Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Advertisements

A Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
Augusto César Soares dos Santos Engenheiro Agrônomo, UFV/1974 Pós-graduação em Gestão Ambiental de Projetos Hidroagrícolas, UFV, Viçosa M. Sc. em Engenharia.
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. PLANOS DE RECURSOS HÍDRICOS.
Saneamento Básico Aula 4
Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA setembro de 2016.
Unidade I. * Processo de urbanização na Amazônia * Cidade, Urbano, Urbanismo, Área Patrimonial * Estatuto da Cidade e instrumentos urbanísticos * O plano.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Situação hídrica do reservatório Epitácio Pessoa Situação hídrica do reservatório Epitácio Pessoa Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba.
Histórico do Transporte Aéreo Regional no Brasil.
UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XXIV – Professor Gedival Sousa Andrade Curso de Bacharelado em Engenharia.
Autores: Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Vera Lucia Nogueira
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Sumário Panorama do comércio exterior brasileiro
2ª Encontro do Fórum de Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do RS
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
II SEMINÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2015
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon
SDM Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
Ciências Naturais 8.o ano de escolaridade
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Autores: Caroline Malaguti Liberalino Gabriel Meneguello Roque
Fábrica de Software.
Legislação - Tecnologia de Alimentos
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Vanessa Fernanda Schmitt Oklinger Mantovanelli Junior
Referência: 31/03/2007 ANEXO I (N.S.).
46ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
Planejamento de estratégias:
Regiões Hidrográficas
ESTADO DA ARTE DO TURISMO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS (RMC) Eixo: Gestão Pública do Turismo
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia e Zoologia Disciplina: ECZ 5113 – Fundamentos de Ecologia.
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA
Gestão de Recursos Hídricos
53ª REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA AFBNB
Ex.nº8: Predição da vazão máxima em pequenas bacias hidrográficas nas regiões Norte e Nordeste do Estado de MG (Área < 50 km2 )         Justificativa.
Proposta da Indústria para desenvolvimento de Projeto de Lei Municipal
PAIR NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS E GRANDES OBRAS
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
Avaliar desempenho de servidores
A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria.
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
Representação em Comitê de Bacia Hidrográfica
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Profas MsC. Luiza Marly Freitas de Carvalho
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
DIÉSSICA TALISSA BURDO TIMÓTEO DA SILVA
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Logomarca da sua Instituição
Avaliar desempenho de servidores
Carla Santos OLIVEIRA1; Sílvio Sampaio ALBUQUERQUE2
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Avaliação dos parâmetros físico-quimicos da água na microbacia hidrográfica do córrego da Aldeia, Fernandópolis-SP Sérgio Luís de Carvalho, Gilberto Alves.
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Cada bacia deve possuir um plano que contemple a solução dos problemas hídricos da área, para um horizonte de vinte anos. Dario Galvão, Felipe Faria e Guilherme Stuart, Felipe D'Agosto Toledo e Marcelo Saad Taulois da Costa PHD – Água em Ambientes Urbanos Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Características da Bacia: A bacia escolhida para a sugestão das ações a serem implementadas é a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Localiza-se nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esta bacia é considerada como uma das mais problemáticas do Brasil, devido à grande urbanização dessa região, aos múltiplos usos da água e a necessidade de uso das suas águas para o abastecimento de uma das áreas mais populosas do país, a Baixada Fluminense.

Localização da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Bacia do Rio Paraíba do Sul

Comitê e Agência da Bacia A bacia do Rio Paraíba do Sul possui um comitê de bacia e uma agência já estabelecidas com a participação da União, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, dos municípios, dos usuários de recursos hídricos e das organizações civis estabelecidas na região.

Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Desenvolver, facilitar e implantar os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos; Implementação e gestão de um Sistema de Informação de Recursos; Cadastramento dos usuários de recursos hídricos; Instituir a cobrança pelo uso da água; Controle quantitativo e qualitativo dos corpos d´água e do seu uso; Criação de formas de conciliar os interesses dos usuários, de forma a assegurar o suprimento para o abastecimento humano e animal; Realizar a gerir as outorgas;

Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Realizar o enquadramento dos corpos d´água; Instituição de comissões fiscalizadoras para que as ações e programas possam ser de fato realizados. Execução de um cronograma de atividades e prioridades. Levantamento da capacidade da bacia; Levantamento da vazão utilizada; Estudo de demanda atual e para os próximos 20 anos em função das perspectivas de crescimento da região; Mapeamento das áreas inundáveis; Estudo de uso e ocupação do solo nas áreas inundáveis;

Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Remoção das edificações situadas nas áreas frequentemente inundáveis; Pesquisa investigativa para identificar focos poluidores; Estudo de qualidade da água – mapeamento por categorias; Estudo de transporte de sedimentos; Trabalho social com a população residente na região dos mananciais (conscientização da população sobre a importância dos mananciais, do meio-ambiente, como preservá-los, etc.) e com a população a ser removida de lá.

Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Equipe de profissionais que estaria envolvida: Advogado, Arquiteto, Biólogo, Economista, Engenheiro, Hidrólogo, Representante da Sociedade envolvida, Sociólogo e Topógrafo;  Técnico especializado em implantação e operação de SIG.