OMS: Plataforma Internacional para registros de ensaios clínicos International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP) - www.who.int/ictrp/about/en/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
Advertisements

Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
Comitês de Ética em Pesquisa: Características Gerais, Questões Atuais Questões Atuais Prof. José Roberto Goldim dezembro/2000.
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
SISNEP Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos SISNEP 2004.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Secretaria de Estado da Saúde
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
Vera Lúcia Regina Maria
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Ministério da Educação
Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos EQUIPE Coordenador: Francisco José Marques Analistas:
Sistema CEP/CONEP - Riscos e Desafios
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – Unoesc -
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Comitês de Ética em Pesquisa: Características Gerais,
INSTITUTO OSWALDO CRUZ Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
Diretrizes Clínicas Nacionais
Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação
Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Sistema CEP-CONEP: Realidade e Desafios da Análise Ética João Fernando Monteiro Ferreira membro titular CONEP/CNS/MS doutor em cardiologia pela FMUSP médico.
Comitê de Ética em Pesquisa
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Laboratório de Ensino a Distância
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Quem Avalia Eticamente as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos no Brasil: o processo de acreditação dos CEPs Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos Professor Titular.
COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA (CEPs) da UNICAMP Campus Piracicaba (FOP): criado em set-1997 Campus Campinas- maio (DFCM20 / 97) Finalidade: fazer.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
O que é SISNEP? Trata-se de um sistema de informações, via internet, sobre pesquisas que envolvam seres humanos. Os usuários desta ferramenta são: Cientistas.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Biotecnologia Módulo 2 Profª. Chayane C. de Souza
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.

O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Como alavancar esta importante fase do desenvolvimento de medicamentos? MIRIAN FRANCO UNIFESP.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Secretaria de Recursos Humanos Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal Ano 2008 PDG.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Comitê de Ética em Pesquisa
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
REGULAÇÃO DA PESQUISA CLÍNICA NO BRASIL PLS 200/2015 Prof. Dr. Paulo M. Hoff, MD, PhD, FACP 10 de Novembro 2015.
Formação continuada ANO 2015
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.
1 SISNEP Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos SISNEP.
Transcrição da apresentação:

OMS: Plataforma Internacional para registros de ensaios clínicos International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP) Exemplo: Inactivated influenza vaccine reduced proven influenza llness by 63% in infants up to 6 months of age and averted approxi mately a third of all febrile respiratory llnesses in mothers and young infants. Maternal influenza immunization is a strategy with substantial benefits for both mothers and infants. (ClinicalTrials.gov number, NCT ) Vantagens: –igual acesso a todos (patrocinadores, pesquisadores, reguladores e público em geral) –Uso livre dos programas da plataforma e do proprietário específico, de acordo com o patrocinador –Registro de dados uniformes (20 itens) –Maior transparência e responsabilidade –Maior fiscalização e controle –Restaurar a confiança pública ns pesquisa médica

USUÁRIOS Público em geral Pesquisadores CEPs CONEP 5. PLATAFORMA BRASIL DE PESQUISA ARQUITETURA DA NOVA VERSÃO DO SISNEP PLATAFORMA BRASIL Oficina: Apresentação da Plataforma Brasil (300 VAGAS) Brasília, 08 e 09/12/2008 – Ministério da Saúde

PLATAFORMA BRASIL DE PESQUISA ARQUITETURA DA NOVA VERSÃO DO SISNEP ● GT-SISNEP (28 de janeiro de 2008) –membros da CONEP –membros da Secretaria Executiva da CONEP –técnicos do DATASUS –técnicos da ANVISA –assessoria especializada (Unb e FIOCRUZ) ● Reengenharia de todo sistema CEP/CONEP ► PLATAFORMA BRASIL DE PESQUISA

PLATAFORMA BRASIL DE PESQUISA ARQUITETURA DA NOVA VERSÃO DO SISNEP Reconstruído em etapas e por módulos: Na 1ª etapa serão disponibilizados os módulos: –PÚBLICO –PESQUISADOR –CEP –CONEP Na 2ª etapa serão disponibilizados os módulos: –BANCO DE SUJEITOS (participantes); –BANCO DE CONSULTORES AD HOC AOS CEPS –COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (interface com editores, comissões científicas de eventos e registro de patentes); –EDUCACIONAL (tutoriais); –CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS

A Plataforma Brasil é a base nacional e unificada de registros de pesquisas com seres humanos para pesquisadores. Por intermédio dela, será facultado o registro internacional de sua pesquisa nas plataformas internacionais, como na Council for International Organizations of Medical Sciences (CIOMS/OMS). PLATAFORMA BRASIL DE PESQUISA ARQUITETURA DA NOVA VERSÃO DO SISNEP

DESAFIOS A LONGO PRAZO 6. Descentralização: proposta da CONEP (2006 ) Memorando Nº 021 CONEP/CNS/MS Objeto: proposta de Instrução Operacional, que foi elaborada em oito sucessivas reuniões, Pela CONEP, a partir de agosto de Justificativa: a CONEP considera que: –1. De acordo com o planejado, desde a homologação da Resolução 196/96, é chegado o momento de, em caráter experimental e dentro de certas premissas, passar aos CEPs a responsabilidade pela avaliação do restante dos projetos de áreas temáticas; 2. O processo de delegação aos CEPs vem sendo contínuo, cercado de várias cautelas, tendo atingido até agora 90% dos projetos de pesquisa. Com a proposta sendo aceita, serão repassados os demais projetos de pesquisa; 3. Foi atingido o patamar para tal proposta; ela não deveria ser feita antes e também não deve ser postergada. Deve, porém, ser estabelecida com as devidas cautelas permitindo, caso necessário, pronta reversão.

... é chegado o momento de, em caráter experimental e dentro de certas premissas, passar aos CEPs a responsabilidade pela avaliação do restante dos projetos de áreas temáticas.....se aprovada pelo CNS, a CONEP, que tem atuado no sentido do que o CEP “deve fazer”, passaria à atuar no sentido também de “como o CEP está fazendo”....hoje, apenas cerca de 10% dos projetos chegam para a avaliação da CONEP, ou seja, cerca de 90% dos projetos tem como instância de decisão, os CEPs. ) DESAFIOS A LONGO PRAZO 6. Descentralização: proposta da CONEP (2006)

1- Os CEPs terão a delegação para análise final dos projetos. 2- A CONEP poderá solicitar o projeto completo com os pareceres dos CEPs para fins de monitoramento. 3- A CONEP poderá solicitar modificações a serem acompanhadas pelo CEP, a suspensão temporária do projeto ou a suspensão definitiva do projeto. 4- Os CEPs serão acompanhados quanto ao seu desempenho. 5- A CONEP incrementará o sistema de acompanhamento das atividades do CEP (processo inter-pares). 6- Vigência em caráter experimental por 1 ano. ) DESAFIOS A LONGO PRAZO 6. Descentralização: proposta da CONEP (2006)

7. Capacitação recursos humanos CEPS Modalidades de capacitação Encontros Nacionais de CEPs (2004 e 2007) Inúmeros Encontros Regionais Materiais Instrucionais da CONEP: –Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa (4 Edições: 2001, 2005, 2006, 2008) –Manual de Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa (2006) –Cadernos de Ética em Pesquisa – 16 números Materiais Instrucionais do Ministério da Saúde (2008) –CDs de Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa. Volumes I e II –Diretrizes Operacionais para CEPs –Diretrizes Operacionais para CMDS –Manual Complementar para Análise e Avaliação das Práticas de Revisão Ética. Educação à distância –Rede Bioética/Unesco – Programa Educação Permanente –Ensino a distância ? (Decit/MS)

CURSO: Introducción a la Ética de la Investigación en Seres Humanos Modalidade: a distancia Duração: 10 meses Carga horária: 220 horas Inscrição: a partir de fevereiro/2007

I Seminário sobre ética em pesquisa em ciências sociais e humanas na saúde. Organização : Comitê de Ética em Pesquisa/SMS-SP e Instituto de Psicologia/USP. Justificativas : inconsistências da tentativa de utilizar uma diretriz de revisão ética única para todas as pesquisas em saúde. Objetivo: propor diretrizes específicas para as ciências sociais e humanas e para as metodologias qualitativas, visando apoiar os comitês de ética que analisam projetos nessas áreas. Encaminhamento: GT/CONEP com levantamento de informações por questionários junto aos CEPs. 8. Ética em pesquisa qualitativa

SISTEMA CEP/CONEP N o de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPS) Norte 34 – Centro- Oeste 99 - Nordeste Sudeste Sul Total: 581 CONEP Fonte: CONEP/CNS/MS AGOSTO/2008

SISTEMA CEP/CONEP N o de CEPs credenciados por Estado/ano Fonte: CONEP/CNS/MS AGOSTO/2008

SISTEMA CEP/CONEP N o de CEPs credenciados/ano Fonte: CONEP/CNS/MS AGOSTO/2008 Total: 581 CEPs

ANO Nº DE CEPs CREDENCIADOS NO ANO Nº ACUMULADO DE CEPs CREDENCIADOS Nº DE CEPs CANCELADOS TOTAL SISTEMA CEP/CONEP Evolução do N o de CEPs credenciados e cancelados/ano Fonte: CONEP/CNS/MS AGOSTO/2008

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas IPEC - FIOCRUZ FIOCRUZ