Edison Tamascia
Competência Conhecimento Habilidade Atitude
Conhecimento Estudar o mercado de atuação Observar a concorrência Estabelecer metas Treinar a equipe Participar de processos de reciclagem etc
População Brasileira 180 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 150 milhões Farmácias Média de clientes por Farmácia = PopulaçãoXFarmácias Números do Mercado Farmacêutico
Medicamentos R$ bilhões Perfumaria R$ bilhões Outros R$ 900 milhões Consolidado R$ bilhões FaturamentoXFarmácias Projetado para 2004 Faturamento global do segmento
Grandes redes 28 % Farmácias diferenciadas 12% Independentes = 60% bilhões R$ ,00 (mensal) FaturamentoXFarmácias Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Participação de Venda por categoria de Farmácia
Reforma Tributária Benefício Fiscal Regulamentação de ICMS RDC 134/2003 RDC 199/2004 Lei 5991/1973 Portaria 349 Farmacêutico em tempo integral LeisRDCPortariasReformas A Regulamentação do Segmento
Habilidade Definição do posicionamento concorrencial do estabelecimento Farmácias não comerciais; Farmácias com descontos agressivos; Farmácias de nichos; Farmácias da comunidade;
Farmácias não comerciais Venda de medicamentos com descontos agressivos Grupo de consumidores fidelizados Ações de marketing de baixo custo Baixo nível de serviço Baixo custo operacional Venda de medicamentos não é finalidade da atividade
Farmácias de descontos Localização privilegiada e alto volume de faturamento Grande espaço físico e auto-serviço diversificado Estoque c/ poucas faltas - venda de produtos especiais Baixo nível de serviço Facilidade para fazer parcerias com a Indústria Gerenciamento econômico profissionalizado
Farmácias de nichos Manipulação Delivery Especializada com foco num público específico Venda de produtos especiais Drugstores Com atenção farmacêutica
Farmácias da comunidade Proprietário participa das atividades da loja Tem preços competitivos, mas não agressivos Composição do mix (recebimento) diversificado (fiado) Bom nível de serviços complementares Equipe de colaboradores qualificada e comprometida Maior poder de persuasão junto ao consumidor
Atitude Nível de energia e foco do empresário para aplicar corretamente os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do tempo
Atitude Momentos da Verdade
Momentos da Verdade no Atendimento Visual externo e interno da loja Prestatividade no atendimento e segurança nas informações Visual dos atendentes e outros colaboradores Limpeza e iluminação do local Disponibilidade e orientação na venda de medicamentos Variedade de escolha no auto-serviço Disponibilidade de linha e orientação sobre Genérico Variedades de serviços complementares Agilidade no atendimento Diversificação na forma de recebimento
Momentos da Verdade no Gerenciamento Planejamento estratégico claro Programa de estímulos para as inovações Regras claras de gerenciamento Gerenciamento eficiente das melhorias dos processos Gerenciamento eficiente de custos Tecnologia é utilizada como ferramenta de gestão Programa de estímulos para a melhoria da rentabilidade Pagamento de comissão sobre a venda geral Definição clara sobre o foco de atuação Pró-atividade – estuda o mercado e a concorrência
Como serão as farmácias do futuro Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Lay-out voltado para o auto-serviço Com gestão financeira eficiente Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo) Não ser dependente da venda de produtos similares Comunicação e permanente diálogo com o paciente
IDÉIAS CRIATIVAS
PAINEL DE GENÉRICO NA FACHADA
LINHA DE GENÉRICOS POR INDÚSTRIA
VEÍCULO PERSONALIZADO PARA ATENDIMENTO
SERVIÇOS ADICIONAIS PARA O CONSUMIDOR
ESPAÇO PARA BELEZA
MATERIAL PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Edison Tamascia (11) Informações e Contato