2012, em cada unidade escolar; A unidade escolar devera assegurar a realização da Jornada no turno diurno e noturno, neste para atender às especificidades que o turno exige no que se refere aos estudantes e ao tempo pedagógico diferenciado; Informações Gerais

Para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos, a SEC disponibilizará no Portal da Educação a Programação da Jornada de As atividades a serem desenvolvidas, deverão estar voltadas para o foco norteador e tema da Jornada, que é Fortalecer a Aprendizagem, de modo a consolidar o direito de aprender;

Elaboração do plano de atuação, conforme orientação da formação para a Jornada Pedagógica 2012; Mobilização e orientação dos gestores e coordenadores das unidades escolares para a preparação e execução da Jornada 2012; Acompanhamento do desenvolvimento das atividades da Jornada, em especial do planejamento escolar; Atuação das Direc

Elaboração do relatório geral da realização da Jornada Pedagógica 2012; Estabelecimento de diálogos dos NUPAIP Regionais com a SEC, via AVA PAIP, para dirimir possíveis dúvidas

A unidade escolar deverá apropriar-se do material da Jornada – vídeo institucional, textos de referência, indicadores educacionais e instrumentos pedagógicos – disponível no Portal da Educação. Esse material será organizado pela escola e reproduzido quando necessário; Da apropriação do material supracitado, estabelecer uma especial atenção ao Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica da rede publica estadual de ensino (PAIP), orientações e instrumentos, para a sua inserção na organização do trabalho pedagógico na escola; PREPARAÇÃO

A unidade escolar deverá acessar no Portal da Educação os dados diagnósticos da escola, sistematizados, para serem utilizados na Jornada. Antes, porem, os dados deverão ser analisados pelos gestores,para identificação dos indicadores críticos e/ou práticas exitosas, no intuito de melhor orientar, durante o trabalho coletivo na Jornada, a tomada de decisão quanto às ações a serem adotadas e ao estabelecimento de metas para o ano letivo de 2012; A UE definirá e executará estratégias de mobilização dos professores, a exemplo do uso de correio eletrônico, alem de outros;

Deverá haver a preparação do acolhimento para o inicio dos trabalhos em cada turno da Jornada, diurno e noturno, para estabelecer uma ambiência adequada ao trabalho coletivo; Deverão ser preparados e checados os espaços físicos para desenvolvimento das atividades da Jornada, bem como dos recursos audiovisuais que serão utilizados.

Iniciar os trabalhos com um acolhimento no primeiro dia, em cada turno de Jornada; Socializar a programação dos trabalhos com os participantes; A partir do vídeo institucional, discutir o planejamento, apropriando-se do Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica da rede pública estadual de ensino (PAIP); REALIZAÇÃO

Os dados diagnósticos da unidade escolar, sistematizados e disponibilizados pela SEC, deverão ser socializados, analisados e discutidos, para que o coletivo possa tomar decisões quanto às ações a serem adotadas e ao estabelecimento de metas gerais para o ano letivo de 2012, consoantes com o Projeto Político Pedagógico (PPP); O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deverá ser a base para o planejamento, estabelecendo os nexos com as ações planejadas e metas. Em caso de não possuir o PPP ou este encontrar-se desatualizado, a unidade escolar deverá incluir no seu planejamento anual a sua construção ou a sua atualização, em consonância com as orientações contidas no texto de referência;

Norteado pelo PPP e pela análise do diagnostico da escola, o planejamento deve articular o PAIP à organização do trabalho pedagógico, contemplando as etapas do quadro norteador do plano de intervenção: identificação do contexto escolar, planejamento para a intervenção pedagógica e avaliação de resultados; O planejamento devera passar pelo Plano de Área e Plano de Curso, fortalecendo o caráter coletivo do trabalho;

A unidade escolar deverá estabelece, coletivamente, ações e metas por área do conhecimento, que subsidiarão o plano de curso das disciplinas por serie/tempo pedagógico; O planejamento das disciplinas por serie/tempo pedagógico contará com as habilidades e os conteúdos de referência, sistematizados pela SEC em formulário próprio e disponíveis no Portal da Educação; A unidade escolar deverá analisar os projetos estruturantes e ao aderir ou integrá-los, garantir que os mesmos sejam inseridos no planejamento escolar, consoantes ao PPP;

Importante assegurar o tato com as temáticas de fortalecimento da diversidade inclusão, a saber: igualdade etnorracial, de gênero, de orientação sexual, geracional, de modo a garantir a transversalidade nas práticas curriculares; Planejamento das AC por área, em consonância com o texto de referência, estabelecendo o dia de cada área, considerando a sugestão: segunda-feira – Humanas; terça- feira – Linguagens; quarta-feira – Matemática; quinta-feira – Ciências da Natureza;

Para enriquecimento das aulas os professores terão acesso, por meio do Portal da Educação, a mais de conteúdos digitais educacionais livres (programas da TV Anísio Teixeira, É bom Saber, vídeos, áudios, jogos, animações, simuladores e experimentos) de todas as áreas do conhecimento, que poderão auxiliar o professor na realização de aulas mais dinâmicas, interativas a atrativas para os estudantes; Durante a realização da Jornada as unidades poderão estabelecer dialogo direto com a SEC, em tempo real, por meio de fórum virtual e telefone, para dirimir dúvidas sobre as atividades da Jornada. Os horários de atendimento e os contatos serão veiculados no site da Jornada Pedagógica

A unidade escolar irá preencher o formulário síntese da realização da Jornada Pedagógica 2012, disponível no Portal da Educação e enviar para as Diretorias Regionais que serão responsáveis diretas pelo monitoramento e acompanhamento das ações planejadas e sinalizadas no formulário. AVALIAÇÃO

Textos de Referência Os 10 Compromissos para fortalecer a escola pública na Bahia; Orientações para a realização da Jornada Pedagógica 2012; Programação da jornada pedagógica 2012; Orientações ao PPP Orientações para o planejamento pedagógico; TEXTOS/MATERIAIS DE REFERÊNCIA DISPONÍVEIS NO SITE DA JORNADA PEDAGÓGICA 2012

Orientações para o planejamento da Atividade Complementar (AC); Orientações sobre o PAIP; Cartilha e vídeo sobre a Rede IAT; Principais orientações para o SGE; Conteúdos referenciais da educação básica: (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação profissional); Texto de referência sobre a Diversidade e Inclusão na Educação Básica; Conteúdos críticos e alternativas metodológicas; Fascículos Temáticos – Política de Garantia do Percurso Educativo

Instrumentos e Conteúdos de Referência para o Planejamento Plano de curso por área do conhecimento Plano de curso por disciplina Plano de Trabalho para acompanhamento da Jornada pedagógica