Alexandre Feustel Baehr. Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta Acadêmica: Roberta Raquel Leismann Orientador: Ricardo Alencar.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO Desenvolvimento do Sistema.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
APLICATIVO GESTÃO DE PEDIDOS PARA INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO ADMINISTRATIVO EXISTENTE NA EMPRESA Marlon da Silva Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mayara Barbieri.
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO Renato Henschel.
DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO NA GESTÃO DE PRESCRIÇÃO DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS Márcio Poffo Orientador: Oscar Dalfovo.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Planejamento.
Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Transcrição da apresentação:

Alexandre Feustel Baehr

Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta Resultados e Discussões Conclusões Extensões

Introdução  Cenário de constantes mudanças;  Necessidade do planejamento estratégico de marketing nas organizações;  A Análise SWOT como uma ferramenta do planejamento estratégico de marketing;  A realidade das micro e pequenas empresas do Vale do Itajaí.

Objetivos Desenvolver uma ferramenta que auxilie no planejamento estratégico de marketing, utilizando uma técnica com base na Análise SWOT, nas pequenas e médias empresas do Vale do Itajaí.

Marketing Conceito Variável; Ligar a organização com o meio ambiente, valores, normas e cultura geral da sociedade; Função empresarial que identifica as necessidades e mede a magnitude e o potencial de rentabilidade; Variação de tendências e alto poder de modificação.

Análise Ambiental Identificação das forças macro e micro ambientais; As forças macro ambientais constituem aos do ambiente externo da organização; As forças micro ambientais, aos do ambiente interno.

Ambiente Externo Fatores externos que exerçam pressão direta ou indireta sobre a organização; Aspectos a serem avaliados como meio externo:  Mudanças no comportamento e preferências dos consumidores;  Constantes inovações tecnológicas;  Novidades no que se refere a legislação;  Tendências do mercado internacional;  Desenvolvimento no plano político. São as oportunidades e ameaças.

Ambiente Interno Avaliação crítica do ambiente interno em relação aos seus objetivos, desempenho, alocação de recursos e características naturais; As áreas que devem ser levadas em consideração:  Aspectos organizacionais;  Aspectos de marketing;  Aspectos financeiros;  Aspectos de pessoal;  Aspectos de produção. São os pontos fortes e fracos da organização.

Planejamento Estratégico de Marketing Desenvolvimento de ações programadas que visam atingir os objetivos da organização através do processo de análise e seleção das melhores oportunidades; Deve ser um processo integrado e contínuo; Otimiza os recursos da empresa, estabelece responsabilidades, unifica esforços, mensura os resultados, auxilia na chegada às metas da empresa.

Análise SWOT A análise SWOT é um dos componentes do planejamento estratégico de marketing; Avaliação ambiental crítica dos itens que a organização julga serem importantes; Avaliação global das Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Elementos da Análise SWOT Separação das questões internas e externas da organização; Divisão em:  Ambiente interno: Forças e Fraquezas;  Ambiente externo: Oportunidades e Ameaças.

Elementos da Análise SWOT

Análise da Matriz SWOT - Magnitude O tamanho da grandeza que o item possui na organização; São pontuados de -3 a +3 com a variação de critérios, conforme quadro abaixo: Elementos positivos (Forças ou Oportunidades) Elementos negativos (Fraquezas ou Ameaças) +3 (Magnitude Alta)-3 (Magnitude Alta) +2 (Magnitude Média)-2 (Magnitude Média) +1 (Magnitude Baixa)-1 (Magnitude Baixa)

Análise da Matriz SWOT - Importância A prioridade a qual o item possui na organização; A pontuação é de 1 a 3 em todas as áreas, conforme quadro abaixo: Nível de Importância 3 (importância grande) 2 (importância média) 1 (importância baixa)

Subáreas de avaliação FORÇASFRAQUEZASOPORTUNIDADESAMEAÇAS Consumidores Momento Competidores Consumidores Stakeholders Forças de Mercado Colaboradores Competidores

Cálculo de Ranqueamento Cálculo para o ranqueamento dos itens, pelo nível de significância para a organização; É o produto da magnitude pela importância: MAGNITUDE X IMPORTÂNCIA

As micro e pequenas empresas do Vale do Itajaí Na região 99,1% das empresas são consideradas micro ou pequenas; Empregam 54% da mão de obra ativa; O setor Terciário de Comércio e Serviços responde pela maioria das MPEs; Baixa competitividade, falta de visão dos Sistemas de Informação, inabilidade frente as constantes mudanças são marcas dessas empresas na região.

Trabalhos Correlatos Tristão (2005) propõe uma fundamentação teórica e prática de uma metodologia de planos e projetos estratégicos voltados para empresas de pequeno porte no estado de Santa Catarina; Artigo de Azambuja, Dalfovo, Dias e Rodrigues (2001), apresenta um estudo sobre a falta de planejamento estratégico das MPEs da região.

Trabalhos Correlatos SWOT Expert da Kinetic Windson:  Permite cadastrar uma organização;  Informar conforme as subáreas demonstradas anteriormente os itens;  Não possui quantificação de magnitude e importância;  Demonstra a avaliação gráfica da Análise SWOT.

Especificações da Ferramenta Principais Requisitos Funcionais:  A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de forças;  A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de fraquezas;  A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de oportunidades;  A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de ameaças;  A ferramenta deverá efetuar o cálculo para o ranqueamento dos itens avaliados em cada uma das áreas;  A ferramenta deverá permitir ao usuário visualizar a análise SWOT dos itens.

Especificações da Ferramenta Requisitos não-funcionais:  Somente um usuário terá acesso a ferramenta em área restrita, a qual o mesmo será previamente cadastrado;  A ferramenta será desenvolvida em ambiente PHP versão 5;  O sistema deverá utilizar banco de dados MySQL;  A ferramenta deve ser acessível via browser IE versão 7 ou superior, Google Chrome versão 7 ou Mozila Firefox 3.6;  A ferramenta deverá conter visualização de tela 1024x768.

Especificações da Ferramenta Diagrama de Caso de Uso do Fluxo Principal:

Especificações da Ferramenta Diagrama de Caso de Uso das Visualizações:

Especificações da Ferramenta Modelo Entidade-Relacionamento (MER):

Desenvolvimento e Operacionalidade da Ferramenta Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento:  Macromedia Dreamweaver 8;  WAMP 5:  APACHE 2.2.6;  MySQL ;  PhpMyAdmin ;  PHP  HTML + CSS + JAVASCRIPT;  MySQL Workbench 5.1;  Enterprise Architect 7.0.

Operacionalidade da ferramenta Tela principal da ferramenta

Operacionalidade da ferramenta Tela com o ranqueamento dos itens

Resultados e discussões Foco nos itens de relevância da organização; Análise minuciosa dos itens, conforme análise do usuário; Utilização de linguagem código aberto; Diferenciação em relação ao software concorrente no que concerne a quantificação de Magnitude e Importância e ranqueamento de itens.

Conclusão São necessários mecanismos que aumentem a competitividade de micro e pequenas empresas (MPEs); Necessidade de viabilização do planejamento estratégico de marketing nas MPEs do Vale do Itajaí, bem como implementação na cultura dessas organização; Objetivos foram além do proposto, com a inclusão de mais áreas de análises.

Extensões Incrementar a ferramenta utilizando dados das vendas, fornecendo um “termômetro” dos produtos ou serviços mais e menos vendidos; Integrar a um Sistema de Informação de planejamento estratégico de marketing; Maiores possibilidades de uso da Análise de Concorrência, dimensionando suas ações de marketing.

OBRIGADO!