GLOBALIZAÇÃO ESPAÇO E CIDADANIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE MILTON SANTOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO MARCELO FARIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
Professora Joyce Munarski Pernigotti Sociedade do Conhecimento num mundo sem Fronteiras.
Projeto de Extensão Unisul
Globalização e Exclusão
Retomando o conceito de globalização.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
A afirmação da Europa.
Sustainability in changing societies
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
REDES GEOGRÁFICAS Os fluxos de globalização ocorrem através de redes, que abarcam o mundo inteiro, mas não todo o espaço geográfico.Eles atingem principalmente.
As Revoluções Industriais
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Bernoulli – Pluralidade Cultural
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
Administração Financeira Internacional
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Metodologia do Ensino de Física I
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
O surgimento do antivalor
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Globalização Trabalho de Sociologia 2007/2008
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Aprendizagem Organizacional
A Educação Ambiental no contexto da nova (des)ordem mundial
A Globalização dos Mercados e Competição
Aspectos Gerais da Globalização
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Globalização.
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Limite: A relação com seres e coisas é mediada por limites - classe geral; Relações/funções - limites frouxos ou rígidos; Determinação da área de extensão.
Gestão Social: Mobilizações e Conexões.
Panorama Econômico Mundial 2014
MODELOS DE GESTÃO Aspectos emergentes de organização AULA 3.4
A Revolução Verde.
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Informática e Sociedade
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
A DIVERSIDADE CULTURAL
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Revoluções Tecnológicas. Primeira Revolução Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas,
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Espaço Agrário Mundial
Globalização e Espaço geográfico Situação de aprendizagem 1
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Ciberinfante criativo
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Thiago Delattre.  Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de ‘Logistikas’ eram os responsáveis por garantir recursos.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
GEOGRAFIA GLOBALIZAÇÃO 9 º ANO. AGENTES DA GLOBALIZAÇÃO ESTADOS NACIONAIS INDIVÍDUOS EMPRESAS TRANSNACIONAIS MÍDIA CIDADES GLOBAIS ÓRGÃOS MULTILATERAIS.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
Limite: A relação com seres e coisas é mediada por limites - classe geral; Relações/funções - limites frouxos ou rígidos; Determinação da área de extensão.
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO ESPAÇO E CIDADANIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE MILTON SANTOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO MARCELO FARIA

O ESPAÇO UMA PRODUÇÃO SOCIAL HISTÓRICA UM CONJUNTO INDISSOCIÁVEL SISTEMA DE OBJETOS SISTEMA DE AÇÕES

O ESPAÇO NÃO É NEUTRO UMA CONDIÇÃO DE REPRODUÇÃO DO SISTEMA: UMA CONDIÇÃO DE MEDIAÇÃO: DIFERENTES TÉCNICAS POTENCIALIZAM DETERMINADOS FLUXOS E FAZERES DIFICULTAM OU INTERDITAM OUTROS FAZERES E FLUXOS. NÃO É O MATERIAL QUE INTERDITA, MAS SEU USO. A INTENCIONALIDADE: O MERCADO É TIRANO; O ESTADO E A SOCIEDADE APARECEM COMO REFÉNS DO PROCESSO.

AS TÉCNICAS E O TERRITÓRIO como construção técnica material Técnicas materiais objetos A técnica não é um absoluto, ela se torna relativa sempre que se insere no lugar. Diferentes períodos históricos apresentam, diferentes repertórios de técnicas que variam em sua composição e densidade, de um lugar para outro TERRITÓRIO “Tomada isoladamente, uma técnica é uma virtualidade em estado puro, uma virtualidade máxima, aguardando sua historicização”. Milton Santos Técnicas sócio-culturais ações

O PERÍODO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL E SEU ESPAÇO: O MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL AUMENTO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIA TÉCNICA E INFORMAÇÃO NOS OBJETOS. PRODUÇÃO DE UM DISCURSO IDEOLÓGICO DE SUSTENTAÇÃO PROCESSO QUE SE REALIZA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, SEM MEDIAÇÃO MAIS EFETIVA DAS SOCIEDADES E/OU DOS ESTADOS.

Mundo bipolar e desenvolvimento tecnológico Tecnologia – revolução tecnológica militar e civil: setores fortemente impactados pela Guerra Fria. Transporte: barateamento e ampliação das possibilidades de movimento de pessoas, dinheiro, mercadoria e informação. Comunicação: aumento das possibilidades técnicas e necessidade efetiva de intercâmbio.

Revolução tecnológica e inovações na economia Comunicação: Gestão à distância Informação em tempo real Integração de setores Criação de redes de informação Ampliação das possibilidades de inter-relação Mercado financeiro interligado Controle do funcionamento da produção em escala espacial ampliada e temporal reduzida Compressão tempo-espaço – escala de atuação das esferas da economia e da política

Aspectos da globalização do espaço mundial Convergência dos momentos – Possibilidade de tempo real: simultaneidade Unicidade técnica – Técnicas mais poderosas e em menor número. Seletividade espacial e fragmentação do território. (hierarquias espaciais) Cognoscibilidade do Planeta – percepção do planeta permitida pela maior produção e circulação da informação e do conhecimento. Motor único – mercado global que implica uma mas valia mundial e a competitividade como norma incrementada pela velocidade das novas tecnologias. (Milton Santos)

O meta-espaço da globalização As ações hegemônicas se relacionam na articulação de pontos específicos do espaço, sofisticando parcelas do território e marginalizando as áreas que não são de seu interesse, fragmentando o espaço e aumentando as desigualdades entre os lugares. Vetores hegemônicos e o território

Aumento do intercâmbio econômico e sua dependência do espaço. Fragmentação do espaço e maior integração de processos em territórios-rede. Maior fluxo de pessoas, informação, capital e mercadorias. Aumento da comunicação e da complexidade nos/dos diversos lugares A RIGIDEZ DAS ESTRUTURAS DAS EMPRESAS MESMO DIANTE DOS DISCURSOS DE FLEXIBILIDADE

Alguns aspectos espaciais derivados Modernização seletiva dos territórios. Aumento da fragmentação espacial e agravamento das desigualdades, sobretudo nas grandes cidades. Crise do Estado, ideologia da desnecessidade do público e privatização do espaço. Novas geografias: compressão tempo-espaço.

Território e complexidade: entre o global e o local Verticalidade das ações globais Estruturas historicamente produzidas (horizontalidade) – lugar de moradia dos homens comuns DESORGANIZA As técnicas globais, ao mesmo tempo em que redefinem o lugar, se alteram porque se atritam com o processo social. normas dinheiro Fluxos de informação

O MODELO CÍVICO DA (ANTI) CIDADANIA A DIMENSÃO CULTURAL => A produção da mentalidade, das regras de convivência e de ser no mundo, no conjunto complexo da sociedade. A DIMENSÃO DO TERRITÓRIO => dotar o território de um conjunto técnico capaz de atender com bens e serviços a coletividade de uma sociedade qualquer.

O TOTALITARISMO DO MERCADO A anulação da política FHC, Lula, Dilma... Aceitação da lógica do mercado como a única válida e a referência para todas as ações O consumo como norma A adoração da inovação e da substituição

O PERÍODO POPULAR EMERGE DA INSUSTENTABILIDADE DO PRÓPRIO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DO SISTEMA ATUAL. As demandas são muitas, e fragmentadas. A necessidade de se pensar o MUNDO sob uma outra ótica. O movimento dos de baixo: a flexibilidade A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DA POLÍTICA COMO POSSIBILIDADE.