EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Projeto - A escola e o meio ambiente
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Plano de Trabalho Docente
2º encontro – Professores Maio de 2012
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA EMEF ”SÃO VICENTE DE PAULO”
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
Nelma Cristina de Carvalho
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O uso dos softwares nas escolas
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O mundo inteiro vai ver Maranguape com bons olhos.
Interdisciplinaridade
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Projeto de Informática Educacional
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
PROJETO DE PESQUISA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
ABINV-2013 Seminário UCA EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar Supervisão: Flávia M G Fung.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
NIED - UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire M. Elisabette B. B. Prado João Vilhete.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CONCEPÇÕES PARA CIÊNCIA MÉTODO CIENTÍFICO PESQUISA Dados das Escolas APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO (AbINV) – III Seminário de Acompanhamento e Avaliação.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura Municipal de Campinas - EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar Valéria Alves dos Santos Salgado Prefeitura Municipal de Campinas - EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar PÚBLICO: Alunos do 5º ano A e B da EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar”, situada no Parque Dom Pedro II em Campinas, SP. PROBLEMA: Água: de onde vem e para onde vai? Por que economizar? HISTÓRICO: Iniciamos essa pesquisa partindo de alguns questionamentos. Em seguida foram levantadas as hipóteses dos alunos sobre o problema. Essa pesquisa tem como objetivo investigar a importância da água em nossas vidas, como ela chega em nossas casas e o seu destino, conscientizando os alunos sobre a conservação, preservação, recuperação dos recursos hídricos, desperdício e redução do consumo de água. Através do projeto foi possível integrar todas as disciplinas do currículo, portanto foi um trabalho interdisciplinar, onde os alunos pesquisaram e produziram conhecimento. “Conhecimento precisa ser “feito”, não apenas escutado e reproduzido. O aluno comparece, não para receber algo já pensado e pronto por parte do professor, mas para participar da engrenagem indomável do conhecimento, construindo aí sua cidadania apta a intervir em seu destino e no da sociedade”. ( DEMO, 2004) RESULTADOS Durante a pesquisa ficou notório que é possível integrar atitude científica, tecnologia e sustentabilidade, envolvendo todas as disciplinas do currículo,, por meio do laptop UCA (Um Computador por Aluno) que se tornou um facilitador para a realização da pesquisa. Partindo das informações coletadas e analisadas, os alunos perceberam o caminho das águas e sua importância no planeta. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Referências Bibliográficas: DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes, p CONTATOS: COLETA DE DADOS - Registros por meio de anotações e fotos usando o laptop UCA. - Entrevista com a família através do AUDACITY. -Análise da conta de água. METODOLOGIA _ Pesquisa de campo: Parque D. Pedro Shopping (Projeto Escola), Barco Escola de Americana ( Navegando pelas águas do conhecimento), na própria escola e em casa com a família. -Pesquisa bibliográfica: internet, livros, mapas e revistas. - Pesquisa experimental: noções de medidas e forma, compreensão de conceitos de troca de calor, quantidade de água do planeta. -Palestras: especialista em meio ambiente, matemático e físico. -Vídeos ANÁLISE DOS DADOS -Debates. -Produção de relatórios (Editor de texto) e slides (APRESENTAÇÃO). -Gráficos (PLANILHA ELETRÔNICA). -Elaboração de conceitos sobre sustentabilidade. _Elaboração de problemas partindo da pesquisa de campo. -Produção de programa de rádio para mobilizar a escola e a comunidade ( AUDACITY). -Programa de rádio RadiedUCA ( Que sede!!!): roteiro, vinheta, poesia, música, entre outros. Palestra: uso do laptop UCA para registrar as descobertas Projeto Escola: Analisando o hidrômetro De onde vem as águas do Parque D. Pedro Shopping - Caminho das águasNavegando nas águas da represa de Salto Grande – Barco Escola “Profissional pesquisador é aquele que não faz da pesquisa sua razão maior ou única de ser, mas instrumentação indispensável de aprendizagem permanente. Professor é o “eterno aprendiz”, e só o será se souber pesquisar”. ( DEMO, 2004)