Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Advertisements

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Saneamento Básico Aula 5
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
Problemas de Esgoto. Tipos de Esgoto: Domésticos Domésticos Industriais Industriais Agropecuários Agropecuários Hospitalares Hospitalares Obs.: não estão.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Revisão das Aulas 1 à 5.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde. ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população.
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
Atlas de água, saúde e saneamento
Saneamento Básico Aula 9
Saneamento Básico Revisão das Aulas 6 à 10
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Universalização – Desafio Comum para o Saneamento no Mundo
Projeto de Redução de Perdas
Saneamento Básico em Guanambi
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
Esgotos Planeta Água: poluição
Projeto “Água Boa da Fonte à Torneira”
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Ações para garantir o abastecimento de água permanente em períodos de instabilidade hídrica Milena Rossetti Técnica Química da Comusa – Serviços de Água.
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Tratamento de Resíduos- ZEA 0966
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
Saneamento: para qualidade de vida é a grande questão
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
PBL2: Reúso de Água Água Pluvial BÁRBARA ALDUAN SILVEIRA EDGAR ALIBERTI.
Água e Esgoto “Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
PROGRAMA “RIO LIMPO COMEÇA NA NOSSA CASA”
DIVISÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE É?  MUNDO...  Por ano no MUNDO, cerca de 1/3 dos alimentos é jogado no lixo.  1,3 BILHÃO DE TONELAS AO ANO  33% DA.
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Saneamento Básico I Prof. FIRMINO Fevereiro de 2017 LEI Nº /2007.
Thiago Augusto Maziero
Sistema de Esgotos.
ESTUDO DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM DETALHAMENTO POR MUNICÍPIO
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
Soluções individuais para o sistema de esgotamento sanitário de um loteamento rural na cidade de Sertaneja-PR RAFAEL MONTANHINI SOARES DE OLIVEIRA ISABELA.
Sistemas de Esgotamento Sanitário
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1

Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento no Brasil e no mundo; - Sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. 2

Plano de Ensino Principais Poluentes da Água: - Poluentes orgânicos biodegradáveis; - Poluentes orgânicos não biodegradáveis; - Nutrientes; - Metais; - Organismos Patogênicos; - Parâmetros e padrões de qualidade da água. 3

Plano de Ensino Sistemas de Abastecimento de Água: -Requisitos de qualidade das águas de abastecimento: padrões de potabilidade de água; -Requisitos de quantidade de água. Variações de consumo; -Captação de águas superficiais e subterrâneas. Tipos de captação. Proteção de mananciais; -Tratamento de água para abastecimento. Estações de tratamento convencionais e simplificadas. Etapas de tratamento; 4

Plano de Ensino Sistemas de Abastecimento de Água: -Adução de água; -Reservação de água; -Redes de distribuição de água; -Estações Elevatórias; -Doenças de veiculação hídrica. 5

Plano de Ensino Sistemas de Esgotamento Sanitário: -Quantidade e qualidade dos esgotos; -Redes coletoras de esgotos; -Tratamento de esgotos domésticos. Tratamento preliminar. Tratamento primário. Tratamento secundário. Tratamento terciário; -Tratamentos não convencionais de esgotos. Fossas, filtros, fitorremediação, entre outros; -Disposição final de efluentes tratados; -Requisitos dos corpos receptores. Parâmetros de qualidade de águas residuárias. 6

Objetivos Compreender a importância do saneamento básico. Conhecer os principais poluentes dos corpos hídricos, bem como parâmetros para sua quantificação e padrões estabelecidos em leis. Conhecer e analisar os principais requisitos e características relacionadas com os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Conhecer os principais processos de tratamento de água para abastecimento e de esgotos sanitários. Reconhecer a importância do saneamento do lixo, segundo aspectos sanitários e econômicos 7

Bibliografia Básica Von Sperling, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento esgotos. Belo Horizonte: DESA-UFMG, Richter, Carlos A. Água - métodos e tecnologia de tratamento. São Paulo: Blucher, Sant'Anna Jr., Geraldo Lippel. Tratamento biológico de efluentes: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Interciência,

9 Por que discutir saneamento básico?

Importância 10 Porque o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle dos meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são necessários para a saúde e a dignidade de vida.

Importância 11 O acesso à água potável e ao esgoto sanitário são essenciais para a erradicação da pobreza e da fome, para a erradicação da mortalidade infantil e para a sustentabilidade ambiental.

Importância Saúde Pública e Melhoria da Qualidade de Vida 12 Promoção da Saúde e Prevenção e Controle de Doenças Bem Estar Físico, Redução da Mortalidade Infantil Prevenção e redução de Diarreia, Cólera, Febre Tifoide, Hepatite

Importância Saúde Pública e Melhoria da Qualidade de Vida 13 Direito Humano Reconhecimento - Assembleia Geral da ONU (2013) O acesso à água e ao saneamento é necessário para a realização de alguns direitos humanos, incluindo: o direito à moradia adequada

Importância Saúde Pública e Melhoria da Qualidade de Vida 14 Benefícios Econômicos na Saúde Redução de Custos com Internações e gastos com medicamentos Redução de dias ausentes no trabalho

Importância Proteção e Preservação Ambiental 15 Disponibilidade Hídrica (Brasil) 12% da disponibilidade hídrica global Má distribuição territorial dos recursos hídricos 80,8% da disponibilidade na hídrica na Região Hidrográfica Amazônia Escassez hídrica - quantidade

Importância Proteção e Preservação Ambiental 16 Degradação dos Corpos Hídricos (Brasil) 61% do esgoto doméstico gerado não é tratado 15,6 bilhões de litros de esgoto doméstico são lançados, diariamente, sem tratamento, no solo e nos corpos hídricos. Escassez hídrica relacionada com a qualidade

Importância Econômica 17 Várias atividades e processos econômicos necessitam da adequada infraestrutura de saneamento básico (atividade industrial, setor de serviços) A prestação dos serviços e a execução de obras e serviços tem alto potencial de geração de emprego e renda

Importância Econômica 18 Geração de Emprego e Renda  A execução de ações de saneamento envolve 10 setores da atividade industrial  O aumento de R$ 1,0 bilhão no investimento de saneamento sobre o valor bruto da produção da economia gera um efeito total de R$ 3,1 bilhões Geração de Emprego e Renda  A execução de ações de saneamento envolve 10 setores da atividade industrial  O aumento de R$ 1,0 bilhão no investimento de saneamento sobre o valor bruto da produção da economia gera um efeito total de R$ 3,1 bilhões Fonte: Documento “Saneamento: Oportunidade e ações para a universalização “ Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Importância Econômica 19 Setor de Turismo  Universalização do Saneamento - crescimento anual de R$ 1,9 bilhão no PIB do setor de turismo (Instituto Trata Brasil/FGV) Setor de Turismo  Universalização do Saneamento - crescimento anual de R$ 1,9 bilhão no PIB do setor de turismo (Instituto Trata Brasil/FGV) Fonte: Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro – FGV/Instituto Trata Brasil

Importância Econômica 20 EfeitoQuantidade Emprego Direto145 Emprego Indireto87 Efeito-Renda345 Estimativa de empregos gerados e do efeito-renda na construção civil, em resposta a o aumento na produção de R$ 10 milhões. Brasil 2008 Fonte: Revista do BNDES, Rio de Janeiro, V, n.29, páginas Junho 2008

Importância Econômica 21 Valorização de Imóveis  rede coletora de esgoto - valorização média de 18 % dos imóveis (Instituto Trata Brasil/FGV) Valorização de Imóveis  rede coletora de esgoto - valorização média de 18 % dos imóveis (Instituto Trata Brasil/FGV) Fonte: Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro – FGV/Instituto Trata Brasil

Segundo a Lei nº /2007, considera-se saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário; c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Saneamento Básico D efinição

Uma em cada três pessoas, ou 2,4 bilhões de cidadãos do planeta, não possuem saneamento básico, incluindo 946 milhões de pessoas que defecam ao ar livre. A falta de progresso no saneamento ameaça enfraquecer a sobrevivência infantil e os benefícios para a saúde, ambos conquistados pelo melhor acesso à água potável. Fonte: UNICEF e OMS Dados Internacionais

Acesso à água potável: média nacional de 82,5% da população; Atendimento da população com coleta de esgotos: 48,6% Há cerca de 3 milhões de pessoas sem serviço de coleta regular de resíduos; Já somos (Brasil) o 5º maior gerador de resíduos sólidos do mundo. São mais de 76 milhões de toneladas por ano. Fonte: SNIS 2013 e 2011 Dados Nacionais

25 DRENAGEM URBANA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ Desassoreamento do rio Botas e implantação de vias marginais – Belford Roxo Exemplos SANEAMENTO INTEGRADO DO COMPLEXO DE MANGUINHOS/RJ Estação multimodal

26 Exemplos ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA BAIXADA SANTISTA/SP ETE Mongaguá – Tanque de aeração DESPOLUIÇÃO DOS VALES DOS RIOS SINOS, GUAÍBA E GRAVATAÍ/RS Montagem do Emissário Subaquático

27 ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA RM DE BELO HORIZONTE/MG Reatores da ETE em Pedro Leopoldo Exemplos SANEAMENTO INTEGRADO EM ANANINDEUA/PA Conjunto Habitacional Jaderlândia

28 Exemplos DRENAGEM URBANA EM BELO HORIZONTE/MG Córrego Ressaca ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SALVADOR/BA Assentamento da adutora de água bruta

 Vimos qual é a definição de saneamento;  Vimos qual é a importância econômica, social e ambiental, e como constitui fator de desenvolvimento;  Breve resumo acerca das condições de água e esgoto no Brasil. Síntese da aula

 Visite a página do Sistema Nacional de Informações sobre saneamento (SNIS):  Página do Instituto Trata Brasil: Aprenda Mais

 Tipos de impurezas encontradas na água;  Parâmetros e padrões de qualidade da água. Próxima aula Na próxima aula, você estudará os seguintes assuntos:

Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Atividade

1. De acordo com o conhecimento adquirido nesta aula, quais relações pode-se encontrar entre as ações do saneamento e a saúde pública? 2. Qual a importância da água para o homem? Atividade