Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

A Educação do Nosso Tempo
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Curso a Distância Disseminadores de Educação Fiscal.
Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento.
Maio / 2006.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Conceitos de Educação a Distância
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Generalidades sobre e-learning
CIDADE DIGITAL.
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Introdução à Educação à distância
Curso de Capacitação em Educação a Distância
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
Contact Center Modelo: 100% presencial, com metodologia voltada para solução de problemas práticos (webquest)*. Carga horária: 400 horas mais.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso On-line:Dinâmica de Grupo Neuton Gomes Silva.
Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1° Encontro.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Desenvolvedora: Cristina Mattos CURSO ONLINE.
Por Mônica Norris Ribeiro
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler

Inovar a prática de ensino e aprendizagem? Inserir as TICs para atender um perfil de aluno digital? Tendência da aprendizagem? Tendência do mercado? Reduzir custos, proporcionar flexibilidade e mobilidade no ensino? Diversificar o modelo de oferta da IES com os mesmos insumos, variando os processos com menor investimento (mão de obra + tecnologia)? Modernizar o ensino presencial em gestão, processos e metodologias? PORQUE AS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA?

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sala de aula tradicional Baixo uso de tecnologia Aprendizagem Mista ou Blended Learning Uso intermediário de meios tecnológicos - + Alto uso meios de tecnológicos Completamente online, sem o componente face-a-face Aprendizagem Presencial “Offline Learning” Aprendizagem Onnline “Online Learning” Aumento gradativo de meios tecnológicos online e-learning Curso inteiramente entregue por meio de plataforma de aprendizagem eletrônica Curso de uso de pequena participação de tecnologia Fontes: Robin Mason – Adaptado por M.F Marcos Formiga Tendências Aprendizagem

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tendências da Educação Superior Brasileira NMC Report, 2014.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Censo ABED, 2014

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA § 1º Para fins desta Portaria, caracteriza-se a modalidade semi-presencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota. § 2º Poderão ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso. Portaria 4.059/14

PRESENÇA UNIT

Mídias Utilizadas

Desenho metodológico Interações no AVA; Avaliações a distância + presenciais; Plantão pedagógico de processo; Dúvidas técnicas/suporte de forma remota.

Desenho Metodológico

Estrutura de uma disciplina a distância

Inovar com LMS? BrightSpace (D2L)

Interface Personalizável por Curso

APP – Estudar on/off-line

Estatísticas de Acerto de Questões

Correção de Atividades POR VOZ Retorno da correção por áudio ou vídeo Padrões de Correção- Rubricas

Acompanhamento da Aprendizagem - INSIGHTS

Acompanhamento da Aprendizagem

Conteúdo de Reforço e Tutoria Automatizada Tutoria Automatizada Definições da Regra da Liberação do Conteúdo

Agentes Inteligentes Mensagem que será enviada (AVA ou do Aluno) Definições da Regra da Liberação

Disponibilizar Recursos para criação de cursos e disciplinas. O professor encontra um repositório de conteúdo. REPOSITORIOS DE CONTEÚDOS LORDisciplina Estoque de conteúdo reutilização

Qualidade Fonte: Auto avaliação Institucional

OBRIGADA!