ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - UM ESTUDO APLICADO À CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TECNOLOGIAS DE EAI Manassés Vicente Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Siglas e Sistemas.
Advertisements

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
Sistemas de Informações Sistemas de Informações Empresariais Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO DISCENTE EM DIREITO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: PERÍODO DE 2005 E 2010 Fernanda Bochi dos Santos¹,
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Faculdades Integradas Pitágoras FIPMoc Disciplina: Monografia I Professor : Leandro Luciano da Silva Tema da Aula: ACESSO À INFORMAÇÃO E TÉCNICAS DE PESQUISA.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
Sistema Integrado de Bibliotecas Universidade de São Paulo
Competência no acesso a bases de dados eletrônicas
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
(remover ou substituir) (remover ou substituir)
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Metodologia de investigação
10 passos para um bom levantamento bibliográfico
RELAÇÃO ENTRE OS FATORES DE RECURSOS DE CONSTRUÇÃO QUE AFETAM O CUSTO DO PROJETO Aluno: Michelle Kemper Campos de Melo Profª. Pastor Brasília, 2015.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Derek J. de Solla Price – Science, 1965.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Rudinara Gonçalves¹; Leonardo Bosi Moreira¹; Tassiana Schneider¹;
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Biblioteca Prof. Achille Bassi ICMC
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Recursos de informação Na UAb
Universidade Federal da Bahia
Modelagem de Processos Usando SPEM e BPMN
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
METODOLOGIA DE PESQUISA
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Laboratório – Check List
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
10 passos para um bom levantamento bibliográfico
Organização de um Relatório
Introdução e objetivos
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APLICAÇÃO EM ROBÓTICA Sílvia Ramos Santana, Robson Gonçalves Fechine Feitosa SEMIC Semana de Iniciação Científica do.
Prática Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
Pesquisa Quantitativa
APLICATIVOS CORPORATIVOS
Gestão da Cadeia de Suprimentos
DRP – DISTRIBUTION RESOURCES PLANNING
Planning and Economic Data
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
Complemento :acesso ao portal da CAPES
PROJETO DE TCC APRESENTAÇÃO PRÉ-PROJETO - TCC Tema: Informação e Conhecimento Título: Tecnologia da Informação aliada as Estratégias Competitivas: Estudo.
Desenvolvimento em Camadas
ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS
Trabalho de Conclusão de Curso I
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Decisão Multicritério
CNPq e o Currículo Lattes
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
E. M. Dr. Leandro Franceschini
10 passos para um bom levantamento bibliográfico
ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO Consiste: numa apresentação concisa e objetiva dos pontos principais de uma publicação científica. Proporciona: todas as informações.
Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Recursos de informação Na UAb
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - UM ESTUDO APLICADO À CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TECNOLOGIAS DE EAI Manassés Vicente Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, Universidade Federal Fluminense. Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D.Sc. Universidade Federal Fluminense. Mirian Picinini Méxas, D.Sc. Universidade Federal Fluminense. Valdir Agustinho de Melo, D. Sc. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Paulo Roberto de Sant'Anna, D.Sc. Universidade Grande Rio.

Neste estudo, dois conceitos são abordados para expressar “integração de sistemas de informação”, dada as duas abordagens empregadas em função do negócio das organizações.: a)ERP (Enterprise Resource Planning) refere-se a sistema para o planejamento de recursos empresarias, conhecido no Brasil como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE) ou Sistemas Integrados de Gestão (SIG); b)EAI (Enterprise Application Integration) integração de aplicações empresariais ou integração de sistemas de informação.

De acordo com Hanson et al. (2015), um projeto de EAI não é uma tarefa trivial, devido: a)às aplicações a serem integradas serem operadas em diversas plataformas tecnológicas; b)a elas integrarem aplicações desenvolvidas em diversas linguagens de programação, tais como: C#, C++, Java, PHP, J2EE; c)aos vários tipos de aplicações que precisam ser integradas, aplicações de “caixinha” ou empacotadas, aplicações legadas, aplicações especializadas (CRM, SCM, PLM, APS); d)a essas aplicações estarem geograficamente distribuídas e com isso o fator segurança da informação interfere na complexidade; e)à cooperação e parceria entre empresas concorrentes que geram complexidade na integração dessas aplicações, pois muitas regras de negócios não podem ser expostas, e também a dificuldade da integração devido a formatos e protocolos diferentes. Toda essa dificuldade se aplica também na escolha da tecnologia de EAI adequada para a realidade da organização.

O objetivo da pesquisa: Identificar os critérios utilizados na análise multicritério MCDA (Multi-Criteria Decision Analysis) combinados aos termos ERP e EAI, que empregaram algum método multicritério.

Combinações booleanas: MCDA e ERP e EAI; MCDA e ERP; MCDA e EAI; BORDA e ERP; BORDA e EAI; CONDORCET e ERP; CONDORCET e EAI; COPELAND e ERP; COPELAND e EAI; ELECTRE e ERP; ELECTRE e EAI; PROMETHEE e ERP; PROMETHEE e EAI; REGIME e ERP; REGIME e EAI; MACBETH e ERP; MACBETH e EAI; TOMASO e ERP; TOMASO e EAI; ZAPROS e ERP; ZAPROS e EAI; THOR e ERP; THOR e EAI; TODIM e ERP; TODIM e EAI; VIKOR e ERP; VIKOR e EAI; TOPSIS e ERP; TOPSIS e EAI; VIP ANALYSIS e ERP; VIP ANALYSIS e EAI; VDA e ERP; VDA e EAI; MAUT e ERP; MAUT e EAI; SMART e ERP; SMART e EAI; ANP e ERP; ANP e EAI; AHP e ERP; AHP e EAI.:

Bases de dados acadêmicas: Scopus da ELSEVIER; Web of Science da THOMSON REUTERS; e Scielo. Primeiro semestre de 2015, última atualização em 16 de setembro de Abrangendo todos os anos disponíveis em cada base. Filtro por tipo de documento: artigos.

Refinamento das referências bibliográficas: remoção de duplicidades; remoção por tipo de documento: artigos revisto por pares; descarte de artigos escritos nos idiomas chinês, alemão e francês; remoção dos artigos desalinhados com o tema de pesquisa; descarte das referências que não possuíam o paper disponível para leitura.

A distribuição de registros na Figura 1, em relação ao ano de publicação, demonstra-se que: O ano de 2000 possui o artigo mais antigo indexado na base; Dois ciclos de produção mais significativos: a) 2008 – 2010; b) 2011 – :

Conclusões: Nesse estudo foi pesquisado a integração de três conceitos: ERP, EAI e MCDA. Foram selecionados cinquenta e sete trabalhos publicados entre 2000 e As buscas pelas referências bibliográficas, evidenciaram que o método AHP é o mais empregado. Não foi observada a falta de métodos quantitativos/qualitativos para avaliar sistemas de informação. Há falta de emprego no tocante a EAI e falta também critérios para a escolha da tecnologia de EAI.