7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Jovens e os Media.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Jornalismo científico: tendências recentes José Luís Garcia Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Interação Homem-Máquina
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Plano de Comunicação e Marketing
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Referencial de Competências-Chave
Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
Introdução aos Sistemas Multimédia
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Sou o que sou pelo que nós somos
Referencial de Competências-Chave
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Curso de Educação e Formação de Adultos
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
Análise de sistemas.
Adequação discursiva.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Gabriel Bastos Machado
Perguntas de Modelação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Tecnologias da Informação e Comunicação
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11 1.
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
Letramento Letramentos Educação.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Literacias dos Novos Media
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Escola Secundária de Monserrate
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE TRABALHO
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A escola como agente de socialização
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto privado ( DR1 ) Comunicações Rádio Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais. Operar com as comunicações rádio em contexto doméstico, adequando- se às necessidades de organização do quotidiano e compreendendo de que modo incorporam e suscitam diferentes utilizações da língua. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto privado ( DR1) Comunicações Rádio - Identificar diferentes usos sociais dos telemóveis (idades/profissões); explorar a evolução das tecnologias e reflectir sobre as suas consequências, positivas e negativas, nas relações e práticas sociais; -Identificar os componentes principais do telemóvel e funcionamento das diferentes redes; - Caracterizar a presença de ondas electromagnéticas (radiações microondas). - Reflectir sobre a importância das TIC na organização do quotidiano (telemóvel, agenda electrónica,...); - Identificar e compreender as novas formas de escrita (uso de abreviaturas, símbolo, …); - Explicar de que forma(s) a comunicação pode ser feita usando as novas tecnologias, em contexto privado. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Temas Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Micro e Macro Electrónica Perspectivar a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos e qualificações profissionais. Lidar com a micro e a macro electrónica em contextos socioprofissionais, identificando as suas mais valias na sistematização da informação, decorrentes também da especificidade de linguagens de programação empregues.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional (DR2) Micro e Macro Electrónica -Explorar mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC, como forma de inserção ou reconversão profissional; - Identificar programas/sistemas operativos mais utilizados e apresentar as suas característica, bem como vantagens/desvantagens; - Perceber como funcionam os aparelhos de suporte ás TIC ( ecrãs, scanners, fax, portátil). - Explicar as potencialidades do uso do computador no contexto profissional (sistematização e tratamento de informação; mobilidade de dados, …); - Compreender e utilizar adequadamente as linguagens de programação; - Reconhecer a importância de conhecimentos informáticos na actual organização do trabalho como veículo de comunicação/ interacção com os outros e/ou outras máquinas.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto institucional ( DR3) Media e Informação Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública. Relacionar-se com os mass media, reconhecendo os seus impactos na constituição do poder mediático e tendo a percepção dos efeitos deste na regulação institucional.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional (DR3) Media e Informação -Explorar a importância dos meios de comunicação de massas para a construção da opinião pública; -Reflectir sobre vantagens e desvantagens dos meios de comunicação e informação; -Identificar o papel dos satélites nas comunicações. - Explicar qual a importância dos media na acesso à cultura (meio de recepção e difusão); - Identificar diferentes tipos de textos utilizados pelos media (notícia, crónica, reportagem, entrevista,…) e a sua construção; - Reflectir sobre o poder dos media (argumentação, persuasão e manipulação) e a necessidade da sua regulação através de instituições próprias.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto macro- estrutural ( DR4) Redes e Tecnologias Relacionar a evolução das redes tecnológicas com as redes sociais. Perceber os impactos das redes de Internet nos hábitos perceptivos, desenvolvendo uma atitude crítica face aos conteúdos aí disponibilizados.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- -estrutural (DR4) Redes e Tecnologias - Explorar o impacto e as vantagens/desvantagens da Internet na sociedade actual; - Perceber o funcionamento das redes de internet / intranet ( banda larga, velocidade, ADSL, telefone fixo, etc.). - Explicar de que modo o aparecimento da Internet alterou hábitos pessoais, familiares e sociais, promovendo a cultura (divulgação, visita pela net, …); - Reflectir sobre as formas de utilizar a rede de internet (recolha de informação; produção – site; um artigo; etc.; interacção – participar fórum); - Opinar criticamente sobre os conteúdos disponibilizados na Internet (qualidade, confiança, segurança, …), reconhecendo vantagens e desvantagens na sua utilização;