Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desemborrachamento de Pistas de Pouso e Decolagem
Advertisements

Adriana Naomi Oshiro Beatriz Helene Xavier
REGULAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA NO BRASIL
Destaques e Perspectivas da Regulação em 2012
1.
AEROPORTO INTERNACIONAL
O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos
Aviação Civil S I S T E M A S AEROPORTUÁRIOS.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Estrutura de um Processo de Licenciamento
UFRJ – 28 de Setembro de 2006 A Atividade de Controle do Trafego Aéreo no Brasil: Uma Abordagem Ergonômica das Demandas e Perspectivas na Área de Treinamento.
DAC – IAC V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
Transporte Aéreo na Amazônia Legal Secretaria de Aviação Civil
1. Segurança nos Aeródromos de Pequeno e Médio Porte na Região Amazônica Alexandre Gomes de Barros, Diretor 31/03/2009.
Os (10) desafios da regulação no Brasil
INFRAERO EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Código Brasileiro de Aeronáutica
José Gabriel Assis de Almeida
PLANOS AEROVIÁRIOS ESTADUAIS
Modais de Transportes e Seguros Internacionais
direito aeronáutico e a aviação de segurança pública
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
A Prevenção de Acidentes e o Panorama Estatístico
São José dos Campos, 20 junho 2010
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Logística Brasileira - Realidades
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Wilson Rocha Gomes Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
T R A N S P O R T E AÉREO.
MÓDULO VII – Airport Safety
D I R E I T O A E R O N Á U T I C O Aeródromos & Aeronaves.
Capacidade do Lado Aéreo de um Aeroporto Referência: Capítulo 10
O Panorama da Aviação de Instrução e a Segurança Operacional na Aviação de Instrução Visão do Regulador.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
UNCTAD REGIONAL CONFERENCE NOVEMBRO/2003
Proposta de regulamento Brasília, 2 de setembro de 2015
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Superintendência de Gestão Operacional – DOGP Plataformas Elevatórias - Ambulift DIRETORIA DE AEROPORTOS JOÃO MÁRCIO JORDÃO.
Tarifas Aéreas Marcelo Pacheco dos Guaranys Diretor-Presidente da ANAC Brasília, DF, 25/11/2013.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
30/Abril/2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados.
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Cenário do Transporte aéreo no Brasil
FLORIANÓPOLIS Novo Terminal de Passageiros
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
23 de Junho de 2015 Brasília - DF Wilen Manteli Diretor Presidente- ABTP “Audiência pública da Comissão de Viação e Transportes - CVT - da Câmara dos.
SEMINÁRIO SOS BR-116 ATM - FETERGS. SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações Gerais da BR -116: Trânsito superior a veículos/dia Trânsito superior.
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SOBRE A ÓTICA DA SAN CONTRIBUIÇÕES AOS PROJETOS DE LEI Nº 672, 675 e 738/2015.
Concessões Aeroportuárias Marcelo Guaranys Diretor-Presidente Brasília-DF, 10 de julho de 2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Viação e Transportes.
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
Missão: Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem-estar da sociedade.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Elton Carioni Carsten Eleições Fluxo do processo Arrecadação de recursos Realização de Gastos Sobras ou dívidas de campanha Prestação de contas.
Acompanhamento pelo TCU da outorga do serviço de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP) Audiência Pública da Comissão.
Aviação Geral Óbices ao Desenvolvimento. A Aviação Civil tem muitos segmentos... Aviação Privada Táxi Aéreo Serviços Aéreos Especializados Aviação Agrícola.
Comissão de Viação e Transportes Câmara dos Deputados Acompanhamento pelo TCU da outorga do serviço de transporte público de passageiros por meio de Trem.
AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO COMBATE A VETORES. QUEM SOMOS - SINDAG o 25 anos em 2016; o Atuação em todo o território nacional; o 125 empresas associadas; o Total.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÔMICA E ACOMPANHAMENTO DE MERCADO AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão da Amazônia, Integração.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
JUNHO 2016 SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Secretaria de Aeroportos Departamento de Gestão PROFAA PROGRAMA DE AVIAÇÃO REGIONAL.
Plano de Aviação Regional
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012

REUNIÃO ORDINÁRIA Tema: Discutir a situação da aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste.

Objetivo Apresentar as principais características sobre infraestrutura aeroportuária utilizada pela aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste, tendo como foco a regulação e a fiscalização exercidas pela ANAC.

Roteiro Introdução Panorama Geral Infraestrutura aeroportuária utilizada pela aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Desafios

Introdução

FOCO PRINCIPAL: SEGURANÇA OPERACIONAL (SAFETY E SECURITY)

Roteiro Introdução Panorama Geral Infraestrutura aeroportuária utilizada pela aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Desafios

Panorama geral AERÓDROMOS / AEROPORTOS AERÓDROMO É TODA ÁREA DESTINADA A POUSO, DECOLAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE AERONAVES AEROPORTO  TODO AERÓDROMO PÚBLICO  INSTALAÇÕES E FACILIDADES AERÓDROMOS CIVIS MILITARES Públicos Privados Sua abertura ao tráfego depende de homologação Sua utilização depende de registro Obs: vedada a exploração comercial

Panorama geral Aeródromos públicos cadastrados: 720 aeródromos. Aeródromos privados cadastrados: 2697 aeródromos e 208 helidecks. Valorização da aviação regional pelo Governo Fator de integração nacional Demanda crescente por aviação nos últimos anos Pluralidade de empresas aéreas voltadas para a aviação regional Saturação dos grandes aeroportos Fundo Nacional de Aviação Civil, especialmente o Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (PROFAA)

Panorama geral

Roteiro Introdução Panorama Geral Infraestrutura aeroportuária utilizada pela aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Desafios

Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste IAC A RES, de jun Controle de Acesso às Áreas Restritas de Aeródromos Civis Brasileiros com Operação de Serviço de Transporte Aéreo. Resolução ANAC 63, de nov.2008: Aprova o Programa Nacional de Instrução em Segurança da Aviação Civil - PNIAVSEC.

RBAC 154, de 2009: Projeto de Aeródromos Resolução ANAC 115, de out.2009: Estabelece critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC), no âmbito da ANAC. Resolução ANAC 153, de jun.2010: Dispõe sobre a aprovação de Planos Diretores Aeroportuários. Resolução ANAC 158, de jul.2010: Autorização prévia para a construção de aeródromos e seu cadastramento. Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Pontos comuns na regulação normativa : Flexibilidade dos requisitos, tratando os aeródromos de menor porte de forma diferenciada. Há um limite intransponível na regulamentação produzida para a infraestrutura aeroportuária: a SEGURANÇA OPERACIONAL! Revisão constante da regulamentação oriunda do extinto Departamento de Aviação Civil (DAC). Impacto regulatório. Harmonização com os requisitos constantes de legislação internacional. Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Fiscalização de infraestrutura aeroportuária : Equipamentos de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita em quantidade reduzida ou até ausência de equipamentos; Cerca de segurança rompida, permitindo o acesso de pessoas e/ou animais não autorizados; SESCINC deficiente; Pessoal da administração sem capacitação técnica; Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Fiscalização de infraestrutura aeroportuária : Pavimento da pista de pouso e decolagem comprometido; Sinalização horizontal desgastada; Ausência de sinalização vertical; Drenagem insuficiente; Pessoal técnico dos Estados e Municípios sem capacitação técnica específica para infraestrutura aeroportuária; Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Fiscalização de infraestrutura aeroportuária : Faixa de pista comprometida por obstáculos, principalmente vegetação; Terminal de passageiros incompatível com os requisitos mínimos de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita; Presença de obstáculos na circunvizinhança dos sítios aeroportuários; Desconhecimento dos administradores aeroportuários ou conveniados sobre a possibilidade do pedido de isenção de requisitos; Descontinuidade do processo de fiscalização aeroportuária por parte dos administradores aeroportuários; Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Trincas no pavimento do pátio de estacionamento de aeronaves Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Trincas no pavimento da pista de táxi Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Faixa de Pista de Pouso e Decolagem Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Caixa de passagem com batente acima da cota nula dentro da faixa de pista. Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Marcas de sinalização de cabeceira da pista de pouso e decolagem desgastadas. Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Indicador de direção de ventos (biruta) Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Empoçamento de água na pista de pouso e decolagem Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Valas de drenagem com vegetação Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Cerca patrimonial rompida Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Incursão em pista Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Carro Contra-Incêndio estacionado fora do sítio aeroportuário Infraestrutura aeroportuária utilizada na Amazônia Legal e na Região Nordeste

Roteiro Introdução Panorama Geral Infraestrutura aeroportuária utilizada pela aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Desafios

Contínua revisão da legislação regulatória, tendo a premissa de avaliar o impacto regulatório e a aplicabilidade aos diversos aeródromos. Definição dos aeródromos a serem utilizados pela aviação regional Profissionalização da administração aeroportuária Investimentos na infraestrutura aeroportuária, em especial na manutenção e operação.

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Pitagoras