Capítulo 4. As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Controle Estatístico de Processo (CEP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
Advertisements

Cartas de Controlo por Atributos
Q-Q plots Construídos a partir das distribuições marginais de cada componente do vetor p-variado. São de fato um gráfico do quantil amostral versus quantil.
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
Estatística Aula 15 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 9 - Estimação de Parâmetros por Intervalo
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação.
Análise de Dados.
Métodos Quantitativos
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010 Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Distribuições Discretas Camilo Daleles Rennó
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Distribuições discretas
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
Passo 4: Definição do número de classes
Modelagem Estatística
Estrutura da Tese (versão escrita)
Modelos de distribuição de erros
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Distribuição da Proporção Amostral
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Distribuições de probabilidade
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
Controle Estatístico de Qualidade Robert Samohyl, PhD.
Controle Estatístico de Qualidade Robert Wayne Samohyl
A probabilidade de X tomar um dado valor é zero. Calcula-se a probabilidade de X estar dentro de um intervalo. Função de densidade 1. f(x) ≥ 0 +  2. 
Métodos Quantitativos
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
3. Distribuições de probabilidade
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
TESTE DE HIPÓTESES TESTE t STUDENT
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
Calculando o número de observações (tamanho da amostra) Após a comparação de duas médias duas e somente duas afirmativas podem ser feitas: – 1. Rejeitamos.
Variáveis Aleatórias e Principais Modelos Discretos VICTOR HUGO LACHOS DAVILA AULA 6-8:
Revisão básica Distribuição normal: conhecido o valor de z, podemos dizer qual a probabilidade de encontrar valores entre quaisquer dois números. Por.
Laboratório de Física Corpuscular - aula expositiva IF - UFRJ1 Algumas Distribuições de Probabilidade e Estatística de Contagem Prof. Marcelo.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Exercícios do Livro – Capítulo 4
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP)
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 4a. Aula – Distribuições de Probabilidade - Discretas.
Exercícios de Estatística
A expectativa de vida de uma determinada marca de pneu é normalmente distribuído com uma média de e um desvio padrão de 5,000 milhas. Qual é a probabilidade.
Distribuição Binomial – problema das provas repetidas Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade.
GESTÃO DE OPERAÇÕES II CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP) Cap. 21
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Exercícios do Livro – Capítulo 1 Fernando J. Moreira Jr. Controle Estatístico de Processo I Professor: Robert Wayne Samohyl.
Exercícios do Livro – Capítulo 12 Fernando J. Moreira Jr. Controle Estatístico de Processo I Professor: Robert Wayne Samohyl.
Distribuição Amostral 3 Miguel Angel Uribe Opazo.
Capítulo 7 - Introdução a teoria geral de gráficos de controle Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa INSTITUIÇÃO CURSO.
Capítulo 8 Gráficos de controle para variáveis mensuráveis
CAPÍTULO 6 - Teste de hipótese Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton.
Capítulo 11 - Análise de capacidade de processo Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton.
CAPÍTULO 5 - Intervalo de confiança Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton.
Capítulo 1. Introdução: métodos quantitativos de diagnóstico, monitoramento e otimização dirigidos à garantia da qualidade. Controle Estatístico de Processo.
Exercícios do Livro – Capítulo 8
Transcrição da apresentação:

Capítulo 4. As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton

Controle Estatístico de Qualidade| Cód. do item:

Sumário do capítulo 4.1 Introdução 4.2 Distribuição binomial 4.3 Exemplo da distribuição binomial em aceitação por amostragem 4.4 Desvio padrão aproximado da distribuição binomial 4.5 Distribuição Poisson 4.6 Questões para discussão e exercícios 4.7 Referências

2. O chefe da pintura de um grande prédio espera 3 defeitos por metro quadrado, mas ele encontra 6 defeitos por metro quadrado em uma parede no décimo terceiro andar. Calcular a probabilidade de encontrar 6 defeitos. Frente desse resultado qual é a atitude mais correta do chefe? De acordo com o que foi discutido no livro, se o chefe descarregar toda a sua emoção negativa nos pintores, há uma probabilidade de 5% de que a culpa está mal colocada. Os seis defeitos podem ter origem em inúmeros fatores aleatórios talvez sem nenhuma coincidência com os próprios pintores. Se tiver mais que 6 defeitos, deve ser mais fácil encontrar fatores culpados. Exercício selecionado

3. Historicamente a linha produz 20% de defeituosas. O engenheiro levanta uma amostra de 10 peças e encontra 3 peças ruins. Pensando estatisticamente, qual seria a reação mais apropriada do engenheiro? n = 10; d = 3; p = 20/100 = 0,2; P (3) P(3) = 120*(0,2) 3 (0,8) 7 = 0, ≈ 20% A probabilidade de encontrar 3 peças ruins é 0,20. De acordo com o que foi discutido no livro, isso significa que o aparecimento de 3 não é tão estranho, não é um evento raro, mas sim é dentro das possibilidades de aleatoriedade, sem causa específica. O engenheiro deve esperar um evento mais singular com probabilidade bem menor para começar um projeto de busca de causas. Exercício selecionado