Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização da Inspecção do Trabalho de Portugal
Advertisements

AUTORIDADE NACIONAL DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA
O contexto da América do Sul
Organização da Inspecção do trabalho em França
DE SHST OBRIGAÇÕES E DEVERES Conceitos Trabalhador Trab. Indep.
Notas para o Multiplicador:
ROTATIVIDADE DE PESSOAL & ABSENTEÍSMO
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Saúde e Segurança no Trabalho
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
Revisão.
OBRIGAÇÕES E DEVERES DE SHST Novembro 2007 Andreia Pereira.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Higiene e Segurança do Trabalho
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
OBRIGAÇÕES E DEVERES DE HSST.
Segurança, Higiene e Saúde
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Participação na Segurança e Saúde no Trabalho Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Saúde do Trabalhador no SUS
Enquadramento jurídico da SHST e conceitos fundamentais
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro
Responsabilidades.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Estratégia Segurança e Saúde no Trabalho: Agenda Europeia e o contexto Português Acções desenvolvidas no sector da Administração Pública e prioridades.
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A SEGURANÇA E SAÚDE do PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA 26 de setembro de 2014 Inês Gonçalves Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
Comportamento Saudável
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Comportamento no Ambiente do Trabalho
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
ACIDENTES DO TRABALHO.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Boas Práticas Metodológicas na Avaliação de Riscos
Carlos Aparecido dos Santos
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Treinamento de uso e conservação de epis
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Medidas Ativas de Emprego
HIGIENE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO (HSST)
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Directiva 89/391/CEE de 12 de Junho. Esta Directiva é considerada a “Directiva Mãe” é relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Juntos na prevenção dos riscos profissionais O que pode o ESENER.
ANS 001 SGSO 02 tempos.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO TEMA 3 Directiva SEVESO Nuno Cunha Lopes Recurso desenvolvido no âmbito da medida do.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central
Transcrição da apresentação:

Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)-Organismo do Estado Visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em todo o território continental Controlo do cumprimento da legislação no âmbito das relações laborais privadas Promoção da segurança e saúde no trabalho em todos os sectores de actividade. Assumiu as atribuições da Inspecção Geral do Trabalho e do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, tem a sede em Lisboa e dispõe de 32 serviços desconcentrados.

- Ritmos e horários de Trabalho – Organização e Ambiente de Trabalho – Trabalho em Perigo e Risco – InSegurança no Trabalho – Novas Tecnologias e Formação – Sobrecarga de Trabalho – Subcarga de Trabalho – Exigências Emocionais – Ambiguidade e Conflito de Papeis – Relações Interpessoais – Carreira e Realização – Comunicação, Informação e Participação – Autonomia e Controlo – Interface Casa/Trabalho – Políticas Institucionais – Violência e Assédio no Trabalho NOVOS PARADIGMAS,NOVAS EXIGÊNCIAS, VELHOS E NOVOS RISCOS

COMPROMISSO DE MELHORIA CONTÍNUA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Modalidades de organização dos serviços Promoção da SST na Administração Pública Central A Segurança do Trabalho Serviço Interno Serviço Comum Serviço Externo Assegurado por Técnicos e Técnicos Superiores de ST E Representante do Empregador Assegurado por Empregador/ Trabalhador designado Requer autorização

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Perigo e Risco Observe a imagem Existência de PERIGO? Possibilidade de RISCO?

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO V ou F Quando não existe perigo, não existe risco V ou F Quando não existe exposição não existe risco V ou F Algum risco é aceitável? PARA REFLETIR

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Vigilância da saúde dos trabalhadores Empregador

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EXAMES MÉDICOS ADMISSÃO - Antes do início da prestação de trabalho ou nos 15 dias seguintes. PERIÓDICOS OCASIONAIS - Se as alterações nos componentes materiais de trabalho afetarem a Saúde do trabalhador ou existir ausência deste por AT/DP por período > 30 dias. Anuais - Para menores de 18 e maiores de 50 anos. Bianuais – Para os restantes trabalhadores. Promoção da SST na Administração Pública Central Serviço de Saúde Ocupacional Atividades Nucleares

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Consulta, informação e formação

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Consulta e participação O empregador deve consultar por escrito, pelo menos uma 1x ano, os trabalhadores/representantes sobre: A modalidade dos serviços de segurança a adotar; A adoção de medidas de prevenção e proteção e o modo de implementação; A designação/exoneração dos trabalhadores responsáveis pela SST, 1 os socorros, de combate a incêndios e de evacuação ; Promoção da SST na Administração Pública Central Serviço de Segurança Atividades Nucleares

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO (Regime específico, Art.º 5 da 102/2008, remete para a 503/99)  Obrigação de reparação  Participação (impressos próprios)  Registo e analise  Proposta de medidas corretivas  Obrigatoriedade de comunicação dos acidentes ao GEE (sinistralidade laboral setor publico) Tratamento dos Acidentes de Trabalho e das doenças profissionais Promoção da SST na Administração Pública Central Serviço de Segurança Atividades Nucleares

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO  Seja qual for a modalidade a adotar por órgão/serviço na organização dos serviços de SST, deverá existir uma estrutura interna que assegure: 1 os Socorros Combate a Incêndios Evacuação das instalações  Designar os responsáveis por essas atividades. RESPOSTA A EMERGÊNCIA (acidentes, incendio, sismos, etc) SEGURANÇA CONTRA INCENDIO EM EDIFICIOS Promoção da SST na Administração Pública Central Serviço de Segurança Atividades Nucleares

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO A promoção da Segurança e Saúde nas organizações contribui para:  A prevenção de riscos profissionais e desenvolvimento da organização do trabalho  A melhoria das condições de vida e de trabalho  O aumento da produtividade dos trabalhadores  A melhoria dos níveis de segurança e saúde nos locais de trabalho  O reforço do compromisso dos trabalhadores para com a organização Promoção da SST na Administração Pública Central Importância da SST numa Organização

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO  Cria mão-de-obra mais competente e saudável;  Reduz os custos para as organizações e quebras de produção;  Permite que as organizações correspondam às expectativas dos utentes em matéria de SST;  Incentiva os trabalhadores a permanecerem na vida ativa mais tempo. Promoção da SST na Administração Pública Central Importância da SST numa Organização

Observe a imagem (se conseguir encontrar alguma diferença entre estes golfinhos exatamente iguais você sofre de elevados níveis de stresse Obrigada ! Ana Paula Rosa