MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM

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Transcrição da apresentação:

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Prof. Valéria Prado 3ª. 25,26/08/09 Capitulo 9

Projetos Armazéns – Lay-Out Custos e Características Físicas Dimensionamento > Área Total > Área Coberta > Pátio de Manobras > Docas > Área de Estocagem Lay- Out > Objetivos > Metodologia 1

Custos e Características Físicas 2

Dimensionamentos (Valores PROPOSTOS : Devem ser validados, de acordo com a realidade do projeto)

Alguns Exemplos: Tamanho do Armazém CD Mesquita Logística: 34.500 m² de área total construída, em um terreno de 105.000 m² (terreno 3,04 vezes o tamanho do Armazém) CD Ponto Frio em SP: 35.000 m² de área total construída, em um terreno de 140.000 m² (terreno 4,0 vezes o tamnaho do Armazém) Quantidade de Docas CD Rodasul (RS): 12.000 m² a.c., 23 docas (1:522 m²) CD Bompreço (PE): 59.000 m² a.c., 101 docas (1:584 m²) CD Ponto Frio (SP): 35.000 m² a.c., 80 docas (1:437 m²) CD Carga Geral Mesquita: 30.000 m² a.c., 72 docas (1:417 m²) CD Importação Infraero Guarulhos: 42.000 m² a.c., 70 docas (1:600 m²) CD Exportação Infraero Guarulhos: 23.000 m² a.c., 30 docas (1:767 m²) Cross-Docking Jamef (SP): 12.000 m² a.c., 100 docas (1:120 m²) 4

Em geral, prevalece o princípio da economia máxima, levando à adoção Dicas... O piso é um dos componentes mais caros da construção do armazém e deve ser nivelado a laser, devendo ter o mínimo possível de juntas de dilatação, pois o tráfego constante de empilha- deiras com rodízios, geram avarias nas juntas Na prática, construir um armazém com 10 m de altura, custa menos do dobro por m² do que um de 5 m de altura Um bom sistema de iluminação natural (telhas translúcidas) pode lhe permitir operar mais de 8 horas / dia sem o uso da energia elétrica Uma ou mais portarias? Vantagens de uma única portaria: - centralização do controle de entradas e saídas do pessoal e de visitantes, bem como dos veículos - facilidade de controle de pessoas indesejáveis, bem como dos roubos de dentro ou de fora - diminuição do efetivo de porteiros e guardas Inconvenientes: - congestionamento nas horas de entrada e saída dos colaboradores - confusão entre veículos e pessoas de diversas categorias Em geral, prevalece o princípio da economia máxima, levando à adoção de uma única portaria. 5

Dicas... Coloque a balança de pesagem próxima a portaria, para que possa ser operada por um dos porteiros Recomenda-se que a área de estacionamento de veículos esteja localizada internamente ao armazém e relativamente distante das áreas de movimentação e armazenagem dos materiais. Se possível, deve existir uma infra-estrutura mínima adequada para a alimentação, higienização, e descanso dos motoristas e ajudantes. Os caminhões devem entrar na doca de recebimento ou expedição no sentido anti-horário, de modo a permitir que entrem de ré na doca no sentido horário. Há dois tipos básicos de configurações de docas para caminhões: de 90° e de 45°. O nivelador de docas é o acessório mais utilizado em docas de carga e descarga. Esse dispositivo aumenta a segurança e reduz a possibilidade de acidentes com empilhadeiras. A produtividade de um armazém diminui em cerca de 25% em qualquer armazém que esteja 85% a 90% lotado. As estruturas para a verticalização dos estoques só podem ser utilizadas entre 75% a 80% da capacidade total. Acima de 100%, o produto é armazenado em corredores e em áreas de espera, aumentando o efeito desastroso sobre a produtividade. 6

Dicas... Docas para carga e descarga Docas de 90º Docas de 45º Maior número de docas por metro linear de construção, maior demanda de área coberta e de manobra. Menor número de docas por metro linear de construção, menor demanda de área coberta e de manobra. 8

Lay - Out A elaboração do lay-out de um armazém é semelhante à montagem de um quebra-cabeça, e como um quebra-cabeça, é difícil de completar até que todas as peças tenham sido definidas e reunidas. Definir essas peças é o objetivo do perfil, benchmark, simplificação, informatização e mecanização das operações de um armazém. A elaboração do lay-out requer como input o perfil de atividade do armazém, as metas de desempenho, a definição e configuração dos processos do armazém e a configuração de todos os sistemas de movimentação de material e estocagem. Objetivos Assegurar a utilização máxima do espaço Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais Propiciar a estocagem mais econômica, em relação às despesas de equipamento, espaço e mão-de-obra Permitir flexibilidade máxima para satisfazer as necessidades de mudança de estocagem e movimentação Fazer do armazém um modelo de boa organização Garantir a segurança do pessoal e dos ativos operacionais Minimizar riscos de avarias e perdas nos materiais 9

Localizar as áreas de recebimento e expedição Lay - Out Metodologia Consiste em 5 passos: Definir a localização de todos os obstáculos (saídas de emergência, hidrantes, colunas de apoio, etc) Localizar as áreas de recebimento e expedição Localizar as áreas primárias e secundárias de estocagem e de separação de pedidos (picking) Definir os sistemas de localização do estoque Avaliar as alternativas de lay-out do armazém 10

Lay – Out – Fluxo em “U” Fluxos em forma de “U” são os mais utilizados. Nesse caso os produtos entram pelo recebimento, passam pela estocagem nos fundos do depósito e então dirigem-se à expedição que está localizada adjacente ao recebimento do mesmo lado do prédio. Fluxos em forma de “U” trazem grandes vantagens em relação a outros tipos de projeto: excelente utilização de recursos da doca (equipamentos, funcionários, etc) devido ao fato de que os processos de recebimento e expedição podem compartilhar as portas das docas. facilitação de cross-docking, pois as docas de recebimento e expedição são adjacentes umas às outras. otimização de empilhadeiras pois as viagens e estocagem e retirada são facilmente combinadas e as localizações de estocagem mais perto das docas são as localizações naturais dos itens de maior giro. PICKING ESTOCAGEM DE ALTA DENSIDADE ESTOCAGEM EM PORTA PÁLETES MONTAGEM DO PEDIDO EXPEDIÇÃO RECEBIMENTO 11

Lay – Out – Fluxo em “I” Operações com o fluxo atravessando o CD se prestam a operações com instalações de cross-docking ou operações nas quais os períodos de pico de recebimento e expedição coincidem. EXPEDIÇÃO ÁREA DE PRÉ-EMBARQUE ÁREA DE MONTAGEM ÁREA DE ESPERA TEMPORÁRIA INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO RECEBIMENTO 12

Estocagem Lay – Out – Fluxo em “ L” Imposto pelo desenho do prédio. Expedição Recebimento 13