PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Advertisements

PREÇO DE MERCADO.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
1.5 - Efeito Substituição e Efeito Renda
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Esalq/USP Curso de Ciências dos Alimentos Les 144-Introdução à Economia Teoria do funcionamento do mercado.
QUADRO RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADOS BÁSICAS Número de Empresas Diferenciação do produto Condições de Entrada e saída Controle sobre o preço Exemplo.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: FLUXO CIRCULAR DA RENDA A DEMANDA E A OFERTA.
Revisão: Potenciação e propriedades.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FORMAÇÃO DE PREÇOS.  SISTEMA ECONÔMICO - É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. SISTEMA CAPITALISTA ou Economia.
© 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 2 C A P Í T U L O Um Giro pelo Livro.
TEORIA DA DEMANDA E OFERTA. DEMANDA EXERCÍCIO 1: Dada a função de demanda de tilápia: Q T = 50 – 2.P T + 0,4.I + 4.P F  Onde: Q T : quantidade de tilápia;
ZEB-0763 Economia.
Disciplina: Economia Internacional
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Existência de Equilíbrio e convergência
CUSTOS DE PRODUÇÃO Custos de oportunidade: é o custo que não envolve desembolso monetário. Chamado também de custo implícito. Custos contábeis: é o custo.
Fundamentos de Microeconomia
Modelos de Equações simultâneas
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira.
Oferta de Trabalho Aula 1
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Disciplina: Economia Internacional
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
Dependência entre grandezas
Teoria do Custo.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Capítulo 2 Conceito de função
Disciplina: Economia Internacional
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
2012.
Disciplina: Economia Internacional
Determinação da demanda (procura)
PROF. Jaldo Jones Silva Fortes
Disciplina: Economia Internacional
Determinação da demanda (procura)
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
Microeconomia.
Política Cambial Faculdade de Tecnologias de Ourinhos
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
ANÁLISE DA DEMANDA E OFERTA.
Economia Monetária II 16ª aula
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Plasson do Brasil: Crescer é o único caminho ! Franke Hobold.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Análise ESTÁTICA COMPARATIVA
Oferta, Demanda e Políticas do Governo
Objetivo: Derivar e analisar alguns aspectos da demanda de mercado
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
ZEB-0763 Economia Aula 2 – Mercados e Preços
DEMANDA.
OFERTA.
Transcrição da apresentação:

PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado; Mecanismo de mercado “Mão invisível”; Antagonismo consumidor / produto; Compatibilidade entre procura / oferta.

PREÇO DE MERCADO Procura: Oferta: Segundo a teoria da procura, quanto maior o preço do bem menor será a quantidade procurada; Oferta: Pelo inverso, pela teoria da oferta, quanto maior o preço do bem maior será a quantidade oferecida.

PREÇO DE MERCADO Ponto de equilíbrio: Oferta e procura igualam-se.

PREÇO DE MERCADO Preço acima do preço de equilíbrio: Quantidade oferecida por fornecedores superior à quantidade que os consumidores procuram; Excesso de oferta.

PREÇO DE MERCADO Preço abaixo do preço de equilíbrio: Quantidade procurada é superior à quantidade oferecida; Excesso de Procura.

PREÇO DE MERCADO Conclui-se: O preço de mercado de um bem tende sempre para o seu preço de equilíbrio, ou seja, para o único preço em que as intenções de compra igualam as intenções de venda.

PREÇO DE MERCADO Função Oferta; Relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade que os produtores estão dispostos a produzir e a vender; Representação gráfica pela curva de oferta.

PREÇO DE MERCADO Função Oferta; Relação entre o preço e a quantidade oferecida é por norma positiva; Resultando em uma curva de oferta com inclinação positiva; Quanto maior é o preço, maior é a quantidade do bem que os produtores querem produzir e vender.

PREÇO DE MERCADO Função Oferta; A explicação para esta relação positiva encontra-se no fato dos produtores concluírem que é mais lucrativo afetar maior quantidade de fatores produtivos à produção do bem sempre que o seu preço aumente

PREÇO DE MERCADO Função Procura: Também chamada de demanda; Relação entre preço de mercado de um bem e quantidade procurada desse mesmo bem; Representação gráfica pela curva de procura.

PREÇO DE MERCADO Função Procura: Relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem; Curva de procura negativa; Quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa.

PREÇO DE MERCADO Função Procura; As razões encontradas pela Teoria Econômica para esta relação negativa entre o preço e a quantidade procurada são: O efeito de substituição que reflete a substituição de um bem pelo outro similar quando o preço do primeiro aumenta; Outra é o efeito rendimento que traduz a perda de poder de compra quando o preço do bem aumenta.

PREÇO DE MERCADO Curva da Oferta: Representação gráfica da função oferta, a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade oferecida de determinado bem; Esta relação é positiva, fazendo com que a curva da oferta tenha inclinação positiva; Quanto mais elevado for o preço do bem, maior será a quantidade que os produtores querem produzir e vender no mercado.

PREÇO DE MERCADO Curva da Oferta: No exemplo abaixo, um aumento do preço (P) de p0 para p1 originou um aumento da quantidade oferecida (Q) de q0 para q1.

PREÇO DE MERCADO Curva de Procura: Representação gráfica da função procura, a qual traduz algebricamente a relação entre a quantidade procurada de um determinado bem e o seu preço de mercado; Esta relação é negativa, fazendo com que a curva da procura tenha inclinação negativa; Significa que quanto mais elevado o preço do bem, menor será a quantidade procurada desse mesmo bem.

PREÇO DE MERCADO Curva de Procura: No exemplo abaixo, um aumento do preço do bem (P) de p0 para p1 resultou numa redução da quantidade procurada (Q) de q0 para q1.

PREÇO DE MERCADO Algebricamente: Preço de equilíbrio encontra-se juntamente a função oferta e a função procura; Assim o preço de equilíbrio também pode ser encontrado graficamente sobrepondo no mesmo gráfico a curva da oferta e a curva da procura.

PREÇO DE MERCADO No gráfico abaixo, em que foram sobrepostas as curvas da oferta (x) e da Procura (y), facilmente se conclui que existe apenas um preço para o qual a quantidade oferecida é igual à quantidade procurada;