Aluno: Alfredo Carlos Janke Filho Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cores.
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS. Classificação em imagens multiespectrais Imagens multiespectrais Espaço de atributos Classificação Seleção de.
Sistema de tracking para inserção dinâmica de linha de impedimento em vídeos de jogos de futebol Rodrigo Busato Sartor Orientador: Paulo César Rodacki.
Mecanismo de busca semântica de áudio Anderson Dorow Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Aluno: Maicon Feldhaus Orientador: Prof. Paulo César Rodacki Gomes.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Metodologias Inovadoras para Estimativa de População em Pequenas Áreas: Geotecnologias e Território em Perspectiva. 26 de Março de 2009 – São José dos.
Automação do tráfego de veículos: sistema de busca de caminho de menor custo entre dois pontos Richard Beyer Schroeder Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Protótipo de Software de Reconhecimento de Voz Para Navegação em Jogos, Utilizando Rede Neural Artificial Orientando: Derlei Brancher Orientador: Prof.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
IAR 2.0: API otimizada para aplicações de entretenimento em realidade aumentada na plataforma iOS Állan Milbratz de Camargo Orientador: Dalton Solano dos.
SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL UTILIZANDO RAIO LASER E CÂMERA DIGITAL NIVALDO PÜHLER FURB /2 Prof. Antônio Carlos Tavares, Mestre - Orientador.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Visualização volumétrica de imagens DICOM para iOS Marcelo da Mata Oliveira Orientador: Dalton Solano dos Reis FURB - Universidade Regional de Blumenau.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Márcio Koch VISÃO COMPUTACIONAL PARA RECONHECIMENTO DE FACES APLICADO NA IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIOS NA WEB Orientador: Jacques Robert Heckmann.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UM FRAMEWORK PARA ALGORITMOS BASEADOS NA TEORIA DOS GRAFOS Acadêmico: Maicon Rafael Zatelli Orientador: Dr. Paulo C é sar Rodacki Gomes.
Escrever aqui o título do seu trabalho sem passar de duas linhas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Trabalho de Conclusão de Curso
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA ÉTICA EM ODONTOLOGIA
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA
Escrever aqui o título do seu trabalho sem passar de duas linhas
Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO
Discussão de artigo R4 Fábio Akira Uyeno 27/03/2014
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma iOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Discussão de Artigos – 14/04/2016
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Processos de Design de IHC
DESCOBERTA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA SUPERVISIONADOS APLICADOS AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SIGAA/UFPI Aline.
BIBLIOTECA DE ALGORITMO DE PORTAIS PARA a plataforma ANDROID
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Processamento Digital de Imagens
DETECÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS ATRAVÉS DA LUZ
Escrever aqui o título do seu trabalho sem passar de duas linhas
Trabalho de Conclusão de Curso I
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Escrever aqui o título do seu trabalho sem passar de duas linhas
Sistemas de Informação
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Transcrição da apresentação:

Aluno: Alfredo Carlos Janke Filho Orientador: Aurélio Faustino Hoppe

 Motivação  Objetivo  Fundamentação teórica  Trabalhos correlatos  Desenvolvimento o Requisitos o Especificação o Implementação  Resultados e discussões  Conclusão

 O câncer é responsável por mais de 6 milhões de óbitos a cada ano no mundo  O melanoma é tipo de câncer de pele com maior letalidade  Diagnóstico precoce aumenta a chance de sucesso no tratamento médico  Auxiliar o dermatologista no diagnóstico de lesões de pele através do uso de imagens digitalizadas

 Desenvolver um protótipo de software que realize a análise e classificação de imagens lesões de pele utilizando a regra ABCD

 Técnicas relevantes utilizadas neste trabalho: ◦ Regra ABCD ◦ Segmentação de imagens ◦ Algoritmo de Mean-Shift

 Proposta em 1994, tem como objetivo simplificar e melhorar o processo de diagnóstico de melanomas  Após a análise de 31 características dermoscópicas foram elencadas 4 principais que devem ser analisadas em uma lesão de pele em busca do melanoma: ◦ Assimetria ◦ Bordas irregulares ◦ Cor ◦ Diâmetro  Cada característica recebe uma pontuação que permite realizar o cálculo do Dermatoscopy Point Value (DPV)  DPV determina o diagnóstico da lesão entre maligna ou benigna

Tabela de cálculo do DPV CaracterísticaPtsPeso Assimetria (0 a 2)11,3 Total1,3  Resultado da proporção entre o segmento perpendicular e a diagonal maior, onde a pontuação é quantificada em (0 a 2 pontos)  Caso a proporção seja maior que 40,01%: 0 ponto, lesão simétrica  Caso a proporção esteja entre 20,01% a 40%:1 ponto, lesão pouco assimétrica  Caso a proporção seja menor que 20%: 2 pontos, lesão muito assimétrica

Tabela de cálculo do DPV CaracterísticaPtsPeso Assimetria (0 a 2)11,3 Bordas (0 a 8)20,5 Total2,3  Resultado da divisão da lesão em 8 segmentos de borda (0 a 8 pontos)  Cada corte abrupto de borda equivale a 1 ponto

Tabela de cálculo do DPV CaracterísticaPtsPeso Assimetria (0 a 2)11,3 Bordas (0 a 8)20,5 Cor (0 a 6)30,5 Total3,8  Avaliação da presença de cores: branco, vermelho, marrom claro, marrom escuro, preto, azul e cinza mesclados (0 a 6 pontos)  Cada cor equivale a 1 ponto

Tabela de cálculo do DPV CaracterísticaPtsPeso Assimetria (0 a 2)11,3 Bordas (0 a 8)20,5 Cor (0 a 6)30,5 Diâmetro (0 a 1)00,5 Total3,8  O diâmetro da lesão sendo maior que 6 mm equivale a 1 ponto, caso seja menor, 0 ponto.

Tabela de cálculo do DPV CaracterísticaPtsPeso Assimetria (0 a 2)11,3 Bordas (0 a 8)20,5 Cor (0 a 6)30,5 Diâmetro (0 a 1)00,5 Total3,8 Tabela de classificação a partir do fator DPV Fator DPVDiagnóstico < 4,75Benigna >= 4,75Maligna

 Técnica de segmentação de imagens

 Algoritmo de Mean-Shift (deslocamento pela média)

 Metodologia computacional para aplicação da regra ABCD na avaliação de lesões pigmentadas de Sobieranski et al. (2007)  Método para extração e caracterização de lesões de pele usando difusão anisotrópica, crescimento de regiões, watersheds e contornos ativos de Araujo (2010)  Sistema automático para diagnóstico de lesões cutâneas baseado em imagens dermoscópicas de Rosado (2009)  Um Novo Algoritmo para Detecção de Contorno de Melanomas em Imagens de Pele de Candeias e Silva (2008)

Características / trabalhos correlatos Sobieranski et al (2007) Araujo (2010) Rosado (2009) Candeias e Silva (2008) Extração das características através regra ABCD XXXX Classificação através da regra ABCD utilizando o fator DPV XXX Algoritmo específico para retirada de pêlos X Segmentação por binarizaçãoXX  Principais características dos trabalhos correlatos

 RF 01 - Analisar e classificar imagens de lesões de pele utilizando a regra ABCD  RF 02 - Utilizar técnicas de segmentação de imagem para extração das características para a classificação da lesão de pele  RNF 03 - Ser implementado utilizando a biblioteca OpenCV

 Protótipo possui apenas um caso de uso, o usuário pode apenas carregar a imagem dermatológica que será analisada e classificada

 Fluxo geral de funcionamento do protótipo

 Imagem original

 Conversão para escala de cinza Imagem OriginalImagem Convertida

 Suavização Imagem escala de cinza Imagem suavizada (filtro mediana)

 Segmentação Imagem suavizada (filtro mediana) Imagem binarizada

 Busca pelo contorno da lesão Imagem binarizada Imagem com maior contorno

 Busca pelo espículos do contorno da lesão Imagem com maior contorno Imagem com espículos

 Extração das características - Diâmetro

 Extração das características - Assimetria

 Extração das características – Bordas irregulares

 Extração das características – Cor ( Mean-Shift )

 Funcionamento do protótipo Imagem com a lesão identificada Imagem original Classificação da lesão

 Foram realizados 2 experimentos: ◦ Experimento 1: classificação das lesões em relação ao seu grau de malignidade ◦ Experimento 2: classificação das lesões em relação à presença de ruídos

 Foram submetidas 12 imagens com diagnóstico conhecido Lesões Benignas Lesões Malignas Taxa de acerto: 83%

 Foram submetidas 2 imagens com grande quantidade de pêlos

Características / trabalhos correlatos Sobieranski et al (2007) Araujo (2010) Rosado (2009) Candeias e Silva (2008) Janke (2012) Extração das características através regra ABCD XXXXX Classificação através da regra ABCD utilizando o fator DPV XXXX Algoritmo específico para retirada de pêlos X Segmentação por binarizaçãoXXX

 Os resultados obtidos foram razoáveis, porém podem melhorar principalmente em imagens onde a quantidade de pêlos é muito alta

 Estudo e implementação de técnicas de segmentação da área da lesão de pele mais eficientes  Estudo e implementação de técnicas de retirada de pêlos de imagens de lesão de pele