SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – 58.065.360/0020-92 CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Advertisements

NBR APLICAÇÃO E SITUAÇÃO PRINCIPAIS ITENS.
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Normas Regulamentadoras
DIÁLOGO DE SEGURANÇA DIÁLOGO QUE SALVAM VIDAS
Higiene e Segurança do Trabalho
NBR APLICAÇÃO E SITUAÇÃO PRINCIPAIS ITENS.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Mercofire 2013
Teoria Geral de Sistemas
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Escola Superior de Guerra
Formação da Brigada de Incêndio
Segurança e Medicina do Trabalho
Funções da Administração
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
Segurança e auditoria de sistemas
4 - Planejamento e Organização da manutenção
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
NR 26 - Sinalização de Segurança
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
Calços de Segurança.
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
A QUESTÃO COMPORTAMENTAL E A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
NRs.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
3º ENCONTRO ESTADUAL DE CIPA E SESMT DO SETOR QUÍMICO
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
ACIDENTES DO TRABALHO.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
ESPAÇOS CONFINADOS P E R I G O PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE
4.1 - Empresas privadas e públicas
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PLANO DE FUGA ABANDONO DE ÀREA
NR-23 – Proteção contra Incêndio
NORMAS REGULAMENTADORAS
Sinalização de Emergência
acidentes de trabalho: leis, normas e números
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
CURSO NR-11Recilcagem.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
CURSO BÁSICO Espaço Confinado - 16horas.
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
PROPOSTA DA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Requisitos Legais e Outros Requisitos
BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01/11 Procedimentos administrativos
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
Normas Regulamentadoras da ABNT NBR NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Transcrição da apresentação:

SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um assunto complexo, que tem uma grande importância para a vida em caso de acidentes. Podemos pensar que este assunto se refere simplesmente aos equipamentos de combate a incêndio fixados na edificações, porem esta é uma pequena parte de um sistema ainda maior e, necessário o conhecimento e treinamento dos ocupantes da edificação. Estes deverão ser preparados para identificar e operar corretamente os equipamentos de combate a incêndios, bem como agir com calma e racionalidade sempre que houver inicio de fogo. O fogo foi um grande passo para a humanidade. No entanto, quando o homem perde seu controle, esse pode traduzir- se em incêndios de dramáticas consequências humanas e econômicas. UNIDADE: 01 INTRODUÇÃO DATA: 24/06/2016 ASSISTA O VIDEO

SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) NR-23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO: Os instrumentos jurídicos de proteção ao trabalhador tem sua origem na constituição federal que, ao relacionar os direitos dos trabalhadores, incluiu entre eles a proteção da saúde e segurança por meio de normas específicas. As normas regulamentadoras tambem chamadas de “ NRs”, foram publicadas pelo Ministério do Trabalho através da portaria Nº , em 08 de junho 1978, com o objetivo de estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de segurança e saúde ocupacional (SSO). A partir de então, uma série de outras portarias foram editadas pelo Ministério do Trabalho com o propósito de modificar ou acrescentar medidas de segurança ao trabalhador. Atualmente existem 36 normas regulamentadoras ativas, a NR-23 é uma delas e trata da proteção contra incêndios. UNIDADE: 02 ASPECTOS LEGAIS DATA: 24/06/2016

SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BASICO (16 HORAS) Apresentação da NR 23 - Proteção Contra Incêndios 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre: a) Utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; b) Procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; c) Dispositivos de alarme existentes Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direc ̧ ão da saída Nenhuma saída de emerge ̂ ncia deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho As saídas de emerge ̂ ncia podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento. UNIDADE: 02 ASPECTOS LEGAIS DATA: 24/06/2016

SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) UNIDADE: 02 ASPECTOS LEGAIS DATA: 24/06/2016 ABNT – NBR – BRIGADA DE INCÊNDIO Esta norma surgiu da necessidade de se padronizar a atividade de brigade de incendio, desde a sua denominação até a especificação de sua área de atuação. A metodologia utilizada para o dimensionamento da brigade de incendio e sua distribuição dentro de uma planta foi concebida para que ele atuasse na prevenção e no combate aos principios de incendios, bem como no abandono de área e na aplicação dos primeiros socorros. A brigade de incendio tem um papel estratégico no plano de emergência de cada planta (Empresa), independente da ocupação, do risco, da complexidade e do número de pessoas envolvidas. SUGESTÃO DE CONHECIMENTO: Forme uma equipe e procure conhecer o plano de emergencia de sua empresa (caso tenha), solicite apoio do coordenador geral da brigada. O conhecimento deste plano o ajudara nas decisões e demandas pertinentes ao brigadista.

SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) UNIDADE: 02 ASPECTOS LEGAIS DATA: 24/06/2016 A norma NBR na qual fundamenta a implantação da brigade foi enviada em anexo para voce também. É muito importante que você leia e atente para os itens 4 a 4.3.