KLAIDE ELAINE DE ALMEIDA SOUZA ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS MEDIAÇÃO EM CONFLITOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Advertisements

Demais benefícios de titularidade do segurado no RPPS Federal
Regime Geral de Previdência Social – RGPS x Regimes Próprios de Previdência Social RPPS Delúbio Gomes Pereira Silva Capão do Leão - RS Outubro de 2015.
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
E uma prestação em dinheiro paga mensalmente a portadores de uma deficiência, física, orgânica, sensorial, motora ou mental, que não lhes permita exercer.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Serviço Público FederalFiscalização de Contratos Contratos Públicos Fiscalização de Documentação para Atesto de Notas Fiscais.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO REFORMULAR A LEGISLAÇÃO PARA PROTEGER A SAÚDE DO TRABALHADOR.
Equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS Marcello Lourenço de Oliveira Maceió-AL, 22 de junho de
“Art A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
Reformas Constitucionais: Concessão e Atualização de Benefícios Previdenciários Fábio Souza Facebook/prof.fabiosouza.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA BPC versus TRABALHO Audiência Pública 06/06/2011 Câmara dos Deputados - Comissão Direitos Humanos e Minorias Maria Aparecida Gugel.
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO, SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO E ENVIO DE RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA NO ICS. 1. CADASTRAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA.
SAÚDE DO SERVIDOR  Afastamentos  Readaptação  Aposentadoria.
ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM LEI Nº 884/ 1969.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
IDOSOS Abençoados por Deus, bonitos por natureza e protegidos pela legislação brasileira.
Marcelo Guerreiro Juiz Federal TRF 2. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
1. POLÍTICA E ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR  Diagnóstico dos serviços de saúde em âmbito nacional  Sistema de Informações – SIAPE SAÚDE  Perícia.
Flexibilidade do tempo de trabalho. Tempo de trabalho Tempo de trabalho: qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a actividade.
1 CONTROLE E REGISTRO DE FREQUÊNCIA. 2 Fundamento Legal Fundamento Legal Lei Complementar n. 7/1996 Art. 55. A jornada de trabalho do servidor público.
Comissão do Concurso PresidênciaDGP Medicina do trabalho Assessoria de Segurança DGEControladoria Início Publica o resultado final do concurso no Diário.
Proposta do ANDES-SN. ANTECEDENTES PUCRCE E CONSTITUIÇÃO 88.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Conselho de Direitos – Competências. Orgão administrativo, não jurisdicional, permanente e autônomo, colegiado, criado pelo ECA, com o dever de zelar.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
REFORMA ELEITORAL Dr. WESLEY RICARDO N CHAVES site:
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
1 Previdência Social Audiência Pública sobre a PEC nº 556/2002 que dá nova redação ao artigo 54 do ato das disposições constitucionais transitórias da.
PROGRAMA DE DESPACHOS E RECURSOS (PDR) Julio Massao Yoshida Procurador Federal
Contestação do NTEP Curso Pré-Congresso de Nexo Técnico e Vistoria ao Ambiente de Trabalho 28/04/2009 Bruno Gil de Carvalho Lima SGBENIN/GExSal.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
AVANÇOS DO PL 4330 de 2004 CDEIC - Aprovado com Substitutivo CTASP - Aprovado com Substitutivo Comissão Especial – Aprovado com Substitutivo 23 de novembro.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Previdência Complementar. Economus BD com déficit equacionado e déficit adicional em torno de R$ 90milhões (valor dezembro /08) BD com déficit equacionado.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
2/6/2016 Regime de Trabalho 1 Regimes de Trabalho e Afastamento Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Comissão Permanente de Avaliação UNESP2009.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
CARTÃO de AUTORIZAÇÃO CONDICIONADA de CIRCULAÇÃO na COVA da IRIA nos Períodos de maior Peregrinação Fátima, 20 de Abril de 2010 APRESENTAÇÃO do CARTÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
O que é o PIBIC-EM? É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Tem por finalidade integrar estudantes do ensino.
Faculdade de tecnologia e ciências
LEI /2015 “ASPECTOS JURÍDICOS DA APLICAÇÃO DOS EXAMES TOXICOLÓGICOS NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE” SINDISAN 13/04/16.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA FALÊNCIA.
Unidade III – Regime Geral de Previdência Social – Características e sujeitos. 2.Beneficiários (cont.). 4.Dependentes 5.Qualidade de segurado – instituição,
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
Professor Armando Takeo
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
QUADRO DOS AGENTES VISTORES APRESENTAÇÃO - QAV (Lei nº , de 1º de abril de 2016) Abril de 2016 Prefeitura do Município de São Paulo – PMSP Secretaria.
1 PODER DE POLÍCIA 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
Transcrição da apresentação:

KLAIDE ELAINE DE ALMEIDA SOUZA ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS MEDIAÇÃO EM CONFLITOS

DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS E DIREITOS ESTATUTÁRIOS Lei Complementar nº 027, de 04 de janeiro de 2006 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Porã – MS - dispõe sobre seu Regime Jurídico e dá outras providências. Lei Complementar nº 42, de 19 de dezembro de Reestrutura o Regime Próprio de Previdência social do Município

O Regime Jurídico Estatutário se constitui no conjunto de direitos, deveres, proibições e responsabilidades estabelecidos em consonância com os princípios constitucionais (...) O PREVIPORÃ tem por finalidade básica proporcionar aos seus segurados e dependentes o amparo da previdência social assegurada constitucionalmente aos servidores públicos.

Lei Complementar 027 Nomeação Posse Estágio Probatório – período de 3 anos – avaliações semestrais. Estabilidade – término do estágio probatório Perda da estabilidade mediante processo administrativo – com direito a ampla defesa; Reprovado em estágio probatório – resultado de avaliação periódica;

Capitulo III – DAS LICENÇAS I – para tratamento de saúde – até três mensais; II – por motivo de doença em pessoa da família; III – à gestante ou adotante; IV –paternidade – 08 dias consecutivos; V – para prestação de serviço militar; VI – para acompanhar cônjuge; VII – para atividade política; VIII – para o trato de interesse particular – TIP – 24 meses a cada 05 anos – somente será concedida nova licença depois de dois anos do término da anterior; IX - para exercício de mandato classista (sindicatos); X – para estudo

LICENÇA ACOMPANHANTE lei complementar nº 027 artigos 102 e 103 pessoas da família – pais filhos (até 21 anos) e cônjuge desde que inscritos como dependentes na previdência social; para outro grau de parentesco desde que comprovada a necessidade de sua assistência pessoal; comprovar a necessidade e que essa não possa ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo;

Até três dias atestado médico na escola (cópia) e na SEME (original) para Klaide ou Cristiane – declaração da necessidade e comprovação dos requisitos; A partir de quatro dias no PREVIPORÃ; Comprovar os requisitos, passar pela perícia médica e psicossocial (acima de sete dias); Retorno para o chefe e posteriormente para Secretaria de Administração;

Parágrafo único – Em cada período de cinco anos o servidor só poderá beneficiar-se de, no máximo, vinte e quatro meses de licença, seguidos ou intercalados.

Art. 103 – A licença por motivo em doença em pessoa da família será concedida após inspeção médica oficial e observadas as seguintes condições, relativamente a um período base de cinco anos: I – com vencimento do cargo efetivo, até seis meses; II – com dois terços do vencimento, se entre seis e doze meses; III – sem vencimento de 12 a 24 meses.

READAPTAÇÃO REDUÇÃO DE ENCARGOS DIVERSOS DAQUELES QUE O SERVIDOR ESTIVER EXERCENDO, RESPEITADAS AS ATRIBUIÇÕES DO CARGO QUE OCUPA; NÃO ACARRETARÁ REDUÇÃO NEM ELEVAÇÃO DO VENCIMENTO BÁSICO DO SERVIDOR; DEPENDERÁ DE PRÉVIA INSPEÇÃO MÉDICA DO PREVIPORÃ E HOMOLOGAÇÃO DA JURÍDICA; PROVISÓRIA OU DEFINITIVA. TEMPORÁRIA PERDE TEMPORARIAMENTE E DEFINITIVA PERDE DEFINITIVAMENTE A LOTAÇÃO. RESOLUÇÃO º 002, DE 24 DE JANEIRO DE 2013.

DO PLANO DE BENEFÍCIOS – LEI C. Nº Lei Previdenciária Aposentadoria por invalidez comum e acidentária; Aposentadoria compulsória – 70 anos; Aposentadoria por idade e tempo de contribuição – homem 60 e 35 e mulher 55 e 30; Aposentadoria por idade – homem 65 e mulher 60; Mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo em que se dará a aposentadoria; Auxílio doença – remuneração nos primeiros 30 dias responsabilidade do município e após 30 dias do PREVIPORÃ; Salário maternidade. Obs: p/ efetivo magistério menos 05 de idade e tempo de contribuição.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ A aposentadoria por invalidez será precedida de dois anos de licença médica, exceto quando desde a primeira perícia o caso for considerado irreversível

A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade, mediante exame médico pericial, assinado por no mínimo dois profissionais, ou por um perito do trabalho.

O pagamento de benefício de aposentadoria por invalidez decorrente de doença mental somente será feito ao curador do segurado, condicionado à apresentação do termo de curatela, ainda que provisório. As doenças pré existentes não poderão ser alegadas para fins do gozo do benefício de aposentadoria por invalidez.

LICENÇAS MÉDICAS Até três dias apresentar atestado médico na escola, no máximo em 24 horas após a emissão; Período igual ou superior a quatro dias – cópia na escola e original no PREVIPORÃ, até o quarto dia para agendamento de perícia médica; A não entrega do atestado nos prazos acarretará ausência injustificada, com aplicação das devidas penalidades.

O indeferimento de afastamento pela perícia médica implicará falta injustificada; Caso a perícia médica oficial conclua pelo retorno do servidor à sua atividade normal ou pela sua readaptação funcional, o servidor não fará jus à nova licença para tratamento de saúde pela mesma patologia, salvo na hipótese de agravamento que impossibilite o exercício de sua função.

Os atestados médicos são aceitos somente de médicos ou odontólogos; Atestados emitidos por médicos do Paraguay não serão aceitos porque não possuem CRM.

A entrega do atestado médico no PREVIPORÃ, para agendamento de perícia médica, deverá ser feita pelo próprio servidor, somente se o mesmo estiver impossibilitado de fazê-la poderá ser feito por terceiro e o mesmo terá que justificar o motivo do ato da entrega.

No curso da licença para tratamento de doença, o servidor não poderá exercer atividades remuneradas ou outras que prejudique sua recuperação, sob pena de interrupção da licença e perda total dos vencimentos, além de sanção disciplinar.

SERVIDORES CONVOCADOS Não possuem vínculos com o ente público contratante; Contrato temporário; Regime geral de previdência social – INSS; Não poderá ser licenciado ou afastado do exercício do cargo, salvo para tratamento da própria saúde;

Poderá ter no máximo 15 dias de atestado num prazo de 60 (sessenta) dias. Quando os atestados ultrapassarem aos 15 dias, o servidor contratado deve dirigir-se ao INSS, munido do atestado médico, holerite e requerimento de benefício por incapacidade (PREENCHIMENTO DUT) e declaração de contrato da SEME, para obter auxílio doença.

Quando ocorrer casos de duas ou mais licenças consecutivas inferiores a 15 dias, num período de sessenta dias, serão considerados como um único período de afastamento; Os primeiros quinze dias de afastamento serão pagos pelo Município, e a partir do 16º dia pelo INSS; Prazo de carência: 12 meses de recolhimento.

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. - Frases de Gandhi Vencer a si próprio é a maior das vitórias. – PlatãoFrases de Gandhi Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo. Ayrton Senna. OBRIGADA!!!