A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimentos da Psicologia
Advertisements

Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Influências Filosóficas (ocupa-se do pensar e do conhecer)
(A psicologia da Forma)
Gestaltismo ..
Psicologia da Gestalt – protesto contra Wundt na Alemanha
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Psicologia da Educação (Filosofia)
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
A psicologia ou psicologias Gilmaro Nogueira. Ciência e senso comum  Psicologia do cotidiano – psicologia do senso comum  Senso comum – conhecimento.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Adaptação do capítulo 1 do livro “O que é fenomenologia” de André Dartigues ProfªEsp. Alexandra Fernandes Azevedo Conceitos da fenomenologia.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Psicologia Comportamental Alunas: Fabiana Ferreira Fernanda Bergemann Maria Cristiane Alves Nissély Modolo Samantha Bastos.
Teoria Geral de Sistemas
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Edgar Willems Edgar Willems ( ), nascido na Bélgica e radicado na Suiça, foi aluno de Émile-Jaques- Dalcroze e Mme. Lydia Malan. Uma vez estabelecida.
O maior instrumento de poder de que se tem notícia se encontra dentro de nós: o nosso pensamento.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
Indicadores de Saúde Conceito
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Oficina Reações Químicas
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga

C ONTEXTUALIZANDO : WUNDT (1832 – 1920) -Fundador da Ciência experimental da Psi. -Objeto de Estudo da Psi – A CONSCIÊNCIA -Método: Introspecção com ênfase nas capacidades sensoriais / percepção -Atomissista / Associacionista -Experiência Imediata: atem-se às características sensoriais -Experiência mediata: tem significados e interpretações

O QUÊ VOCÊ VÊ ? Vermelho Verde Pedaços que se soltam Cheiro Macio espinho

A CONSCIÊNCIA (W UNDT ) Associação de “partes” Significado FLOR

T ITCHENER (1867 – 1927) Aluno de Wundt Formula a 1ª Escola americana de pensamento da Psicologia ( O Estruturalismo ) CONSCIÊNCIA: a soma das nossas experiências num dado momento de tempo MENTE: A soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida

B EHAVIORISTAS (EUA) Eliminam os conceitos mentalistas. Não consideram a necessidade de falar em CONSCIÊNCIA G ESTALTISTAS ( ALEMANHA ) Crítica ao atomicismo / elementarismo de Wundt Aceitam o valor da CONSCIÊNCIA mas se negam em analisá-la em elementos / fragmentos

P RIMÓRDIOS DA TEORIA DA G ESTALT (1909 – 1915) ALEMANHA Movimento fenomenológico na Psicologia (descrição imparcial da experiência imediata tal como ela ocorre. Recebe influência da Física (iniciadas no séc. XIX) - menos atomicista - reconhecimento e aceitação de campos de força (correntes elétricas, magnetismo)

“desde então, a Psicologia da Gestalt se tornou uma espécie de aplicação da física dos campos a partes essenciais da Psicologia” (köhler, 1969, p.77)

P RINCIPAIS TEÓRICOS : Max Wertheimer (1880 – 1943 ) Kurt Koffka (1886 – 1941) Wolfgong Köhler ( )

W ERTHEIMER Artigo (1912): “Estudos Experimentais da Percepção do Movimento” Elabora o primeiro movimento formal da Psicologia da Gestalt. Os gestaltistas acreditam que há mais coisas na percepção do que veem os nossos olhos, que a nossa percepção vai além dos elementos sensoriais, dados físicos básicos fornecidos pelos órgãos dos sentidos.

P RINCÍPIOS GESTALTISTAS DA P ERCEPÇÃO : Wertheimer(1923): Propôs que percebemos os objetos da mesma maneira como percebemos o movimento aparente, isto é, como totalidades unificadas, e não como aglomerados de sensações.

P RINCÍPIO DA P ROXIMIDADE :

P RINCÍPIO DA CONTINUIDADE :

P RINCÍPIO DA SEMELHANÇA :

P RINCÍPIO DA COMPLEMENTAÇÃO :

P RINCÍPIO DA SIMPLICIDADE ( BOA FORMA ) Simétrico, simples e estável

F IGURA / FUNDO :

A Gestalt encontra nestes fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano. Meio Geográfico: meio físico Meio comportamental: resultante da interação do indivíduo com o meio Força do campo psicológico: tendência em “juntar” os elementos. Insight ou introvisão: apreensão ou compreensão aparentemente espontânea e imediata de relações.

W OLFGONG K ÖHLER Experimentos com macacos: ( Insight )

Nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma tão clara que permita sua percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem, porque não permitem uma clara definição da figura- fundo, impedindo a relação parte/todo

T EORIA DE C AMPO DE K URT L EWIN (1890 – 1947) Espaço Vital: a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo no momento Campo Psicológico: leva-se em conta não apenas o indivíduo, mas a totalidade dos fatores presentes Realidade fenomênica: meio comportamental da Gestalt, ou seja a maneira particular como um indivíduo interpreta um situação (mais que oercepção psicológica, mas características de personalidade, emoções, passdo, sonhos, etc.) Expressão na psicologia Social e de Grupo.

E XERCÍCIO : Ligue os 4 pontos com apenas 3 retas, sendo que não podemos retirar o lápis do papel.