Testes de hipótese com uma amostra. Teste de hipótese  Um processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
Capítulo 7 Teste de Hipóteses
Testes de Hipóteses Forma mais clássica de inferência estatística
Teste de Hipóteses de uma amostra Prof. Helcio Rocha
TESTES DE HIPÓTESES Spencer Barbosa da Silva
Teste de Hipóteses para a média, caso da pequena amostra
Teste de Hipótese.
COMPARAÇÃO DE DUAS POPULAÇÕES
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Professor Antonio Carlos Coelho
Probabilidade Teste de hipóteses para uma média populacional:
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Inferência Estatística e Teste de Hipóteses
CAPÍTULO 5 - Intervalo de confiança Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton.
Testes de hipótese com uma amostra. Testes de hipóteses para média (amostras grandes) 1. Declare afirmação verbal e matemáticamente. Identifique as hipóteses.
1 A decisão de Concessão de Crédito Custo de obter as informações necessárias para o fornecimento do crédito  Custo de erros nesta decisão.
Estatística aplicada a ensaios clínicos
Comparação de proporções
Estatística aplicada a ensaios clínicos
Testes de Hipóteses VPS126.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Técnicas de Reamostragem Camilo Daleles Rennó
Teste de Hipótese com uma amostra
CASE STUDY: o registo DANBIO
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
ESTATÍSTICA AULA 15 Testes de hipóteses – Unidade 10
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
Métodos Básicos de Análise de Dados
Análise da Regressão múltipla: Inferência Revisão
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
ESTATÍSTICA AULA 10 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
Inferência Estatística aplicada à Pesquisa em Saúde.
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Teste de Hipótese com uma amostra
Teste t para amostras independentes (EX. DE QUESTÃO)
Bioestatística Professora Livre Docente Suely Godoy Agostinho Gimeno
Curso de Medicina/Nutrição Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates
NOÇÕES DE TESTE DE HIPÓTESES (I)
Ajustamento de Observações
Tópicos em Econometria I
TESTES DE HIPÓTESES.
Testes de Hipóteses (cont.).
Inferência Estatística
Ghislaine Miranda Bonduelle
Introdução e objetivos
Econometria Propriedades assintóticas dos estimadores MQO
Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates
9. Testes de Hipóteses Paramétricos
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Ch. 6 Larson/Farber Estatística Aplicada Larson Farber 6 Intervalos de confiança.
Estatística Aplicada Larson Farber 9 Correlação e regressão.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
2 – PREVISÃO DE DEMANDA EXERCÍCIOS.
MÉTODOS QUANTITATIVOS – AULA RAV 1
Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos
Estatística amintas paiva afonso.
Mestrado Profissional em Física Médica
Econometria Inferência.
Teste de hipótese em R.
Noções de Amostragem Denise Duarte Depto de Estatística ICEx- UFMG.
UNIDADE 8 Analisar os dados -1 Carlos Arriaga Costa
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Prof. Sidomar
Hipótese Políticas Públicas de Saúde no Brasil
Transcrição da apresentação:

Testes de hipótese com uma amostra

Teste de hipótese  Um processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro populacional.  Pesquisas em campos como medicina, psicologia e negócios confiam nos testes de hipótese para a tomada de decisões.  Um processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro populacional.  Pesquisas em campos como medicina, psicologia e negócios confiam nos testes de hipótese para a tomada de decisões.

O que você deve aprender  Uma introdução prática ao teste de hipótese.  Como estabelecer uma hipótese nula e alternativa.  Como identificar os erros tipo I e tipo II e interpretar o nível de significância.  Como saber se devemos usar o teste estatístico uni ou bicaudal e encontrar um valor P.  Uma introdução prática ao teste de hipótese.  Como estabelecer uma hipótese nula e alternativa.  Como identificar os erros tipo I e tipo II e interpretar o nível de significância.  Como saber se devemos usar o teste estatístico uni ou bicaudal e encontrar um valor P.

O que você deve aprender  Como tomar e interpretar decisões baseadas em resultados de um teste estatístico.  Como escrever uma afirmação para um teste de hipóteses.

Estabelecendo uma hipótese  Hipótese estatística: uma afirmação sobre um parâmetro populacional. afirmaçãocomplemento falsa verdadeira falsa

Estabelecendo uma hipótese  Quando uma dessas hipótese for falsa, a outra deve ser verdadeira Falsa Verdadeira Falsa Verdadeira

Definição 1. Uma hipótese nula Ho é uma hipótese estatística que contém uma afirmação de igualdade, tal que como ≤, = ou ≥. 2. A hipótese alternativa Ha é o complemento da hipótese nula. É uma afirmação que deve ser verdadeira se Ho for falsa e contém uma afirmação de desigualdade estrita, tal como >, ≠ ou <.

Hipóteses  S e o valor da afirmação for k e ao parâmetro populacional for, então alguns pares possíveis de hipóteses nula e alternativa são:  H ₀ : ≤ k H ₀ : ≥ k H ₀ : = k  H: > k H: < k H: ≠ k

Afirmações verbais Formulação verbal H ₀ A média é Formulação matemáticaFormulação verbal H A média é... maior ou igual a k.... pelo menos k.... não menos que k. H ₀ : ≥ k H: < k... menor que k.... abaixo de k.... menos que k.... menos ou igual a k.... no máximo k.... não mais do que k. H ₀ : ≤ k H: > k... maior que k.... acima de k.... mais do que k.... igual a k.... k.... exatamente k. H ₀ : = k H: ≠ k... não igual a k.... diferente de k.... não k.

EXEMPLO1  Afirme as hipóteses nula e alternativa e identifique qual representa a afirmação. 1. Uma universidade publica que a proporção de seus estudantes que se graduaram em 4 anos é de 82%. solução: A afirmação “a proporção... é 82%” pode ser escrita como p=0,82.

Continuando...  Seu complemento é p ≠ 0,82 conter a afirmação de desigualdade, ela se torna a hipótese nula. Neste caso, a hipótese nula representa a afirmação.  H ₀ : p = 0,82 (afirmação)  H: p ≠ 0,82

Exemplo2 2. Um fabricante de torneiras anuncia que o índice médio de fluxo de água de certo tipo de torneira é menor que 2,5 galões por minuto. Solução: A afirmação “a média... é menor que 2,5 galões por minuto” pode ser escrita como < 2,5.

Continuando...  Seu complemento é ≥ 2,5. Devido ao fato de ≥ 2,5 conter a afirmação de desigualdade, ela se torna a hipótese nula. Neste caso, a hipótese alternativa representa a afirmação.  H ₀ : ≥ 2,5 galões por minuto  H: < 2,5 galões por minuto (afirmação)

Exemplo3 3. Uma indústria de cereais anuncia que o peso médio dos conteúdos de suas caixas de onças de cereal é mais do que 20 onças. Solução: A afirmação “a média... é mais do que 20 onças” pode ser escrita como > 20.

Continuando...  Seu complemento é ≤ 20. Em razão ≤20 conter a afirmação de igualdade, ela se torna a hipótese nula. Neste caso, a hipótese alternativa representa a afirmação.  H ₀ : ≤ 20 onças  H: > 20 onças (afirmação)

Tipos de erros e nível de significância  Não importa qual das hipóteses represente a afirmação, você começa o teste de hipótese assumindo que a condição de igualdade na hipótese nula é verdadeira. Então, quando realizar um teste de hipótese, você toma uma dessas duas decisões: 1. Rejeita a hipótese nula ou, 2. Falha ao rejeitar a hipótese nula.

Definição  Tipo I – ocorre se a hipótese nula for rejeitada quando é verdadeira.  Tipo II - ocorre se a hipótese nula não for rejeitada quando é falsa. A verdade de H ₀ Decisão H ₀ é verdadeiraH ₀ é falsa Não rejeitar H ₀ Rejeitar H ₀ Decisão correta Erro tipo I Erro tipo II Decisão correta

Definição  Em um teste de hipótese, o nível de significância é sua probabilidade máxima permissível para cometer um erro tipo I. Ele é denotado por α,(alfa). A probabilidade de um erro tipo II é denotada por β (beta).

Continuando...  Configurando-se o nível de significância em um valor pequeno, você está dizendo que quer que a probabilidade de rejeitar uma hipótese nula verdadeira seja pequena. Os três níveis de significância comumente usados são α=0,10, α= 0,05 e α=0,01.

Testes estatísticos e valores P  Se a hipótese nula for verdadeira, um valor P (ou valor de probabilidade) de um teste de hipótese é a probabilidade de se obter uma estatística amostral com valores tão extremos ou mais extremos do que aquela determinada a partir dos dados da amostra.

O valor P  O valor de P de um teste depende da natureza do teste. Há tres tipos de teste de hipótese:  Teste unicaudal esquerdo  Teste unicaudal direito  Teste bicaudal  O tipo de teste depende da localização da região da distribuição de amostragem que favoreça a rejeição de H ₀. Essa região é indicada pela hipótese alternativa.

Valor de P  Se a hipótese alternativa H contém o símbolo de menos que (<), o teste de hipótese será um teste unicaudal à esquerda H ₀ : ≥ k H: < k Teste unicaudal à esquerda P é a área à esquerda da estatística do teste. Estatística de teste

Valor de P  Se a hipótese alternativa H contém o símbolo de maior que igualdade (>), o teste de hipótese será um teste unicaudal à direita. H ₀ : ≤ k H: > k Teste unicaudal à direita Estatística de teste P é a área à direita da estatística do teste

Resumo  Se a hipótese alternativa H contém o símbolo de não igualdade (≠), o teste de hipótese é um teste bicaudal. Em um teste bicaudal, cada cauda tem uma área de ½p H ₀ : = k H: ≠ k Teste bicaudal Estatística de teste P é duas vezes a área à direita do valor positivo da estatística do teste. P é duas vezes a área à esquerda do valor positivo da estatística do teste.

Continuando...  Quanto < P do teste = mais evidência há para se rejeitar a hipótese nula.  Um valor P muito pequeno indica um evento incomum.  Lembre-se, entretanto, que mesmo um valor P muito baixo não constitui prova de que a hipótese nula é falsa, somente que esta é provavelmente falsa.

Exemplo  Para cada afirmação, estabeleça em palavras e símbolos H ₀ e H. Então, determine se o teste de hipótese é unicaudal à esquerda, à direita ou bicaudal. Descreva uma distribuição de amostragem normal e sombrei a área para o valor P.

Continuando...  Uma universidade pública que a proporção de seus estudantes que se graduaram em 4 anos é de 82%.  Solução:  Pelo fato de H conter o símbolo de ≠, o teste é de hipótese bicaudal. H ₀ : p = 0,82 A proporção de estudantes que se graduaram em 4 anos é 82% (afirmação) H: p ≠ 0,82 A proporção de estudantes que se graduaram em 4 anos não é 82%

Continuando...  O gráfico da distribuição de amostragem normal abaixo mostra a área sombreada para o valor de P. -z 0 z H ₀ : p = 0,82 H: p ≠ 0,82 Teste bicaudal ½ área de valor P

Continuando...  Um fabricante de torneiras anuncia que o índice médio de fluxo de água de certo tipo de torneira é menor que 2,5 galões por minuto (gpm).  Solução:  Pelo fato de H conter o símbolo de <, o teste é de hipótese é unicaudal à esquerda. H ₀ : ≥ k A média do índice de fluxo de certo tipo de torneira é maior ou igual a 2,5 gpm. H: < k A média do índice de fluxo de certo tipo de torneira é menor que 2,5 gpm. (afirmação)

Continuando...  O gráfico da distribuição de amostragem normal abaixo mostra a área sombreada para o valor de P. -z 0 H ₀ : ≥ 2,5 galões H: < 2,5 galões Teste unicaudal à esquerda Área do valor P

Continuando...  Uma indústria de cereais anuncia que o peso médio dos conteúdos de suas caixas de 20 onças de cereal é mais do que 20 onças.  Solução  Pelo fato de H conter o símbolo de >, o teste é de hipótese é unicaudal à direita. H ₀ : ≤ k a média dos conteúdos de suas caixas de 20 onças de cereal é menor ou igual a 20 onças. H: > k a média dos conteúdos de suas caixas de 20 onças de cereal é maior que 20 onças.

Continuando...  O gráfico da distribuição de amostragem normal abaixo mostra a área sombreada para o valor de P. 0 z H ₀ : ≤ 20 onças H: > 20 onças Teste unicaudal à direita Área do valor de P

Tomando e interpretando uma decisão  Há somente dois resultados possíveis para um teste de hipótese: 1. Rejeitar a hipótese nula e, 2. Falhar em rejeitar a hipótese nula.

Regra de decisão baseada em valor de P  Para usar um valor de P para chegar a uma conclusão em um teste de hipótese, compare o valor de P com α. 1. Se P≤ α, então rejeite H ₀. 2. Se P > α, então falhe em rejeitar H ₀.

Regra de decisão baseada em valor de P 1. Falhar em rejeitar a hipótese nula não significa que você tenha aceitado a hipótese nula como verdadeira. 2. Isso simplesmente significa que não há evidência suficiente pra rejeitar a hipótese nula.

Regra de decisão baseada em valor de P 1. Se você quiser apoiar a afirmação, afirme de modo que se torne a hipótese alternativa. 2. Se você não quiser apoiar a afirmação, afirme de modo que se torne a hipótese nula.

Resumo .. Afirmação Decisão Afirmação H ₀ Afirmação H Rejeitar H ₀ Há evidência suficiente para rejeitar a afirmação. Há evidência suficiente para apoiar a afirmação. Falhar a rejeitar a H ₀ Não há evidência suficiente para rejeitar a afirmação. Não há evidência suficiente para apoiar a afirmação.

Bibliografia  COSTA NETO, P.L.O. Estatística. 7a Ed., São Paulo, Editora Blucher Ltda.,  HOEL, P.G. Estatística Elementar. Rio de Janeiro, Editora Atlas,  DIXON & MASSEY. Introduction to Statistical Analysis. McGraw Hill,  PAERSON EDUCATION Estatística Aplicada São Paulo, 2010.