Evidências em Saúde Pública Claudia Pastorello Natália de Aquino Thais Siqueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
Advertisements

Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
DESEMPENHO DE JUÍZES E TRIBUNAIS DA JUSTIÇA ESTADUAL NO BRASIL Adalmir de Oliveira Gomes Professor Adjunto FACE/UnB.
COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO - CGMA INTEGRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES, DADOS E INDICADORES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME.
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Evidências em saúde: o que são, o que podem ser, e de que tipo de evidências precisamos (2ª. Parte) Simone G. Diniz Disciplina de Evidências em Saúde Pública.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
ESTUDO TRANSVERSAL.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Introdução à Administração
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
Para entender o que é política pública Produção cultural
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
Gustavo F. Kaminski Marcelo V. Lazzaris Thomaz P. Meirelles
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo Evidências em Saúde Deborah Delage 01/10/2015.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
E E.C.P.P.A Ensaios Clínicos Condução e Análise Estatística Álvaro Nagib Atallah.
Oficina de Escopo da Ontologia MinC Proposta de pauta Laboratório de Políticas Públicas Participativas Universidade Federal de Goiás 20/01/2016.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Quarta prova do Curso Saúde Baseada em Evidências 2007/ /04/2008.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Viés e Confundimento em Epidemiologia
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
ANÁLISE DE TESE: GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR RODOVIÁRIO BRASILEIRO: O CASO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR- 163 NO ESTADO DO PARÁ TESE DE VANESSA JOSÉ DA ROCHA MESTRADO.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
A EXECUÇÃO DO QREN EM Meta de 20% de execução superada 23% de execução no final de p.p. acima da meta (+642 M€ de fundos e M€ de investimento)
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Fundamentos da Administração
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Comportamento Organizacional
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Fidelidade Rita Roque Nº15439 LECN Didáctica I. Fidelidade de um Teste Será que um aluno apresentaria o mesmo resultado se fizesse um exame em duas ocasiões.
Decisão administrativas: razão e intuição
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Evidências em Saúde Pública Claudia Pastorello Natália de Aquino Thais Siqueira

Evidências em Saúde Pública, o que são? “O cuidado à saúde baseado em evidências é uma combinação da melhor evidência de pesquisa, da experiência profissional de saúde, e dos valores do paciente.” ->Pode ser considerada a arte de avaliar e reduzir a incerteza na tomada de decisão em Saúde.

Origens do Movimento por Evidências em Saúde ●Archie Cochrane ●Estudos Randomizados ●Iain Chalmers ●Revisões Sistemáticas e Metanálises ●Papel da População

O que é um “viés” e “minimização de vieses”?

O que é um viés? Na literatura leiga, um viés é definido como “o meio furtivo, escondido, de obter ou fazer concluir algo.” (Houiass, Villar, & Franco, 2001) Um viés é uma inclinação do pensamento, uma predisposição, um olhar parcial sobre a realidade. Na pesquisa em saúde, um viés é definido como qualquer fator ou processo que tende a desviar sistematicamente os resultados ou conclusões de um estudo para dada direção. (Jadad e Enkin, 2007)

Minimização de Vieses Não devemos associar, entretanto, o viés com uma tentativa maliciosa para distorcer os resultados de um estudo. Um viés pode ser introduzido em uma pesquisa deliberadamente, porém podemos supor que é involuntário na maioria dos casos, e que os pesquisadores não os reconhecem facilmente. (Jadad e Enkin, 2007) Os esforços de minimização de vieses devem considerar o conjunto de vieses; o que exige o relato transparente do desenho da pesquisa, as fontes de financiamento e os potenciais conflitos de interesse.

Em 1980, os pesquisadores que encontraram uma taxa de mortalidade maior entre pacientes cardíacos tratados com uma classe de antiarrítmico não publicaram seu estudo, considerando que este resultado fora aleatório. Posteriormente, foi descoberto que estas drogas realmente levavam a um aumento da mortalidade em pacientes cardíacos. Em 1993, os pesquisadores reconheceram que esta não publicação "foi um bom exemplo de 'viés na publicação'"; eles admitiram que se tivessem relatado suas descobertas há 13 anos, poderiam ter salvado vidas. Viés de Publicação: Estudos com resultados positivos são mais suscetíveis de serem aceitos para publicação que estudos com resultados negativos.

Leituras Complementares Saúde Baseada em Evidência Saúde Baseada em Evidências (SBS), Ministério da Saúde. Acessado em 09 de Agosto de 2015 Viés e Minimização de Vieses O viés na publicação e nos relatórios e seu impacto na publicação de pesquisa. Acessado em 10 de agosto de