7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

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O Referencial de Competências-Chave
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7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto privado ( DR1) Orçamentos e Impostos Organizar orçamentos familiares tendo em conta a influência dos impostos, produtos e serviços financeiros disponíveis. Definir orçamentos familiares e preencher formulários de impostos, dominando terminologias e aplicando tecnologias que facilitam cálculos, preenchimentos e envios. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto privado ( DR1) Orçamentos e Impostos - Gerir o orçamento familiar tendo em conta receitas e despesas para não endividar a família; -Identificar diferentes tipos de créditos (consumo, habitação, automóvel); -Elaborar um orçamento familiar usando conhecimentos de contabilidade. -Elaborar um orçamento familiar, incluindo rubricas relativas a lazer e consumos culturais (livros, cinema, etc.); -Aplicar vocabulário da área financeira (despesa, receita, saldo, IRS, IVA, spread, taxa de juro); -Usar as TIC para elaborar declarações de impostos ou orçamentos privados. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Empresas, organizações e modelos de gestão Interagir com empresas, instituições e organizações, mobilizando conhecimentos de gestão de recursos. Saber adequar-se a modelos de organização e gestão que valorizam o trabalho em equipa em articulação com outros saberes especializados. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Empresas, organizações e modelos de gestão -Explicar o organograma da empresa; -Identificar o tipo de contrato, direito fiscal, recursos humanos e recursos materiais; -Apresentar alguma situação de reestruturação da sua empresa (deslocalização, reformas antecipadas, despedimentos, redução do horário laboral…) e as respectivas consequências. -Reflectir sobre a importância do trabalho em equipa; -Referir de que forma é feita a comunicação entre sectores no seu local de trabalho; -Explicar qual a importância das TIC (telefone, fax, , internet, etc.) para o estabelecimento da comunicação no contexto profissional. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto Institucional ( DR3 ) Sistemas monetários e financeiros Perspectivar a influência dos sistemas monetários e financeiros na economia e na sociedade. Agir de acordo com a compreensão do funcionamento dos sistemas monetários e financeiros (como elemento de configuração cultural e comunicacional das sociedades actuais). Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional ( DR3) Sistemas monetários e financeiros -Explorar a intervenção de instituições internacionais no sistema financeiro (taxa de inflação, défice orçamental, moeda única); - Compreender o sistema monetário e poupança/consumos individuais; -Explorar a necessidade dos diferentes países da UE cumprirem com os critérios do pacto de estabilidade e crescimento. -Reconhecer que investir financeiramente fomenta a produção de mais arte; -Explicar o papel da língua nas transacções económicas (Que língua? O porquê de uma única? Exemplificar); -Reflectir sobre de que forma o sistema financeiro influencia os media (a publicidade, o financiamento do estado, o prime time…). Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Usos e gestão do tempo Diagnosticar os impactos das evoluções sociais, tecnológicas e científicas nos usos e gestão do tempo. Identificar os impactos de evoluções técnicas na gestão de tempo, reconhecendo ainda os seus efeitos nos modos de processar e transmitir informação. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural ( DR4) Usos e gestão do tempo -Comparar tempos de fabrico por processos artesanais (peça a peça) e processos industriais (fabricação em série); -Abordar novos equipamento que permitem fazer uma gestão de tempo eficiente (Aplicações informáticas, CNC, GPS, vídeo conferência, etc.); -Aplicar conhecimentos sobre contabilidade de custos relacionados com o tempo – (custo da hora de trabalho, encargos sociais e amortização de equipamentos). -Relacionar o modo como as evoluções técnicas tiveram, ao longo dos anos, impacto na gestão do tempo (jogos online; reportagens TV via satélite; o directo; a videoconferência,…); -Explicar de que forma as alterações a nível da gestão de tempo vieram introduzir novos termos na língua (comunicação presencial vs à distância; o directo; on line…); -Reflectir sobre como a gestão de tempo está relacionada com o tipo de programas e linguagem utilizada nos meios de comunicação social (tempo de antena, directo, diferido…). Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário