Avaliação de Impacto Regulatório Sessão 6. O que é? Avaliação sistemática da regulação como parte do processo de elaboração regulatória –Efeitos planejados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Por que Monitorar e Avaliar?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
ANÁLISE SWOT Análise Interna Análise Externa
Gerenciamento de Riscos
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Planejamento - Professor
Modelos de Maturidade de Processos de Software
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Semana 11 – Planejamento Estratégico em RH
II Orientação Técnica PCAGP.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
O aluno elaborando conceitos
Administração de Recursos Humanos II
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segurança e Auditoria de Sistemas
Políticas de Segurança
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Capítulo 1 A administração hoje.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Capítulo 12: Avaliação de Projetos de SAD. Escopo da avaliação de SAD As atividades de avaliação devem ser mensuradas de acordo com o tamanho, complexidade.
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Sessão 0: Introdução à Gestão de Finanças Públicas Novembro 2012.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Roteiro Temático para debates no Seminário ASSECOR/2013 Mesa: Repensando o Sistema de Planejamento e Orçamento:atribuições, estrutura,recursos humanos.
A Abordagem SWAp Programa com Enfoque Setorial Amplo
Perspectiva estratégica da qualidade
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Conceitos e reflexão sobre a tecnologia educacional.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Escola da Advocacia - Geral da União (EAGU)
O papel pedagógico do órgão gestor
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Termo de Terminalidade
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Impacto Regulatório Sessão 6

O que é? Avaliação sistemática da regulação como parte do processo de elaboração regulatória –Efeitos planejados –Efeitos colaterais acidentais –Custos e benefícios Procedimento formal com estágios separados que ministérios e reguladores devem seguir –Consulta de ‘acionista’ externo –Avaliação de custo e benefício de opções regulatórias –Consideração de alternativas para a regulação –Planejamento de implementação e avaliação –Assinatura do ministro responsável

Variantes Análise focada de custo-benefício (EUA): –Cálculos econômicos detalhados de pequenas mudanças regulatórias Avaliação ampla de opções de políticas (UE): –3 ou 4 pacotes de políticas muito diferentes são avaliados a fim de selecionar aquele mais apropriado para o alcance dos objetivos almejados

Críticas Tarde demais no processo de tomadas de decisões –Inútil para decisões políticas Procedimentos burocráticos incômodos –Exercícios de burocracia inútil em vez de desenho criativo Quantificação de benefícios e custos –Economização pseudo-objetiva de julgamentos de valor

Aspectos críticos de desenho institucional Cumprimento –Quem monitora o cumprimento, pelos ministros, das regras e diretrizes de avaliação de impacto? –Regras devem ser sancionadas? Critérios –Quem decide sobre critérios econômicos ou de outra natureza, e como eles devem ser balanceados? Recursos e competências –Quem deve conduzir a avaliação de impacto? Funcionários da casa ou especialistas no método?

Exercício O novo governo de Amnésia quer reformar a educação primária. Na agenda, há uma mudança de um sistema de quatro anos (aulas) para um sistema de seis anos de educação primária. Isto supostamente deve inibir a separação prematura de alunos brilhantes e alunos de aprendizagem mais lenta. O ministério responsável deve conduzir uma avaliação de impacto (AI) sobre a qual a minuta da lei deve se basear. –O Grupo 1 é o Ministro e seu Secretário de Estado Indicado pelo partido que apóia a reforma: qual é a sua estratégia a respeito da AI? –O Grupo 2 é a Chefe da Seção responsável e sua aliada Responsável pela execução da avaliação de como você desenharia a AI? –O Grupo 3 é o grupo de professores líderes de escolas primárias ‘População-alvo’ principal: Vocês estariam interessados no processo da AI? –O Grupo 4 é de parlamentares do Comitê Parlamentar da Educação Fórum principal para apoio ou oposição parlamentar à lei: em que estágio vocês interviriam?

Implicações Regras de política Mas uma batalha política melhor informada Adaptação formal (burocracia inútil) é o cenário mais provável para novos sistemas de AIR Mais vantajoso para agências reguladoras (definição de preços)