CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL ARTICULADA DO GUARÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
TÉCNICO EM FINANÇAS (COM ÊNFASE EM OPERAÇÕES BANCÁRIAS) CAMPUS TAGUATINGA CENTRO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
NOVO ENSINO MÉDIO Análise da MP 746/2016. AS MUDANÇAS – JUSTIFICATIVA - IDEB do EM estagnado desde Desempenho de Português e Matemática é menor.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Sistema de avaliação de ensino
Aula 8: Plano Nacional de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação

Arquitetura e Urbanismo Biologia
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Ciência da Computação & Engenharia da Computação
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Programa Mais Educação (Antigo)
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Disciplinas Optativas
Ciência & Engenharia da Computação
Ler e Escrever: Desafio de todos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Aprendizagem de corpo e alma.
Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
1ª Reunião de Pais Ensino Médio
Diploma do Currículo dos Ensinos Básico e Secundário
EE MAJOR JUVENAL ALVIM – EQUIPE GESTORA
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
BNCC: Mais um ataque à Educação!
Reunião de Pais 6º ano/ /11/2015.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL ARTICULADA DO GUARÁ

CEMI - MODULAÇÃO 1 Diretor; 1 Vice Diretor; 2 Supervisores; 1 Chefe de Secretaria ; 5 Coordenadores Pedagógicos Locais; 1 Orientador Educacional; 15 professores de 40 horas semanais para os componentes curriculares da Base Nacional Comum; 10 professores 40 horas semanais para os componentes curriculares específicos da educação profissional; Atende um total de 485 alunos.

Localização das Unidades Escolares Ced 03 CED 01 (1,7 km) CED 02 (3,8 km) CED 03 (0 km) CED 04 (2,7 km) CED 01 - ESTRUTURAL (9,4 km) 21 min 39 min 0 min 33 min 2 horas 7 min 13 min 14 min 17 min 18 min 28 min 38 min

Unidades Escolares Atendidas pelo CEP CED 01 Guará CED 02 Guará CEP CED 03 Guará CED 04 Guará Estrutural

Pensando do Meio Ambiente Instalação de Estações de Bicicletas em cada Unidade Escolar. Menos carros nas ruas, menos poluição. Incentivando hábitos saudáveis.

VISTA AÉREA

BLOCO – SALA DE AULA

ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO – SALAS SUPERIORES

REFEITÓRIO ESCOLAR FONTE: http://paraiba.pb.gov.br

BIBLIOTECA ESCOLAR

TEATRO

QUADRA POLIESPORTIVA

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

O NOVO ENSINO MÉDIO NO GUARÁ O Conselho Nacional dos Secretários de Educação propõe (PL 6840): Um Novo Modelo de Ensino Médio a ser adotado por todas os sistemas de ensino que considera trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional.

Possibilidades da Proposta do Novo Ensino Médio Desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da iniciativa dos estudantes; Respeito aos diferentes tempos de aprendizagem; Prevalência do sucesso sobre o fracasso escolar; Várias possibilidades de arranjos que podem favorecer o sucesso escolar; Expectativa de redução do abandono e da evasão escolar; Oportunidade de renovação e reformulação do Ensino Médio; Integração do Currículo.

Composição de Módulos do Novo Ensino Médio Módulo comum Linguagens Matemática Ciências da Natureza Ciências Humanas Módulo flexível Ambientação Projetos de ensino Base técnica profissional Componentes optativos

Componentes curriculares do Módulo Comum – Carga Horária Total do EM Partes do Currículo Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Total Ensino Médio Créditos Hora-aula Hora-relógio Módulo Comum Linguagens Língua Portuguesa 20 400 333 Educação física 7 140 117 Arte LEM - Inglês 6 120 100 Matemática Ciências da Natureza Física Química Biologia Ciências Humanas Geografia História Filosofia 5 83 Sociologia Total 105 2100 1750

Componentes curriculares do Módulo Flexível – Carga horária total EM Componentes Total Ensino Médio Créditos Hora-aula Hora-relógio Módulo Flexível Ambientação 4 80 67 Projetos de ensino 26 520 433 Componentes optativos 21 420 350 Base técnica profissional 24 480 400 Total 75 1500 1250

Ambientação ao Ensino Médio MÓDULO FLEXÍVEL Ofertada para os estudantes do primeiro e do segundo semestres (2 créditos); Integração e adaptação do estudante à rotina do Ensino Médio.

Ambientação ao Ensino Médio Serão desenvolvidos os temas: MÓDULO FLEXÍVEL Serão desenvolvidos os temas: Apresentação do currículo da semestralidade no Ensino Médio – organização da grade curricular; Apresentação do Ensino Técnico e Profissional ; Técnicas de estudo; Orientação para o PAS, ENEM, vestibular – princípios orientadores dos exames: aspectos pedagógicos, cotas, acesso ao Ensino Superior; Orientação vocacional Ciência Tecnologia Cultura Mundo do trabalho

Projetos de Ensino Nº mínimo de créditos de acordo com o semestre; MÓDULO FLEXÍVEL Nº mínimo de créditos de acordo com o semestre; total de 26 créditos; Especificado no histórico escolar do aluno. Ofertados em forma de: Projetos interventivos; Projetos Interdisciplinares; Projetos Culturais; Projetos Voluntários e Sociais; Projetos voltados aos Exames Externos.

Componentes Optativos Nº mínimo de créditos de acordo com o semestre; Especificado no histórico escolar do aluno. Ofertados em forma de: Disciplinas avançadas (aprofundamento); Educação a Distância; Cursos de curta duração; LEM (Espanhol, Francês, etc.).

Base Técnica Profissional Nº mínimo de créditos de acordo com o semestre; Especificado no histórico escolar do aluno, pode ser aproveitado para o curso técnico subsequente. Ofertados em forma de: Ética profissional; Noções de direito; Noções de administração; Noções de informática; Empreendedorismo; Relações humanas.

Base Técnica Profissional Ensino Médio Educação Profissional Linguagens Matemática Ciências da natureza Ciências Humanas Componentes curriculares específicos Base Técnica profissional Ética profissional; Noções de direito; Noções de administração; Noções de informática; Empreendedorismo; Relações humanas.

Matriz Curricular - Sistema de Créditos Total de créditos no semestre Partes do Currículo Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Matriz Curricular - Sistema de Créditos 1° semestre 2° semestre 3° semestre 4⁰ semestre 5° semestre 6° semestre Créditos Horas-aula Módulo Comum Linguagens Língua Portuguesa 4 80 2 40 Educação física 1 20 - Arte 3 60 LEM - Inglês Matemática Ciências da Natureza Física Química Biologia Ciências Humanas Geografia História Filosofia Sociologia Total de Créditos: Módulo Comum 24 16 14 11 Módulo Flexível Projetos de ensino 6 120 Base técnica profissional Componentes optativos 7 140 Ambientação Total de Créditos: Módulo Flexível 19 Total de créditos no semestre 30

FLUXO DO CURSO – 30 CRÉDITOS SEMESTRAIS 1° semestre 2° semestre 3° semestre 4° semestre 5° semestre 6° semestre 4 Créditos Língua Portuguesa 1 4 Créditos Língua Portuguesa 2 4 Créditos Língua Portuguesa 3 4 Créditos Língua Portuguesa 4 2 Créditos Língua Portuguesa 5 2 Créditos Língua Portuguesa 6 3 Créditos Arte 1 2 Créditos Arte 2 2 Créditos Arte 3 2 Créditos Educação Física 1 2 Créditos Educação Física 2 1 Créditos Educação Física 3 1 Crédito Educação Física 4 1 Crédito Educação Física 5 2 Créditos LEM Inglês 1 2 Créditos LEM Inglês 2 2 Créditos LEM Inglês 3 4 Créditos Matemática 1 4 Créditos Matemática 2 4 Créditos Matemática 3 4 Créditos Matemática 4 2 Créditos Matemática 5 2 Créditos Matemática 6 3 Créditos Física 1 2 Créditos Física 2 2 Créditos Física 3 FLUXO DO CURSO – 30 CRÉDITOS SEMESTRAIS 3 Créditos Química 1 2 Créditos Química 2 2 Créditos Química 3 3 Créditos Biologia 1 2 Créditos Biologia 2 2 Créditos Biologia 3 3 Créditos Geografia 1 2 Créditos Geografia 2 2 Créditos Geografia 3 3 Créditos História 1 2 Créditos História 2 2 Créditos História 3 3 Créditos Filosofia 1 1 Créditos Filosofia 2 1 Crédito Filosofia 3 3 Créditos Sociologia 1 1 Créditos Sociologia 2 1 Crédito Sociologia 3 2 Créditos Projeto de Ensino 2 Créditos Projeto de Ensino 4 Créditos Projeto de Ensino 6 Créditos Projeto de Ensino 6 Créditos Projeto de Ensino 6 Créditos Projeto de Ensino 2 Créditos Base técnica profissional 2 Créditos Base técnica profissional 4 Créditos Base técnica profissional 4 Créditos Base técnica profissional 6 Créditos Base técnica profissional 6 Créditos Base técnica profissional 2 Créditos Ambientação 2 Créditos Ambientação 6 Créditos Optativas 4 Créditos Optativas 4 Créditos Optativas 7 Créditos Optativas

Créditos Comuns x Flexíveis CRÉDITOS COMUNS x FLEXÍVEIS

Educação Técnica Profissional Técnico em Computação Gráfica O estudante que estiver matriculado em um dos cursos técnicos do Centro de Excelência será dispensado dos componentes curriculares optativos e da base técnica profissional. Técnico em Computação Gráfica Componentes Carga horária Módulo Comum 1750 Módulo Flexível (projeto de ensino + ambientação) 500 Educação técnica profissional 1000 Total 3250 Técnico em Enfermagem Componentes Carga horária Módulo Comum 1750 Módulo Flexível (projeto de ensino + ambientação 500 Educação técnica profissional 1200 Total 3450

CEPA (Centro de Excelência Profissional do Guará) Diurno Técnico em Enfermagem (1200 horas) Técnico em Computação Gráfica (1000 horas) Noturno Técnico em Finanças Integrado à EJA (800 horas) Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Mínimo de 160 horas

CEPA (Centro de Excelência Profissional do Guará) 12 salas de aula + 8 laboratórios + 1 auditório 12 salas com 35 estudantes em 3 turnos (Atenderá 2100 estudantes a partir do 2º semestre de 2019) 6 laboratórios voltados para cursos de curta duração (FIC) (Fotografia, informática, etc.) 1 auditório para cursos e atividades diversas (teatro, música, filmes, etc.)

Estudantes Matriculados em 2016 Ensino Médio 1º Ano 2º Ano 3º Ano Total CED 01 Diurno+Noturno 203 138 148 3052 estudantes CED 02 514 351 346 CED 03 Diurno 239 192 145 CED 04 285 112 94 CED 01 – Estrutural Noturno 130 83 72 O CEPA terá capacidade para atender a 55% dos estudantes do Ensino Médio do Guará e Estrutural. total: 3052 estudantes

Estudantes Matriculados em 2016 9º Ano – Ensino Fundamental Total CEF 01 182 1012 Estudantes CEF 02 202 CEF 04 177 CEF 10 61 CED 01 14 CED 03 191 CED 04 185 total: 3052 estudantes

Educação Profissional Técnico de Nível Médio Forma de oferta: Educação Profissional articulada e com currículo integrado ao Ensino Médio. Matrícula: EM: Obrigatória CEPA: Optativa.

Estudantes Matriculados na EJA em 2016 (3º Segmento) Técnico em Finanças Carga horária da EJA: 1200 horas Carga horária do Profissional: 800 horas Carga horária total: 2.000 Noturno Terceiro Segmento – Primeira etapa CED 01 – 203 alunos CED 02 – 514 alunos CED 01 (Estrutural) – 160 alunos Total de alunos = 847 6 turmas de EJA Integrado = (35 alunos) = 210 alunos CED 01 + CED 02 + CED 01 (Estrutural) = 607 alunos (cursar a EJA Regular)

Estudantes Matriculados na EJA em 2016 (3ª Etapa/2º Segmento) Forma de oferta: Integrada CEF 04 122 estudantes CEF 02 Estrutural 189 estudantes CEF 08 112 estudantes

Educação Profissional Técnico de Nível Médio Forma de oferta: Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Matrícula única.

CEPA (Centro de Excelência Profissional do Guará) 3 dias/semana 1200 Horas Técnico em Enfermagem 3 anos Estágio Supervisionado 440 horas Total de 1640 horas

(Idade Mínima 16 Anos – Estágio Pedagógico Supervisionado) Técnico em Enfermagem (Idade Mínima 16 Anos – Estágio Pedagógico Supervisionado)

(Idade Mínima 16 Anos – Estágio Pedagógico Supervisionado) Técnico em Enfermagem (Idade Mínima 16 Anos – Estágio Pedagógico Supervisionado)

Técnico em Computação Gráfica CEPA (Centro de Excelência Profissional do Guará) 2 dias/semana 1000 Horas Técnico em Computação Gráfica 3 anos Prática Supervisionada

1º Semestre - Enfermagem Horário Semanal Azul: turma A Laranja: turma B 1º Semestre - Enfermagem Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 14:00 - 15:00 Ética em Saúde Saúde e Segurança no Trabalho Higiene e Saneamento 15:00 - 16:00 Relações Humanas Introdução a Farmacologia 16:00 - 16:15 Intervalo 16:15 - 17:15 Anatomia e Fisiologia Saúde Pública e Mental- Saúde Pública e Mental 17:15 - 18:15

1º Semestre – Computação Gráfica Horário Semanal 1º Semestre - Enfermagem Verde: turma A Laranja: turma B 1º Semestre – Computação Gráfica Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 14:00 - 15:00 Matemática para Computação Gráfica Processamento Digital de Imagens FIC 15:00 - 16:00 16:00 - 16:15 Intervalo 16:15 - 17:15 Desenho Técnico Introdução à Computação Gráfica 3D 17:15 - 18:15 História e Aplicações da Computação Gráfica

Técnico em Finanças CEPA (Centro de Excelência Profissional do Guará) Seg. à Sex 800 Horas Técnico em Finanças 1200h + 800h = 2000h Prática Supervisionada

Horário (Entrada e Saída) Matutino: 7h30 às 11h45 Vespertino: 14h às 18h15 Noturno: 19h às 23h

Ingresso: a cada semestre Projeção de Turmas Ingresso: a cada semestre Técnico em Enfermagem: 2,5 dias de aulas/semana Técnico em Computação Gráfica: 2 dias de aulas/semana Quantidade de salas: 12 salas Duração do curso: 3 anos

Qtde. de estudantes por turno Projeção de Turmas 2017 2018 2019 Dias de aula Curso Técnico 1º sem. 2º sem. segunda, quarta e sexta Enfermagem 1 2 3 4 5 6 Computação Gráfica terça, quarta e quinta nº de turmas 8 12 16 20 24 Qtde. de estudantes por turno 140 280 420 560 700 840

CEPA (Centro de Excelência Profissional do Guará) Noturno EJA Integrada Atenderá a 420 alunos 12 turmas de 1º Etapa do 3º segment A partir de 2017: Oferta de 25% das vagas no primeiro semestre. Salas remanescentes: cursos FIC`s. Novas turmas a cada 6 meses (continuidade da oferta)