 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Ms. Zilda Mendonça
Advertisements

Enfª Eliane Velame Santos
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
ETICA NA SAUDE. "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e.
Ética e Responsabilidade Social Wellington Trotta Aula 1.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
BINGO DOS VALORES. PACIÊNCIA MODÉSTIA HUMILDADE.
SUMÁRIO 3 Pilares de uma organização Ética no trabalho.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
CARÁTER Felipe Lima - 02.Ago.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Aspectos éticos e legais em urgências
Ética Profissional do Psicólogo
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Seminário AMURC Novos Gestores
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
EXIBA ESTE SLIDE: INTRODUÇÃO
Prof. Fabio de Mello Enfermagem – UDC
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Universidade de São Paulo
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Técnicas de Secretariado Viviana Cordeiro Nº31
Professor Heron Duarte
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL PROFESSORA: JOYCE SENA TEMA: DIMENSÃO E ÉTICA NA EMPRESA ROGÉRIO DE FREITAS CHAVES JOSÉ FELIZARDO RODRIGUES JUNIOR FRANCISCO.
Pensamento Atitude e Mudança
A Necessidade de Fundamentação da Moral
Disciplina: Gestão de Recursos na Segurança Pública
O Desempenho ético-profissional
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Gestão em Saúde – Gestão da Carreira do Profissional da Saúde
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Tópicos Especiais para Educação Profissional
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
CONSULTA DE ENFERMAGEM
Política da Qualidade Buscamos continuamente a qualidade, agilidade, eficácia e profissionalismo em Logística Internacional Door to Door e na Assessoria.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
PROF. Cesar André Zavarize
Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins.  Ética: ciência da conduta humana perante o ser e seu semelhante. Ética Modo de ser Valores/Moral: estabelece regras.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
repouso e confiança” (p. 68). “O círculo do lar deve ser considerado como um lugar sagrado, símbolo do Céu, espelho no qual nos refletimos. Podemos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ESTUDO COMPARATIVO DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA
27/04/2019 Raciocínio Ético
ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL Enf Márcia Pontes.
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Pesquisa Científica
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.  “Para que não haja problemas, as condutas de intervenção e diagnóstico profissional deve ser sempre realizada por um profissional legalmente habilitado para tal prática.”

 PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE PERMEIAM O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAUDE:  Honestidade  Lealdade  Consciência profissional  Respeito a dignidade humana  Sigilo profissional  Responsabilidade  Execução de um trabalho digno  Planejamento

 VIRTUDES DO PROFISSIONAIS  Honestidade  Sigilo  Competência  Prudência  Coragem  Perseverança  Compreensão  Humildade  Otimismo  Atitude  Etica da virtude ( pensamento com raízes em Aristóteles  A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. O núcleo deste género de ética é o “Eudaimonia”, que se poderá traduzir como “Felicidade”.

PREMISSAS ÉTICAS IMPORTANTES NA RELAÇÃO COM O PACIENTE:  Respeitar o do paciente, conquistando gradualmente a confiança técnica, ética e moral do paciente. Desta forma todo procedimento realizado deve ser explanado, fazendo com que o mesmo se mantenha sempre seguro.  Manter registros, relatórios e evoluções clínicas do paciente sempre atualizadas.  Não divulgar, em particular ou em público, quaisquer informes que tenham origem nas palavras dos pacientes, mesmo que estes tenham dito que os mesmos não eram segredáveis.  Nunca se refira ao paciente pelo apelido ou pela doença  Preste atendimento sem discriminação  Não pratique uma atividade para qual não esta habilitado  Evite comentar sobre sua vida pessoal com o paciente  Cuidado com o tom de voz  Evite aceitar gratificações dos pacientes

 Evitar assedio durante  Ter cuidado ao gerar aproximações emocionais com um paciente.  É dever de cada profissional estadiar e admitir os limites de intervenção técnica e ética de sua profissão, encaminhando o paciente a um especialista de acordo com as necessidades clinicas específicas de cada situação, sempre explicando claramente ao paciente..  Nunca desacreditar ou menosprezar qualquer outro profissional de saúde, valorizando sempre o seu trabalho e quando houverem diagnósticos equivocados, os mesmos devem ser primariamente debatidos e discutidos com o profissional antes de trazer algum dolo moral do aludido profissional perante o paciente  Ter cautela ao comentar casos de pacientes com outros pacientes mesmo com a intenção de encorajá-los, pois isto tanto foge da técnica quanto amedronta o paciente.

 CONDUTAS ÉTICAS NA EQUIPE MULTIDICIPLINAR  A atuação em mútua colaboração de vários profissionais em prol da recuperação de um paciente torna necessário o estabelecimento de políticas éticas para o relacionamento entre estes profissionais, diminuindo assim possíveis atritos que possam interromper um sincronismo e uma harmonia que possam ser vitais para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.  “ O paciente não tem dono: Todo profissional deve realizar e desejar o melhor para seu paciente, enquanto a intervenção, diagnóstico e mesmo encaminhamento a outros profissionais, mesmo que a sua intervenção tenha que ser suspensa, de forma temporária ou permanente..”

SÃO PREMISSAS IMPORTANTES  Manter um bom relacionamento com os demais membros da equipe multidisciplinar em saúde.  Nunca diminuir o respeito e a consideração técnica do paciente a um outro profissional.  Nunca cercear o exercício profissional de outrem.  Respeitar as normas internas, titulações, condutas éticas específicas e legislações, estabelecidas pela ordem, associação ou conselho profissional das demais profissões.  Seguir as normas legais de sua própria profissão.  Manter a humildade como uma ferramenta de diálogo entre a equipe de saúde, facilitando assim a troca de informações entre especialidades e disciplinas de saúde.

O que destrói a humanidade? Política, sem princípios; Prazer, sem compromisso; Riqueza sem trabalho; Sabedoria sem caráter; Negócios sem moral; Ciência sem humanidade; Oração sem caridade. Mahatma Gandhi