UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.

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UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
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UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III Prof.ª Ms. MARIA ZÉLIA ARAÚJO CAMPINA GRANDE –

EMENTA Reflexão sobre o conceito de ciência. Caracterização dos principais trabalhos acadêmicos. Elaboração de roteiro de pesquisa. Desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Estudo de normas para digitação e formatação de trabalhos acadêmicos. Organização de trabalhos acadêmicos. Participação em eventos acadêmico-científicos.

OBJETIVOS GERAL Favorecer os bacharéis em Enfermagem, através da disciplina Seminário Interdisciplinar III, elementos teóricos metodológicos necessários a construção de trabalhos científicos específicos: Projeto e Artigo Científico de acordo com as Normas de Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ESPECÍFICOS Conceituar a ciência metodológica; Identificar os diversos tipos de trabalhos científicos; Elaborar projetos de pesquisa; Construir artigos científicos oriundos de pesquisas bibliográficas bem como os resultantes das pesquisas exploratórias, descritivas e experimentais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: O ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO ACADÊMICA  Conceito de Artigo Científico;  Conceitos dos principais tipos de trabalhos acadêmicos;  Conceito e roteiro dos diferentes tipos de pesquisas;  O roteiro de um trabalho acadêmico (Projeto, Artigo ).

  Elaboração de um projeto de pesquisa  A última versão da ABNT e a formatação dos trabalhos acadêmicos;  Principais normas técnicas da ABNT;  Aspectos gráficos de um trabalho científico;  Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais de um projeto ou artigo acordo com a ABNT;  Normas e formatação das citações e referências.  Produção de um artigo, seguindo as normas apresentadas  UNIDADE II: NORMAS PARA A REDAÇÃO FINAL DO TRABALHO ACADÊMICO

UNIDADE III: COMO REDIGIR E APRESENTAR UM ARTIGO CIENTÍFICO  Critérios para a elaboração de um artigo científico;  Divisões de um artigo científico, de acordo com o tipo de pesquisa realizada;  Produção, revisão e formatação do artigo científico, seguindo as normas na ABNT;  Como construir o roteiro e o que falar na apresentação;  Apresentação oral do artigo científico, seguindo os princípios básicos de como falar em encontros científicos.

METODOLOGIA Procedimento didático:  Aula expositiva dialogal com a participação dos alunos (dinamização das aulas);  Trabalhos em grupos;  Apresentação de resultados;  Vídeo, etc.  Os recursos pedagógicos serão: quadro branco; pincel, data-show e artigos científicos.

AVALIAÇÃO:  As avaliações serão realizadas através de:  Seminários;  Participação;  Exposição de trabalhos;  Assiduidade e pontualidade;  Apresentar um artigo dentro dos critérios da ABNT ;  Defesa do Artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos – sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNIAS. NBR 14724/2011: Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 3. ed. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNIAS. NBR 6023/2002: Referências Bibliográficas. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNIAS. NBR 10520/2002: Citações em Documentos. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNIAS. NBR 6023/2002: Resumo Apresentação. Rio de Janeiro: 2003.

LAKATOS, Eva. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual da metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico- epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas de saúde e humanas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MENSAGEM A CIÊNCIA GRANDE É UM INSTRUMENTO DE EDIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO. POR ISSO FAÇA USO DELA PARA AJUDAR NA QUALIDADE DE VIDA DOS SERES HUMANOS ATRAVÉS DAS NOVAS DESCOBERTAS EM PROL DA SOCIEDADE. QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE!!!

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provaste que o Senhor é benigno. 1 Pe MENSAGEM