OBJETIVOS DA OFICINA: 1. Apresentar de forma prática e ágil o uso de mapas colaborativos; 2. Treinar a criação de mapas virtuais; 3. Pensar as mapas colaborativos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE AVEIRO NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO SISTEMAS DA COMUNICAÇÃO 1 PROJECTO SEGUIR A MINHA BANDA PARTE I! GISELA MARQUEZ (65724) / INÊS.
Advertisements

Acesso Remoto Rede de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Planejamento Canais de Mídia Social. Nome da sua empresa Pode colocar aqui informações gerais sobre sua empresa Aqui tbm se quiser.

“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
Thiago Gomes Compartilhando conhecimento com Wiki
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO EM PROJETO URBANÍSTICO 4 Projeto de Monitoria Frederico Teixeira Prof. José Almir Farias Setembro | 2007.
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Tutorial Prezi Criando apresentações interativas.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa MENTAL – Um Projeto Colaborativo  Palavras-Chave: Mapa Mental; Trabalho Colaborativo; Mídias Digitais.
Conforme proposto pelas professoras Joyce Cristina e Jheniffer Pacheco, estamos utilizando a página de relacionamento Facebook, não só como ferramenta.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Viceri Ventures MARCEL PRATTE CEO Imagem do celular do site
Base Nacional Comum Curricular
SURGIMENTO DA INTERNET.
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
Bemvindos! Apoiar-nos somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará a prestar atenção a outra.
ALUNAS: Patricia da Silva Roberta Nascimento
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Fluxograma CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, (Parte II - Cap. 5 até 7); CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos. São.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Globalização Trabalho de Sociologia 2007/2008
Internet na educação básica
MAPEAMENTO GEOREFERENCIADO DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS DA UFPI
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Ciências da COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO, & COMPUTAÇÃO
Ferramentas de comunicação
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Metodologia de Pesquisa
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
COMPUTAÇÃO GRÁFICA Aula 10: HEAD UP DISPLAY - HUD.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Mapa É uma representação do espaço geográfico, sendo assim um instrumento. em superfície plana e em escala reduzida de um espaço qualquer serve para se.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Portal do Instalador.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Ciberinfante criativo
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Ergonomia e Interface Web
Elaborado por: Dilma Amaral Correa
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS DA OFICINA: 1. Apresentar de forma prática e ágil o uso de mapas colaborativos; 2. Treinar a criação de mapas virtuais; 3. Pensar as mapas colaborativos como ferramentas educativas; 4. Apresentar a possibilidade de ministrar aulas associando o conteúdo de qualquer disciplina à criação de mapas.

O QUE SÃO MAPAS? DEFINAÇÃO LIMITADA: Um mapa é uma representação visual de uma região. Representações bidimensionais de um espaço tridimensional. Mapas também são centro de referências carregados de sentido, afinal existem vários tipos de mapas; políticos, geográficos, culturais, sociais...

Mapas possuem uma Linguagem própria:

Todo representação é uma representação de conceitos, preconceitos, visão do mundo. E os mapas são um exemplo desta representação.

Vivemos numa época de explosão de possibilidades de comunicação, interação, multimídia. Os mapas colaborativos são um grande exemplo deste processo de integração e compartilhamento de informações. MAPAS COLABORATIVOS

TripAdivisor Um aplicativo com mais de 90 milhões de resenhas de lugares para comer, se hospedar, e visitar. A receita para tanta informação é simples: a colaboração dos próprios usuários. Basta apontar a câmara para a rua para que surjam na tela etiquetas para resenha dos estabelecimentos a sua frente.

WIKITRAVEL É um guia mundial de viagens gratuito, completo, atualizado e amplamente difundível. Seu funcionamento é semelhante ao da Wikipédia. Ambos utilizam o "método" Wiki, pelo qual os artigos podem ser criados e editados por qualquer pessoa. Possui aproximadamente 50 mil destinos detalhados.

Google Maps Era para ser apenas mais uma idéia sensacional do Google: um sistema capaz de localizar, em mapas, lojas, restaurantes, escolas ou qualquer outra coisa em qualquer cidade – inicialmente só nos EUA. Mais tarde, no mundo. Mas então alguém na empresa teve a idéia de permitir ao usuário não só esquadrinhar caminhos urbanos, mas também visualizar a região em fotos tiradas por satélite, com alta resolução e direito a zoom. Daí nasceu mais uma dessas febres da internet: o Google Maps. Video tutorial google maps

Qual o impacto destas ferramentas no nossa relação com o este espaço, com a nossa cidade, com o ambiente? Exemplo 01: shtml Exemplo 02: Exemplo 03: Episodio Simpsons “Empate de titãs” QUESTIONAMENTO:

telinha-na-escola/ Atividade: Lembrança Mapeada