Saída de campo: Descobrir o pirilampo “mágico” Autor/escola:_____________________________________________________ Nível de escolaridade a que se destina:_____________.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO
Plano de Trabalho Docente
Flutuação Líquidos de Enquadramento curricular
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Metodologia Científica
Paraty e Saco do Mamanguá
Desenvolvimento de PROJETOS.
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Este material é parte integrante da disciplina
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Matinha de Queluz Queluz - Sintra
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Planejamento PNAIC 2014.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
ATIVIDADES ORIENTADAS
ZONA INTERTIDAL: WEBQUEST
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Trabalho nas regras ABNT
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Saída de campo: À DESCOBERTA DO SAPAL
Calendário Escola EB 2,3 Dr. Nuno Simões Vila Nova de Famalicão - Braga Natália Ferraz (CFQ e FC); Helena Rego (CN); Sérgio Freitas (GEO e AP). S. Miguel-o-Anjo.
Perguntas de Modelação
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Replicação Metas Curriculares de Português
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Saída de campo: Conhecer e aprender: “Entre dunas” Autor/escola: Escola Básica da Gafanha da Encarnação : Rosa Eduarda Ferreira, Sónia Pequeno, Teresa.
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Saída de campo Explorando o “nosso” cordão dunar. Autores: Otília Bola; Rui Machado; Zélia Carvalho 5.º ano de escolaridade Escola Básica Dr. João Rocha-Pai.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Autor: Marcelio Adriano Diogo
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ Prof Silvia Maria Alves de Almeida DOSSIÊ TEMÁTICO O QUE É? 25/04/2017.
Metodologia da Pesquisa
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Plano de aula cronograma
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura 5º Período Ecossistemas do ES Professor: Danilo 04 de Março de 2013 Ecossistemas do ES.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa em exposições: o caso do GEENF Martha Marandino Fonte: Texto apresentado no ENPEC A ABORDAGEM QUALITATIVA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Saída de campo: Descobrir o pirilampo “mágico” Autor/escola:_____________________________________________________ Nível de escolaridade a que se destina:_____________ PARAGEM N.º 1 - Jardim da Escola Secundária de Vagos [Descrição sumária da paragem ] [FOTOS LEGENDADAS e/ ou esquemas dos ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS] da paragem. No jardim, podemos observar alguns núcleos de uma das nossas orquídeas selvagens (Figura 2) [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] Fotografar, medir, contar o número de indivíduos presentes nos núcleos do “jardim sul” [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] Zona a visitar: breve descrição da zona e localização Caracterização sumária da zona a visitar justificando o potencial da mesma enquanto destino da saída de campo. Os pontos assinalados na figura 1 serão os locais que pretendem explorar. Enquadramento Didático e curricular da proposta: Disciplina(s) e eventualmente áreas Curriculares Não Disciplinares Unidades programáticas das disciplinas e eventualmente de áreas não disciplinares. Objetivos gerais/específicos e/ou competências a desenvolver Questões orientadoras: Como aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaa. Aaaaaaaaaaa? Aaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaa aaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaa aaaaaaaaaaaaaa a aaaaaaaaaaaaaaa a a a ? Atividades prévias: referência sumária Previsão de calendarização: (incluir recomendações se fizer sentido fazê-las) Comportamentos a adoptar pelos alunos: -Lixo -Barulho -Recolha de animais e plantas Duração da saída de campo: X horas... De preferência durante a manhã / tarde; época do ano... Produtos a apresentar para a avaliação: indicar o ou os tipos de produtos a elaborar pelos alunos; formato, trabalho individual ou grupo, prazo de entrega,... (referência sumária) Avaliação: Indicar o que vão avaliar, quando e o tipo de instrumentos vão usar. Tarefa para alunos que não vão à visita: Os alunos que não participarem, devem.... Fontes usadas/ programas informáticos utilizados: Indicar bibliografia ou sites consultados; os programas informáticos utilizados para produzir este trabalho. Exemplo: Livros 1 autor Barbosa, B. (1981)- Carta Geológica de Portugal na Escala de 1/ e Notícia Explicativa da Folha 16-C VAGOS. Serviços Geológicos de Portugal. Lisboa; 2 ou mais autores Cachapuz, A. Praia, J.,& Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em ciência e Ensino das ciências. Lisboa: Ed. Afrontamento Capítulos de livros 1 autor Leite, L. (2001), Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências, in Cadernos didácticos de ciências; org. Helena Valdeira Caetano, Maria Graça Santos. - 2v. (Cadernos didácticos; 1), 79-97; 2 ou mais autores Bernardes, C. Baptista, P. (2011)- Evolução Recente da Barreira Arenosa de Aveiro, in Actas das Jornadas da Ria de Aveiro, Universidade de Aveiro. Aveiro; Artigos de revistas 1 Marquez, A. (2005). El Jardín Botânico como Recurso Didáctico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Vol. 2, ; Referências retiradas da Internet Oliveira, D. (2006), Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º ciclo do E.B, Dissertação de Mestrado (on-line), Universidade de Aveiro ( na Internet em 21 de Fevereiro de 2002). Fig.1 Localização da área a visitar PARAGEM N.º 3 – Rio Boco [Descrição sumária da paragem] [FOTO PANORÂMICA] [FOTOS LEGENDADAS DAS ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS]-TRABALHADO [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] PARAGEM N.º 2 – Cais do Moliço [FOTOS LEGENDADAS DAS ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS]-TRABALHADO [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] Observar a Águia Sapeira (Cyrcus aeroginosus) [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] Binóculos, Folheto com imagem das aves.... PARAGEM Nº 4 – Quinta do Ega [Descrição sumária da paragem] [FOTO PANORÂMICA] [FOTOS LEGENDADAS DAS ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS]-TRABALHADO [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] Fig 4 Rio Boco – Ponte em Ouca Fig.3 Cais do moliceiros Fig.5 Quinta do Ega Fig 2 Serapias parviflora