Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Considerações Preliminares Assim como o estudo sobre o funcionamento do capitalismo, o entendimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Administração Estratégica Conceitos
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
Administração Estratégica
Estratégia Empresarial
Diversificação como estratégia de crescimento
Movimentos Internacionais de Fatores
Concorrência e Inovação
Administração – Principais correntes
Teoria Neoclássica da Administração
Fundamentos de Economia
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Terceirização:Ferramenta para a Reestruturação Produtiva
Administração Geral - Aula 05
CRÍTICA À ECONOMIA CLÁSSICA
Conceitos e Perfil do Profissional
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Uma definição de conflito nas organizações
UM ENFOQUE RACIONALISTA ALTERNATIVO
A globalização econômica nos anos 1990
Introdução Ao Marketing
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
A Liderança orientada para Tarefas
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Seminário Avançado - Eletiva A
Abordagem Comportamental da Administração
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Formulação de Estratégia
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Balanced Scorecard.
Avaliação de Desempenho
REPRESENTAÇÕES DE INTERESSES, FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E HEGEMONIA
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Gerenciamento das Informações
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Economia Conceitos Básicos.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
INTRODUÇÃO O mundo atualmente está cada vez mais desafiador. As mudanças ocorrem rapidamente e a todo tempo. Com isso a globalização se tornou um fenômeno.
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
Sociologia das Organizações
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
Daniel Vital Caldeira Isaut Faasen James Guelph Cirqueira Júnior RACIONALIDADE E ORGANIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS FACES DO ENIGMA Projeto Interdisciplinar IES/FUNCEC.
Transcrição da apresentação:

Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Considerações Preliminares Assim como o estudo sobre o funcionamento do capitalismo, o entendimento dos estudiosos sobre o fenômeno da internacionalização de empresas é fortemente influenciado por suas posições de classe e interesses político-ideológicos. Teóricos burgueses (legitimadores da internacionalização) e teóricos marxistas (críticos do processo de internacionalização) possuem concepções distintas sobre o fenômeno da internacionalização de empresas. Entretanto, há também entre eles uma série de consensos parciais. 1

Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Considerações Preliminares A maior parte dos estudos sobre internacionalização de empresas tem sido realizada no âmbito das escolas de Administração de Empresas. A natureza própria destas escolas, suas abordagens microeconômicas com ênfase na lógica organizacional, tende a produzir uma interpretação enviesada do fenômeno da internacionalização, negligenciando por completo os aspectos críticos deste importante fenômeno econômico. Os perfil destes estudos acaba assumindo um caráter conservador, cuja finalidade é apenas aperfeiçoar um estado de coisas que se supõe irrevogável. 2

Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Conceito de internacionalização De forma ampla e abrangente, a internacionalização pode ser definida como um processo crescente e continuado de envolvimento das operações de uma empresa com países fora de sua base de origem. (Dal-Soto, 2008, p. 02) Internacionalização refere-se a uma situação em que se ampliam as transações com o exterior ou, de forma mais abrangente, Empresas cujas decisões dependem de elementos que estão além das fronteiras de sua sede. (Honorato Teixeira, 2007, p. 50) 3

Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Motivações da Internacionalização Crescimento da empresa e saturação dos mercados nacionais; Competição internacional com empresas de outros países; Controle de mercados e recursos escassos; Diversificação de mercados; Oportunidade de atuar em negócios lucrativos em mercados com fortes taxas de crescimento; Redução de custos de transação; Diminuição dos custos de produção; Vantagens advindas de alianças internacionais. 4

Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Consequências da Internacionalização Aqui reside a grande e mais importante discórdia entre teóricos burgueses e marxistas. Os teóricos burgueses consideram que o processo de internacionalização produz uma melhor alocação dos recursos econômicos e, por isso, reverte-se em benefícios para a sociedade, graças a um sistema de produção muito mais eficiente (produtos melhores e mais baratos). Além disso, não vêm problema nenhum na concentração/centralização de capital posto que, para eles, a supremacia de determinadas empresas sobre outras nada mais sugere que a maior eficiência de umas em relação às outras. 5