CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 1 Detecção de Mudanças Sidnei J. S. Sant’Anna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transformações de variáveis As transformações das bandas podem ser usadas para obter informação quantitativa sobre a imagem e reduzir a dimensionalidade.
Advertisements

Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
Camilo Daleles Rennó Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Componentes.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Cristiano Zerbato.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução ao PDS  Sinais, Sistemas e Processamento de sinais  Elementos básicos de um Sistema de PDS  Classificação.
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Experimento de regressão linear múltipla na estimativa da temperatura a partir da posição (x,y,z) Viviana Aguilar Muñoz 1. Doutorado em sensoriamento remoto.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Introdução a Pesquisa Científica
Sistema de Monitoramento da floresta na Amazônia Brasileira Maria Isabel Sobral Escada
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial TERMOS FUNDAMENTAIS E GERAIS DE METROLOGIA (VIM). Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
DISCIPLINA: PADRÕES E PROCESSOS EM DINÂMICA DE USO E COBERTURA DA TERRA Maria Isabel Sobral Escada Professora: Maria Isabel Sobral Escada Juliana Paiva.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Gerson Leiria Nunes.
Preparado por Vanildes e Filipe 30/Junho/2011. TerraAmazon – O que é... TerraAmazon é uma ferramenta projetada para edição de bases geográficas vetoriais,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
DINÂMICA POPULACIONAL DO NECROMYS LASIURUS EM UMA PAISAGEM ALTAMENTE MODIFICADA M ICHELLE A NDRADE F URTADO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –
Reconhecimento de Padrões Introdução David Menotti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Programa de Pós-Graduação em Ciência.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Escola de Administração Fazendária.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
Metodologia Da Pesquisa Científica Analise Estrutural de Dissertação Restauração e Interpolação de Imagens do Satélite Landsat por meio de técnicas de.
APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Indicadores de Saúde Conceito
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra Sistemas de Classificação de uso e Cobertura da Terra CST-312.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Sensores e transdutores Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
DHT –Distorção Harmônica Total
Transcrição da apresentação:

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 1 Detecção de Mudanças Sidnei J. S. Sant’Anna

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 2 Artigo: Digital Change Detection Methods in Ecosystem Monitoring: a Review Coppin,P.; Jonckheere,I.; Nackaerts, K. & Muys, B. International Journal of Remote Sensing, vol.25,n.9, 2004, p Apresentação: Detection of Changes Using Remote Sensing: an Overview of Principles and Applications Théau, J. Geo-Spatial and Range Sciences Conference, 2006 Detecção de Mudanças

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 3  INTRODUÇÃO Detecção de Mudanças  SELEÇÃO DE IMAGENS  PRÉ-PROCESSAMENTO DOS DADOS  TÉCNICAS E MÉTODOS DE DETECÇÃO DE MUDANÇAS

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 4 DEFINIÇÃO ???? Introdução

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 5 Processo de identificação de diferenças (mudanças) no estado de um determinado objeto ou fenômeno, o qual é observado em diferentes épocas (tempo) Introdução Definição: Singh, 1989

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 6 Há diferença entre conversão e modificação Introdução Taxa de Mudanças Drástica e/ou Abrupta Sutil e/ou Gradual (Fogo, Desmatamento) (Acúmulo de biomassa, Exploração Seletiva) Mudança no tipo de cobertura Altera a característica da cobertura, sem modificar a sua classificação

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 7  detectar as mudanças ocorridas Introdução Aspectos principais na aplicação da detecção de mudanças:  identificar a natureza das mudanças  medir a extensão da mudança  definir o padrão espacial da mudança (Macleod & Congalton, 1987)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 8  Mudanças no uso e ocupação do solo Introdução Detecção de mudanças é usada para vários objetivos:  Mudanças sazonais na produção de pasto  Desflorestamento  Monitoramento da exploração em florestas  Monitoramento de desastres  Detecção de stress em culturas  Entre outras

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 9 Alteração nos valores de radiância podem indicar uma alteração na cobertura Introdução IDÉIA BÁSICA:

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 10 Condições atmosféricas Introdução CUIDADOS!!!! Ângulo solar Fenologia da vegetação (Dados Ópticos)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 11 Considerando a ausência destes fatores, qual seria a forma mais intuitiva de analisar (detectar) mudanças em imagens de S.R.??? Introdução QUESTÃO:

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 12  Seleção das Imagens Introdução As três principais etapas no processo de detecção de mudanças são:  Pré-Processamento do Dados  Seleção do método a ser empregado Ainda existem grandes desafios a serem vencidos nestas etapas

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 13  Período de Aquisição Seleção de Imagens  Intervalo de Aquisição  Escolha do(s) Sensor(es)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 14  diferentes condições climáticas Seleção de Imagens (Período de Aquisição)  Imagens adquiridas em diferentes datas, geralmente, contêm diferenças em suas radiâncias:  diferentes fenologias  diferentes ângulos solares  A escolha das datas de aquisição é uma etapa muito crítica uma vez que as discrepâncias nas reflectâncias por estes fatores devem ser minimizados

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 15 Seleção de Imagens (Período de Aquisição)  Datas de aniversário (calendário) são geralmente utilizadas, pois nelas as discrepâncias na reflectância são mínimas  A estação do verão é normalmente usada (uma das datas) para estudos de vegetação devido a relativa estabilidade fenológica

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 16 Seleção de Imagens (Período de Aquisição)  Diferenças fenológicas interanuais podem ser uma grande fonte de erro na detecção de mudanças  A disponibilidade de imagens úteis (sem problemas, nuvens) pode ser um fator limitante para a escolha das imagens (Ano quente e seco X Ano frio e chuvoso)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 17 Seleção de Imagens (Intervalo de Aquisição)  Mudanças suficientes na radiância devem ser observadas para que se possa detectar mudanças na cobertura  Disponibilidade de imagens  Continuidade da missão (tempo de operação do sensor)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 18 Seleção de Imagens (Escolha do(s) Sensor(es))  Cobertura Espacial  Disponibilidade de Dados  Custo Médio  Resolução Espacial Espectral Temporal

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 19 Seleção de Imagens (Escolha do(s) Sensor(es)) 2330 km 170x183 km60x60 km 16,5x16,5 km m30 m2,44 m10 m 2 dias16 dias26 dias3 dias U$ 0,02/km 2 U$ 0,94/km 2 U$ 22/km 2 Grátis Cobertura Espacial Resolução Espacial Frequência Revisita Custo Médio MODISETM+SPOT5QuickBird

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 20 Por que é importante??? Pré-Processamento QUESTÃO:

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 21 Uso de Filtragem Espacial é aconselhável??? Pré-Processamento QUESTÃO:

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 22 Pré-Processamento Detecção de mudanças é fortemente dependente Geométrica Radiométrica  Correção Absoluta Relativa  Calibração

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 23 Pré-Processamento (Correção Geométrica)  As imagens de S.R. são normalmente adquiridas contendo distorções geométricas, devido:  Perspectiva do sensor  Movimento do sistema imageador  Movimento da plataforma  Curvatura e rotação da Terra

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 24 Pré-Processamento (Correção Geométrica)  O registro das imagens deve possuir um ÓTIMA precisão Erro Menor que 1 Pixel são aceitáveis Erro  Townshen et al., 1992 afirmam que, no registro: 1 Pixel 0,2 Pixels 50% Erro na interpretação da mudança 10%

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 25 Pré-Processamento (Correção Radiométrica)  Correção dos efeitos da atmosfera  Métodos de correção  Variações em Condições de iluminação solar Podem acarretar variações na radiância do alvo, SEM significar uma mudança Características físicas da atmosfera Desempenho do sensor  Transferência Radiativa  Subtração de Corpo Negro  Normalização Radiométrica Relativa

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 26  Comparação de Classificação Técnicas de Detecção  Análise por Composição  Diferença entre Imagens  Razão entre Imagens  Transformação Linear (PCA)  Análise do Vetor de Mudanças  Regressão Linear  Análise MultiTemporal e Espectral de Mistura  Análise MultiDimensional Temporal de Atributos Espectrais  Técnicas Híbridas Rotação Radiométrica Controlada por Eixo de Não-Mudança - RCEN

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 27 Análise por Composição  Baseado numa análise simples de uma composição de dados de duas datas distintas  Classificações supervisionadas e não supervisionadas são utilizadas neste tipo de análise  Espera-se que classes onde ocorrem mudanças apresentem diferenças estatísticas significativas  A interpretação é complexa e requer um bom conhecimento da área de estudos

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 28 Diferença entre Imagens Mapa de Mudanças = Limiar = |5| É ou não mudança ???  Detecção de Mudança Abruptas Problema: Limiar para a decisão da ocorrência de mudança  Índices de Vegetação (NDVI, SAVI, etc)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 29 Razão entre Imagens Mapa de Mudanças = ÷ Limiar = 0,7 É ou não mudança ???  Detecção de Mudança Abruptas Problema: Limiar para a decisão da ocorrência de mudança  Índices de Vegetação (NDVI, SAVI, etc) 0, ,5 1 0,75

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 30 Técnica de Detecção O cálculo da correlação linear entre imagens poderia ser utilizado para a detecção de mudanças????

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 31 Técnica de Detecção Mudanças Baixa correlação

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 32 Análise de Componentes Principais (PCA)  Após a aplicação da PCA  Transformação linear dos dados mais comumente utilizada  Redução da dimensionalidade dos dados  Em estudos multitemporais, após a aplicação da PCA o conjunto de dados é tratado a partir de um único dado (uma PC) a informação comum a todas as bandas é mapeada na 1 a componente (áreas não mudadas) a informação que é comum a apenas uma dada banda é mapeada em outras componentes (áreas mudadas)  Requer um bom conhecimento da área de estudo

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 33 Análise de Componentes Principais (PCA) ruído associado às diferenças atmosférica  Atenção especial já que as radiometrias são convertidas em scores, não tendo significado físico no terreno  Em geral, dispensa a necessidade de correção geométrica Data1 Data2 PC1 PC2 PC1 PC2 últimas componentes

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 34 RCEN  Método alternativo à PCA Idéia:  Maior controle do ângulo de rotação  Menor complexidade computacional  Interpretabilidade mais fácil Data1 Data2 45 o Eixo de Não-Mudança

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 35 Data1 RCEN Data2 Regressão Linear Data2 = m Data1 + D Data1 Data2 Θ=arctg(m) Rotação [R] Res = Data1 cosθ + Data2 senθ Data1 Data2 Res Det Det = -Data1 senθ + Data2 cosθ [R] = cosθ senθ -senθ cosθ Eixo de Não-Mudança

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 36 Data1 Regressão Linear Data2 Regressão Linear Data2 = m Data1 + D Data1 Data2 Θ=arctg(m)

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 37 Banda1 Vetor de Mudanças Existência de Mudança Banda2 Data2 Data1 Buffer Não há Mudança Banda1 Banda2 Data2 Data1 x1 Θ x2 y1 y2 R Banda1 Banda2 Data2 Data1 Buffer (Intensidade da mudança ) Tipo de mudança Θ = arctg[(y2-y1)/(x2-x1)]

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 38 Aquisição de Imagens (2001 e 2002) Vetor de Mudanças Registro Imagens Atenuação Atmosférica Retificação Radiométrica Geração das Imagens Fração (solo, sombra e vegetação) Aplicação da Técnica de Vetor de Mudanças Imagem Magnitude Imagem Detecção de Mudanças Imagem Angular Classificação Mapa da Dinâmica da Cobertura Vegetal e Uso da Terra ( ) Metodologia de Patricia G. Silva (2003) Detecção de Mudanças em Áreas de Florestas Tropicais sob Exploração Madereira Através da Técnica de Análise de Vetor de Mudanças

CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 39 Análise Qualitativa conversão abruptasecular modificação progressivainteranual conversão modificação abrupta progressiva interanual secular abruptasecular Classificação Composição Diferença Razão MudançaVariabilidade Algoritmo PCA Vetor de Mudanças conversão conversão modificação Mudança abrupta progressiva interanual secular