A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.
Advertisements

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Audiência Pública Senado Brasília – Dezembro de 2014 Tema "políticas públicas de prevenção do câncer de intestino, bem como instruir a elaboração de projeto.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
AIDS Universidade Estácio de Sá Faculdade de Medicina Seminário Integrado – M8 Rio de Janeiro, Outubro de 2007.
Contato Área temática: Saúde Apoio: CENEX HC PBEXT/PROEX Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Medicina 1. Aluno.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
CASOS CLÍNICOS LARINGE. Nome: L.F.A Sexo: F Idade: 3m Menor trazida pela mãe ao ambulatório de Pediatria com queixa de ruído respiratório, o qual foi.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Audiência Pública “Acesso a medicamentos órfãos por portadores de doenças raras” Senador Cícero Lucena.
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
A. Condições de bem-estar familiar A família é reconhecida: Pelo estado; Pelos organismos internacionais; Pela sociedade civil;
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Higiene Segurança e Saúde no Trabalho
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
“Temperos conferem malícia aos pratos. Aromas reavivam lembranças. Distinguir uns dos outros é exercício ao qual o cozinheiro deve dedicar-se para dominar.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Estudo da Doença Definição Classificação Epidemiologia Manifestações clínicas e laboratoriais Diagnóstico e Diagnóstico diferencial Evolução e Complicações.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ANA VALESCA LOTHHAMMER MACHADO ESPECIALIZAÇÃO EM DTM E DOR OROFACIAL OCLUSÃO DENTAL: Uma reflexão crítica dos conceitos passado, presente e futuro  Variabilidade.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
1 INTRODUÇÃO AOS WORKSHOPS TREAT.INFO PARA FACILITADORES.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Trab. Final - Adriana
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Introdução aos Problemas da Neuro-Oncologia J M Bravo Marques Serviço de Neurologia IPO Lisboa, E.P.E.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
L4 Doenças e saúde do sistema nervoso CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
2012. O contexto: instituições de saúde e o processo saúde/doença. Objeto e objetivo.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Prof. Eduardo Breviglieri. Gregor Johann Mendel ( ) Propôs em 1865 as leis básicas da herança Hugo de Vries Carl Eric Correns Eric von Tschermark.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO - MEC Portal de Periódicos Capes PNAS - Proceedings of the.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.

Ataxia é um sintoma. Esse sintoma conciliado com outros factores constitui um grupo de doenças genéticas neuro-degenerativas, que caracterizam-se pela perda progressiva dos neurónios, do cerebelo. As pessoas com doenças do grupo das ataxias apresentam sintomas: ataxia (descordenação e desequilíbrio), disartria (dificuldade na articulação das palavras), dismetria (dificuldade na realização de movimentos oculares para alcançar um alvo), etc. Estes sintomas geralmente resultam na total incoordenação motora e incapacidade física. No entanto, a idade de início dos sintomas, a velocidade de progressão da doença e a intensidade do quadro clínico podem variar bastante entre diferentes famílias e entre pessoas de uma mesma família.

A Associação APAHE tem por objecto social a promoção e a protecção dos interesses das pessoas com ataxias hereditárias. O seu âmbito de acção é nacional. Para levar a cabo o seu objectivo, a associação propõe-se realizar nomeadamente as seguintes actividades: - Apoiar a investigação e aperfeiçoamento de terapêuticas e de cuidados de saúde especializados; - Informar sobre as várias ataxias hereditárias; - Fundar uma casa/lar (centro de respiro), com vista a ao acolhimento temporário dos doentes; - Investigar sob o ponto de vista social, cultural e legislativo; - Etc.

Tipo de actividade (s) que desenvolve (m)? Encontros e divulsão da APAHE  Ataxias hereditárias.

Rara  pouco conhecida; Não haver tratamentos especializados  equipas de apoio multidisciplinares ; Económicos e sociais; Etc. Quais os problemas com que se debatem?

Falta de conhecimento do que é a doença; Qual será o desenvolvimento da doença, uma vez que não tem cura e é progressiva?; Tratamentos, cuidados e apoios. Receios/dúvidas/preocupações manifestadas pelos doentes quanto ao diagnóstico e prognóstico?

Logo após o diagnóstico (Que deve o paciente fazer? Terapias? Quais?) ; Com o passar do tempo: Novos sintomas (dado a evolução da doença) ; Surgimento de novas terapias (dado a evolução da ciência). Num contexto de doença, quais os momentos considerados relevantes para o estabelecimento de um diálogo mais estreito com os clínicos e/ou especialistas das várias áreas