● Verificar os principais gases poluentes ● Visualizar os principais problemas causados pela poluição para o meio ambiente e saúde humana ● Verificar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Ônibus movido a Etanol.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
1º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NO TRANSPORTE
Regulação Motor. Novas restrição de emissão de poluentes motores Objetivos: Redução de poluentes: óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO),
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 03 – DETALHES DOS.
O teor de enxofre nos combustíveis Waldyr Luiz Ribeiro Gallo Assessor de Diretor - ANP Câmara dos Deputados - Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
COMBUSTÃO, EFEITO ESTUFA E ENERGIA ALTERNATIVA Prof.MSc. Arthur M.A.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Gabriel Murgel Branco Fábio Cardinale Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 Próximos Passos para um Futuro Responsável PROCONVE – novas fases 13º.
Instituição que há mais de 20 anos assessora inventores em todo o país, objetivando aproximá-los junto ao meio empresarial que está sempre em busca de.
Evolução da Qualidade do Ar na Região Metropolitana de São Paulo Maria Helena R. B. Martins Divisão de Qualidade do Ar - CETESB 13º.
Importância da Inspeção Veicular: O Caso da Cidade de São Paulo Fábio Cardinale Branco Gabriel Murgel Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de º Encontro.
Licenciamento Ambiental de Torres: Documentação Básica Versão Novembro/10.
Transporte de Produtos Perigosos Angélica Bertin Eduardo Palermo Gabriela Miranda Gédson Bento Roberto Alves 6°P.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
Produção Institucional
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
CERTIFICAÇÃO DE SPRINKLERS
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Manutenção de Periféricos II
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Poluição do ar em ambientes internos
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
Óleo Diesel Parte IV Fernando Borges AB-LO/OL/MD Julho/2012.
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos.
Omnidriver do desempenho da frota e dos motoristas
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
Protocolo de Kyoto.
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Formações Falécio Lda..
; ANÁLISE DAS EMISSÕES DE POLUENTES DURANTE O PERÍODO DE AQUECIMENTO DE MOTORES DIESEL   COSTA, Naiara Lima¹ FERRARI, Letícia.
Produção Institucional
Produção Institucional
Métodos de determinação dos poluentes
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
Produção Institucional Produções Importadas da
Leis Ambientais Córregos
Alunos: João Pedro e Mariele
Método de Kernel aplicado à análise espacial dos focos de queimada da Região Hidrográfica da Bacia do Paraguai Discentes: Camila Caroline Braun Da Cruz.
ÁLCOOL E DIREÇÃO. Art. 165: Dirigir sob influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa que determine dependência, constitui infração gravíssima,
Ambientes Confinados Profº Irineu Golin
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS n Portaria n Portaria Resolução Fev/2004 n Portaria Resolução Ago/2004 n Decreto /05/88.
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
Ar.
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Fiscalização da jornada de direção do motorista profissional.
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
Produção Institucional Produções Importadas da
Produção Institucional Produções Importadas da
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Diferentes programações. Excursões  Produto turístico que mais utiliza o serviço do guia de turismo (por serem mais complexas e mais fechados);  Serviços.
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA
Transferências da União
Central de ar e tipos de gás.  Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos.
Transcrição da apresentação:

● Verificar os principais gases poluentes ● Visualizar os principais problemas causados pela poluição para o meio ambiente e saúde humana ● Verificar as novas tecnologias e programas focando a emissão veicular ● Conhecer o PROCONVE e verificar seus principais objetivos e resultados ● Identificar os principais aspectos legais ● Identificar os principais equipamentos para realizar a fiscalização de emissão veicular ● Visualizar as principais irregularidades na questão de emissão OBJETIVOS.

EMISSÕES VEICULARES.

Os principais poluentes emitidos por veículos automotores são: ► Monóxido de Carbono (CO); ► Hidrocarbonetos (HC); ► Óxidos de Nitrogênio (NOx); ► Óxidos de Enxofre (SOx); ► Aldeídos; ► Material particulado (Fuligem, poeira, metal, etc.). EMISSÕES VEICULARES.

PROBLEMAS CLIMÁTICOS E DE SAÚDE.

NOVAS IDÉIAS

INOVAÇÕES IMPLANTADAS

REDUÇÃO GRADUAL DAS EMISSÕES.

REDUÇÃO GRADUAL DAS EMISSÕES.

IMPLANTAÇÃO DO PROCONVE. Programa contínuo, dividido em fases ● Fixar prazos ● Estabelecer limites de emissões máximos ● Estabelece exigências tecnológicas.

REDUÇÃO GRADUAL DAS EMISSÕES.

PODEMOS FISCALIZAR ? - DECRETO 1.655/95 - VALORES DA PRF - CTB - LEI 9.605/98 - CF art 225 FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.

AMPAROS LEGAIS - IN IBAMA 06/ Resolução CONTRAN 452/ Portaria DENATRAN 38/ LEI 8.723/ LEI 9.605/1998 – Art Decreto 6.514/2008 – Art.61, 62, 68 e 71 - NBR Resolução CONAMA 18/1986 (PROCONVE) FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.

. ESCALA DE RINGELMANN. ● Complexa ● Subjetiva ● Apenas uso diurno ● Limitada ● Questionada ● Ultrapassada.

APLICATIVO PARA OPACIDADE.

Para a fiscalização realizada pela PRF, um ponto interessante é o parágrafo primeiro do artigo V da portaria 38/ DENATRAN que limita em 24 meses, a partir da publicação em 1º de abril de 2014, que na ausência de analisadores de gases e de opacímetros, poderá ocorrer a fiscalização por meio da escala de Ringelmann. LIMITE PARA USO DA ESCALA.

OPACÍMETRO. Utilizado para fiscalizar veículos ciclo Diesel. Mede a opacidade dos gases emitidos pelo veículo, (Fumaça Preta).

ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio NOx) é um reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), >=2012, para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) presentes nos gases de escape dos veículos a diesel. O ARLA 32 é uma solução de 32,5% de uréia de alta pureza em água desmineralizada que é transparente, não tóxica e de manuseio seguro. Ele não é explosivo, nem inflamável nem danoso ao meio ambiente. O ARLA 32 é classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos. Não é um combustível, nem um aditivo de combustível e precisa ser utilizado em um tanque específico em seu veículo diesel SCR. O abastecimento é feito de forma semelhante ao diesel. Se você derramar ARLA 32 em suas mãos, basta lavá-las com água. O QUE É ARLA 32 ?.

REDUÇÃO DO NOx. O NOx é um gás invisível, de odor característico e muito irritante. A pessoa atingida sente imediatamente ardência nos olhos, no nariz e nas mucosas em geral. O NOx reage com todas as partes do corpo expostas ao ar, pele e mucosas, e provoca lesões celulares..

FRAUDES NO ARLA 32 ● Diretamente no composto: Motoristas substituem o ARLA 32 por outros líquidos como: Mistura de água de torneira com ureia agrícola, ARLA falsificado, ARLA misturado com água, Água de torneira, Urina ● Burlando o sistema eletrônico do veículo: retirada de fusível, instalação de chip ● ou emulador, desativação completa do sistema. ● Alterações no Sistema OBD (On Board Diagnóstics) – Reprogramação da Central – Computador de Bordo

ILÍCITOS RELACIONADOS ● CTB. Art. 230 VII Alteração de características. ● CTB. Art.230 VIII Não ter sido submetido a inspeção veicular ● CTB. Art. 231 III Emitindo poluentes. ● Lei. 9605/98. Art. 54 ● Decreto 6.514/2008 – Art. 61,62,68 e 71

FACILIDADE EM FRAUDAR.

LUZES PAINEL.

REFRATÔMETRO.

NEGRO DE ERIOCROMO. ARLA ÁGUA DESMINERALIZADA. ARLA ÁGUA COMUM.

INCRUSTAÇÃO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NO CATALIZADOR.

ANALISADOR DE GASES. Utilizado para fiscalizar veículos ciclo Otto (Gasolina, Álcool e Gás). Mede os principais gases poluentes e previstos na legislação. PROCONVE/PROMOT (homologação): CO, CO2; HC; NOx; NMHC e MP PCPV, (Veículos em uso): HC e CO.

LEITOR UNIVERSAL DE OBD. Utilizado para fiscalizar veículos ciclo Otto e ciclo Díesel. Apresenta diversas informações do veículo, incluindo os últimos 400 dias de funcionamento. Excelente equipamento para auxiliar a identificação veicular..

NOVAS FRAUDES.

PROCEDIMENTOS. - Abordagem ao Veículo - Exibição de Documentos - Retirar o motorista na cabine - Localizar o Tanque de Arla 32 (Veículos a partir de 2012) -Realizar o Teste de Arla com o Refratômetro e Negro de Eriocromo na presença do motorista -Todo ilícito deve ser registrado com fotos, aparecendo os documentos, o display do refratômetro, emulador, fusível e PRF -Se não tiver Arla ou estiver acima de 35%, possivelmente está com o emulador. Fazer registro fotográfico..

PROCEDIMENTOS. - Identificar luzes de alerta no painel - Identificar botões instalados no veículo -Retirar o o fusível responsável pelo “sistema SCR, ARLA, OBD...” e verificar a falha no painel do veículo. -O BOP deve ser muito bem detalhado, visando orientar e não deixar dúvidas para o Fiscal Ambiental e autoridade policial..

PROCEDIMENTOS. - Aplicar a multa do CTB, sendo: Retirada do fusível ou uso do emulador - Artigo 230 VII – (Característica Alterada) Tanque do Arla vazio/fusível queimado - Artigo 230 IX – ( Equipamento Ineficiente ou Inoperante) -Elaboração do BOP, encaminhando para PC por infringir o Artigo 54 da Lei 9605/98, Cópia para IBAMA. Anexar no BOP as fotos e as Autuações do Ibama.