MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.

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Transcrição da apresentação:

MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te sésamo!” que nos revele quais Tesouros musicais encantarão crianças e jovens - é fundamental que a educação não seja preconceituosa ou excludente Relatório sobre Educação da UNESCO: “preparar cada indivíduo para compreender a si mesmo e ao outro, através de um melhor conhecimento do mundo” World Music: popular clássica (erudita), folclórica, religiosa, profana, comercial, oriental e ocidental se expandiu muito com a intervenção da mídia -Abertura de portas culturais, tornando cidadões mais abertos a outras maneiras de viver

Pensar a música além das fronteiras das nações, tendo como ponto de partida os aspectos culturais de diversos grupos e regiões - No Brasil existem 230 povos indígenas, com culturas distintas e que falam 180 línguas diferentes -Devemos começar a ouvir esses sons que estão nas florestas brasileiras Parece existir uma tendência de não pensarmos nesses povos como um “outro”, porque mesmo vivendo na mesma terra, “ser índio” significa conceber o mundo de “outra” forma -rituais complexos/ cuidados em sala de aula

O aumentos da pesquisas musicais ainda não ecoou nas salas de aula - pesquisador acadêmico e o educador musical: pouco dialogam e compartilham seus conhecimentos - interagir: prática musical às pesquisas etnomusicológicas/ crianças cantando de forma descontextualizada Canções folclóricas são feitos baseados nos recursos da música erudita deixando de lado características que trazem à tona conteúdos interculturais e interdisciplinares -conteúdos simbólicos se perdem - por outro lado cada canção possui um universo a ser explorado pelo professor que, a partir de sua pesquisa, proporcionará um aprendizado mais significativo para seus alunos É preciso investir na formação musical dos professores de música e dos não especialistas. - Explorar as varias formas de expressão musical (ouvindo, cantando ou tocando)

Impossível trazer todas as músicas do mundo a sala de aula - Selecionar um leque de possibilidades, que crie conexões culturais e gere relações interdisciplinares Em alguns casos, porque não utilizar o sistema musical indiano? - Ritmo indiano KERARWA/ BAIÃO - Criatividade/ outros instrumentos Afinação - Música indiana: tons e quartos de tons/ “desafinações” - Outras afinações do mundo/ exercício de alteridade Nossos ouvidos sempre estiveram abertos aos sons do mundo, pois o Brasil, por ter recebido diferentes povos, soube inventar novos gêneros, resultados das várias trocas culturais ocorridas ao longo dos séculos. Por que não continuarmos abertos aos imensos tesouros musicais a serem explorados? Abre-te sésamo!