PRIMAVERA ÁRABE GAUSS PRE-VESTIBULAR PROF. MURILO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.
Advertisements

Primavera Árabe.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Relatório de Imprensa e Atividades Novembro 2013 a Março 2014 Ribeirão Preto / SP Abril 2014.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF.
QUESTÃO PALESTINA E ISRAEL
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP)
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Audiência Pública Situação no Grande Oriente Médio Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Senado Federal Embaixador Fernando José Marroni de.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Ditadura Militar ( ).
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
ORIENTE MÉDIO O que é o Oriente Médio?. O ORIENTE MÉDIO: Outros envolvidos nas questões do Oriente Médio: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito,
O governo DUTRA Eurico Gaspar Dutra SEXTA AULA A PASSAGEM PARA DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS PARA O GOVERNO DUTRA.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Prof.: Eliandra Feitosa
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
A guerra Civil da Síria.
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
Geografia geral >> O Talibã
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

PRIMAVERA ÁRABE GAUSS PRE-VESTIBULAR PROF. MURILO

O QUE É?. Conjunto de movimentos populares iniciados a seis meses nos países árabes e arabizados, no Magreb e no Oriente Médio Primavera? Conceito ocidental tradicionalmente aplicado a movimentos sociais localizados ou generalizados, de caráter liberalizante

Onde Começou? Início: Primeira Onda – 2005 Segunda Onda – Egito– 2011 Movimentos populares, centralizados na Praça Tahir reivindicavam a saída do presidente, Osni Mubarack, a décadas no poder, e reformas políticas democratizantes

O que é Democracia? Organização das Nações Unidas:. “Fundamental para a completa realização dos Direitos Humanos” Condições: Liberdade de Expressão (freedom of speech) Liberdade de Associação e Reunião (freedom of assembly) Liberdade de Consciência e Religião (freedom of religion) Liberdade de Imprensa e direito à informação (freedom of press) Mecanismos legais de proteção aos direitos do cidadão, submetimento do governante às leis, Judiciário independente e imparcial

SITUAÇÃO DOS PAÍSES ÁRABES 1. Grupo de países alinhados com os países ocidentais. Alinhamento “moderado e incoerente” Turquia, Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes, 2. Grupo de organizações e países considerados o “Eixo da Resistência” do Nacionalismo e do Fundamentalismo Irã, Iraque, Síria, Líbia, Iemen, Setores da ANP (Hamas), Setores no Líbano (Hesbolah)

Grupo 1. Países “moderados”, ou “alinhados”com o ocidente são os países onde os movimentos são mais intensos Razão: possível receio em utilizar repressão violenta generalizada, acesso a meios e sistema de comunicação – especialmente as chamadas “Redes Sociais”.

Grupo 1 - hoje. Mudanças parciais no Egito e na Tunísia. Governos Provisórios, vinculados aos regimes anteriores, agendam aprofundamento das reformas, incluindo reformas constitucionais Bahrein: repressão patrocinada pela Turquia e pela Arábia Saudita, tolerada pelo ocidente. Motivo: governo aliado, proximidade com o Irã, acusado de envolvimento com os movimentos

Grupo 2. Líbia: sob intervenção da OTAN, que apoia os rebeldes. Vários países ocidentais recentemente reconheceram o incipiente governo rebelde como legítimo Síria e Iemen: notícias esparsas que chegam revelam repressão oficial violenta

UM NOVO RAMADÃ

. “Cada dia do Ramadã equivalerá a três sextas-feiras” Egito: Lamparinas: Zawra (Revolução) Tâmaras: “Zawra” : US$ 3,00 “Presos de Tora”: US 0,50 Iftar: programados para praças públicas

REFLEXOS GEOPOLÍTICOS. Governo mais democrático e ‘alinhado” no Egito é bem-vindo ao ocidente, considerado mais confiável que o regime Mubahrack Reformas democráticas na Síria e a deposição de Kadafh deixariam: 1. O Irã e os grupos radicais em todo o mundo, especialmente no Líbano (Hezbolah) e na Palestina (Hamas) praticamente isolados 2. Reforçariam a liderança da Turquia no Mundo Árabe, o que é considerado extremamente positivo.

PERSPECTIVAS A situação é ainda completamente imprevisível, quanto aos resultados. Há quem considere muito difícil a consolidação de regimes democráticos nos países árabes No momento duas grandes discussões surgem com os movimentos: 1. Esses movimentos influenciarão outros pelo mundo? 2. Qual o real papel e as possibilidades da Internet nas revoluções?