Edison Tamascia. Competência Conhecimento Habilidade Atitude.

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Transcrição da apresentação:

Edison Tamascia

Competência Conhecimento Habilidade Atitude

Conhecimento Estudar o mercado de atuação Observar a concorrência Estabelecer metas Treinar a equipe Participar de processos de reciclagem etc

População Brasileira 180 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 150 milhões Farmácias Média de clientes por Farmácia = PopulaçãoXFarmácias Números do Mercado Farmacêutico

Medicamentos R$ bilhões Perfumaria R$ bilhões Outros R$ 900 milhões Consolidado R$ bilhões FaturamentoXFarmácias Projetado para 2004 Faturamento global do segmento

Grandes redes 28 % Farmácias diferenciadas 12% Independentes = 60% bilhões R$ ,00 (mensal) FaturamentoXFarmácias Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Participação de Venda por categoria de Farmácia

Reforma Tributária Benefício Fiscal Regulamentação de ICMS RDC 134/2003 RDC 199/2004 Lei 5991/1973 Portaria 349 Farmacêutico em tempo integral LeisRDCPortariasReformas A Regulamentação do Segmento

Habilidade Definição do posicionamento concorrencial do estabelecimento Farmácias não comerciais; Farmácias com descontos agressivos; Farmácias de nichos; Farmácias da comunidade;

Farmácias não comerciais Venda de medicamentos com descontos agressivos Grupo de consumidores fidelizados Ações de marketing de baixo custo Baixo nível de serviço Baixo custo operacional Venda de medicamentos não é finalidade da atividade

Farmácias de descontos Localização privilegiada e alto volume de faturamento Grande espaço físico e auto-serviço diversificado Estoque c/ poucas faltas - venda de produtos especiais Baixo nível de serviço Facilidade para fazer parcerias com a Indústria Gerenciamento econômico profissionalizado

Farmácias de nichos Manipulação Delivery Especializada com foco num público específico Venda de produtos especiais Drugstores Com atenção farmacêutica

Farmácias da comunidade Proprietário participa das atividades da loja Tem preços competitivos, mas não agressivos Composição do mix (recebimento) diversificado (fiado) Bom nível de serviços complementares Equipe de colaboradores qualificada e comprometida Maior poder de persuasão junto ao consumidor

Atitude Nível de energia e foco do empresário para aplicar corretamente os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do tempo

Atitude Momentos da Verdade

Momentos da Verdade no Atendimento Visual externo e interno da loja Prestatividade no atendimento e segurança nas informações Visual dos atendentes e outros colaboradores Limpeza e iluminação do local Disponibilidade e orientação na venda de medicamentos Variedade de escolha no auto-serviço Disponibilidade de linha e orientação sobre Genérico Variedades de serviços complementares Agilidade no atendimento Diversificação na forma de recebimento

Momentos da Verdade no Gerenciamento Planejamento estratégico claro Programa de estímulos para as inovações Regras claras de gerenciamento Gerenciamento eficiente das melhorias dos processos Gerenciamento eficiente de custos Tecnologia é utilizada como ferramenta de gestão Programa de estímulos para a melhoria da rentabilidade Pagamento de comissão sobre a venda geral Definição clara sobre o foco de atuação Pró-atividade – estuda o mercado e a concorrência

Como serão as farmácias do futuro Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos  Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos  Lay-out voltado para o auto-serviço  Com gestão financeira eficiente  Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo)  Não ser dependente da venda de produtos similares  Comunicação e permanente diálogo com o paciente

IDÉIAS CRIATIVAS

PAINEL DE GENÉRICO NA FACHADA

LINHA DE GENÉRICOS POR INDÚSTRIA

VEÍCULO PERSONALIZADO PARA ATENDIMENTO

SERVIÇOS ADICIONAIS PARA O CONSUMIDOR

ESPAÇO PARA BELEZA

MATERIAL PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Edison Tamascia (11) Informações e Contato