Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fase II - Refinamento Aurora Pozo.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Amintas engenharia.
Resoluções de equações Métodos iterativos
Equações algébricas e transcendentais
Equações algébricas e transcendentais
Resolução de equações não lineares
Programação Não-Linear
CÁLCULO NUMÉRICO. MÉTODO DA BISSECÇÃO Esse método é utilizado para diminuir o intervalo que contém o zero da função. O processo consiste em dividir o.
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
SIMULATED ANNEALING E. G. M. de Lacerda UFRN/DCA 30/10/2006.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Matemática Básica Gráficos de Funções Reais. Como construir um Gráfico y x y = f(x) x3x3 y 3 x 2 x4x4 x 1 x 5 y4y4 y2y2 y1y1 y5y5 xy = f(x) x1x1 y1y1.
Universidade de Brasília Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos 1 Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados Prof. Dr.-Ing. João Paulo.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Problema ξ1ξ1 ξ2ξ2 ξ3ξ3 a b x y f(x) Zeros de funções  Polinomiais: 1º grau: equação da reta 2º grau: fórmula de báskara N-ésimo grau: ?  Transcedentais.
Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – Técnicas Numéricas Comp. Métodos numéricos para solução de sistemas não lineares Universidade do Estado.
Equações Diferenciais e de Diferenças1 Sistemas e Sinais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Representação de.
Amintas engenharia.
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CIÊNCIA AMBIENTAL Prof. Herondino dos Santos Filho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
Confiabilidade Estrutural
Zeros reais de funções reais: Métodos da Bisseção; Newton-Raphson e Secante. Vamos considerar aqui o estudo de métodos numéricos para a resolução da equação.
Teoria dos Grafos Geração de Valores aleatórios
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS NUMÉRICOS
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 3 – Solução de equações transcendentes e polinomiais.
Revisão do 2° Trimestre Fanfa.
FUNÇÃO DE 1º GRAU FORMA GERAL: f(x) = ax + b y = ax + b ou
Cálculo Diferencial e Integral III
Sistemas de Controle III N8SC3
AULA 8: MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 6 – Revisão AV1.
FUNÇÃO DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA.
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
Zeros Reais de Funções Reais
Sistemas de equações não lineares
3ª aula RESOLUÇÃO PELO MÉTODO GRÁFICO UNIDADE 3
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 6 – Aproximação de funções.
AULA Nº 7 Revisitando as Funções Horárias da Cinemática sob o olhar do Cálculo Diferencial e Integral CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula.
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Métodos Numéricos de Determinação de Raízes: Bisseção, Secante e Newton-Raphson Professor.: Heron Jr.
Funções do Usuário em Matlab
Zeros de funções.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
A matemática aplicada a grandes fenômenos.
CORRELAÇÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPGA-Solos
Exercício Zeros de Funções
Complexidade de Algoritmos
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Princípios de Controle
Ainda que sem máquina é um avanço.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 1 ANO
Função Polinomial do 1º Grau PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
Forças e Movimentos Unidade 2 Força de colisão. Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes. Devido.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Método Iterativo Linear e Newton-Raphson
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE REGRESSÃO APLICADA À ENGENHARIA FLORESTAL
PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIAS Profa. Dayene Drusian CURVAS VERTICAIS.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Métodos Numéricos para Engenharia Química Métodos Numéricos para Engenharia Química Prof. Nilton Silva Aula 05

Raízes de equações não lineares Introdução Reízes de equações Métodos aplicados a determinação numérica de raízes de equações não lineares: – Método da Bissecção – Falsa posição – Método de Newton – Método da Secante Introdução Reízes de equações Métodos aplicados a determinação numérica de raízes de equações não lineares: – Método da Bissecção – Falsa posição – Método de Newton – Método da Secante

Raízes de equações não lineares Definições Uma função dada por y = f ( x ) é ALGÉBRICA, se somente se, pode ser expressa na formato: Onde f i = a n i-ésima-ordem polinominal em x. Ex.: Polinômios são umas das classes simples de equações algébricas. Definições Uma função dada por y = f ( x ) é ALGÉBRICA, se somente se, pode ser expressa na formato: Onde f i = a n i-ésima-ordem polinominal em x. Ex.: Polinômios são umas das classes simples de equações algébricas.

Raízes de equações não lineares Definições Uma função NÃO-ALGÉBRICA, pode ser dita TRASNCENDENTAL, inclui as trigonométricas, exponenciais, logarítmicas, entre outras funções menos familiares. Ex.: Definições Uma função NÃO-ALGÉBRICA, pode ser dita TRASNCENDENTAL, inclui as trigonométricas, exponenciais, logarítmicas, entre outras funções menos familiares. Ex.:

Raízes de equações não lineares As raízes das equações podem ser real ou complexa. Os métodos padrão para localização de raízes podem ser divididos em dois tipos: 1.Determinação de raízes reais de equações algébricas e de equações transcendentais; 2.Determinação das raízes real e complexa de polinômios. As raízes das equações podem ser real ou complexa. Os métodos padrão para localização de raízes podem ser divididos em dois tipos: 1.Determinação de raízes reais de equações algébricas e de equações transcendentais; 2.Determinação das raízes real e complexa de polinômios.

Raízes de equações não lineares As raízes de uma equação podem ser visualizadas pelo método gráfico:

Método gráfico Problema 01 - Use a abordagem gráfica para determinar o coeficiente de arrasto c necessário para um paraquedista de massa m = 68,1 kg para ter uma velocidade de 40 m/s, após queda livre para o tempo t = 10 s. Nota: A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s 2. Problema 01 - Use a abordagem gráfica para determinar o coeficiente de arrasto c necessário para um paraquedista de massa m = 68,1 kg para ter uma velocidade de 40 m/s, após queda livre para o tempo t = 10 s. Nota: A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s 2. Solução A função que expressa o coeficiente de arrasto pode ser expressa por: Solução A função que expressa o coeficiente de arrasto pode ser expressa por: Usar o Excel!!! Usar o Matlab!!!

Método gráfico As técnicas gráficas tem limitação prática devido a não precisão. Mas, podem ser utilizado para estimativas das raízes. Podem ser empregadas como entrada do método numérico. As técnicas gráficas tem limitação prática devido a não precisão. Mas, podem ser utilizado para estimativas das raízes. Podem ser empregadas como entrada do método numérico. Estratégias especiais devem ser utilizadas para determinação das raízes para estes casos.

Método gráfico - Exemplos 1 – A função, tem várias raízes no range de x = 0 a x = 5. Use o método gráfico para avaliar o comportamento da função. (Excel, Matlab). Usar o Excel!!! Usar o Matlab!!!

Método da BISSEÇÃO O método de bissecção (redução binário, redução intervalo, Bolzano), é um tipo de método de pesquisa incremental em que o intervalo é sempre dividida ao meio. Etapas do método: 1 – Escolha um valor inferior x l e um superior x u e verificar se reside no intervalo a raiz de tal forma que a função muda durante o intervalo. Isto pode ser verificado, garantindo que f(x i )f(x u ) < 0. 2 – Uma estimativa para a raiz x r é determinado por: 3 – Fazer as seguinte avaliações para determinar em que intervalo reside a raiz: 3.1 – se f(x i )f(x r ) < 0, a raiz reside no intervalo abaixo. Assumir x u = x r e voltar para o passo – se f(x i )f(x r ) > 0, a raiz reside no intervalo acima. Assumir x i = x r e voltar para o passo – se f(x i )f(x r ) = 0, a raiz é igual a x r, a raiz numérica. O método de bissecção (redução binário, redução intervalo, Bolzano), é um tipo de método de pesquisa incremental em que o intervalo é sempre dividida ao meio. Etapas do método: 1 – Escolha um valor inferior x l e um superior x u e verificar se reside no intervalo a raiz de tal forma que a função muda durante o intervalo. Isto pode ser verificado, garantindo que f(x i )f(x u ) < 0. 2 – Uma estimativa para a raiz x r é determinado por: 3 – Fazer as seguinte avaliações para determinar em que intervalo reside a raiz: 3.1 – se f(x i )f(x r ) < 0, a raiz reside no intervalo abaixo. Assumir x u = x r e voltar para o passo – se f(x i )f(x r ) > 0, a raiz reside no intervalo acima. Assumir x i = x r e voltar para o passo – se f(x i )f(x r ) = 0, a raiz é igual a x r, a raiz numérica.

Método da BISSEÇÃO O método de bissecção (redução binário, redução intervalo, Bolzano), é um tipo de método de pesquisa incremental em que o intervalo é sempre dividida ao meio. Etapas do método: O método de bissecção (redução binário, redução intervalo, Bolzano), é um tipo de método de pesquisa incremental em que o intervalo é sempre dividida ao meio. Etapas do método:

Método da BISSEÇÃO Problema 01 - Use o método da bisseção para determinar o coeficiente de arrasto c necessário para um paraquedista de massa m = 68,1 kg para ter uma velocidade de 40 m/s, após queda livre para o tempo t = 10 s. Nota: A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s 2. Problema 01 - Use o método da bisseção para determinar o coeficiente de arrasto c necessário para um paraquedista de massa m = 68,1 kg para ter uma velocidade de 40 m/s, após queda livre para o tempo t = 10 s. Nota: A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s 2. Usar o Excel!!! Usar o Matlab!!!

Método da BISSEÇÃO Critério de parada e estimativa de erros Uma aproximação do ERRO RELATIVO PERCENTUAL pode ser calculado por: Onde x r new é a raiz para a nova iteração e x r old a raiz da iteração anterior. Logo, um CRITÉRIO DE PARADA será para quando  a se torna menor valor. Critério de parada e estimativa de erros Uma aproximação do ERRO RELATIVO PERCENTUAL pode ser calculado por: Onde x r new é a raiz para a nova iteração e x r old a raiz da iteração anterior. Logo, um CRITÉRIO DE PARADA será para quando  a se torna menor valor.

Método da BISSEÇÃO Use o método da bisseção para determinar o coeficiente de arrasto c necessário para um paraquedista de massa m = 68,1 kg para ter uma velocidade de 40 m/s, após queda livre para o tempo t = 10 s. Considerar um critério de parada  a = 0.5(%). Nota: A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s 2. Use o método da bisseção para determinar o coeficiente de arrasto c necessário para um paraquedista de massa m = 68,1 kg para ter uma velocidade de 40 m/s, após queda livre para o tempo t = 10 s. Considerar um critério de parada  a = 0.5(%). Nota: A aceleração da gravidade é de 9,8 m/s 2. Usar o Excel!!! Usar o Matlab!!!

Método da BISSEÇÃO FUNCTION Bisect(xl, xu, es, imax, xr, iter, ea) iter 0 DO xrold = xr xr = (xl + xu) / 2 iter = iter 1 IF xr ≠ 0 THEN ea = ABS((xr - xrold) / xr) * 100 END IF test = f(xl) * f(xr) IF test < 0 THEN xu = xr ELSE IF test > 0 THEN xl = xr ELSE ea = 0 END IF IF ea = imax EXIT END DO Bisect xr END Bisect FUNCTION Bisect(xl, xu, es, imax, xr, iter, ea) iter 0 DO xrold = xr xr = (xl + xu) / 2 iter = iter 1 IF xr ≠ 0 THEN ea = ABS((xr - xrold) / xr) * 100 END IF test = f(xl) * f(xr) IF test < 0 THEN xu = xr ELSE IF test > 0 THEN xl = xr ELSE ea = 0 END IF IF ea = imax EXIT END DO Bisect xr END Bisect Construir o algoritmo em fluxograma!! %Impletmentar no matlab!!