Entrelaçando Ensino Médio e Ensino Superior. “Nós temos olhos que se abrem para dentro, esses que usamos para ver os sonhos” Mia Couto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Advertisements

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS Claudia Meucci Andreatini UNIP – Universidade Paulista Seminário ABMES – 05 de julho de 2016.
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
WEB CONFERÊNCIA Distribuição Vagas Pró Universidade Online.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Acesso ao Ensino Superior Alunos 6º Licenciatura em Ciências Biológicas.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO DO IFPA
INDICADORES EDUCACIONAIS
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
Prof.ª. Adriana Massucci
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
6º ENCONTRO SOBRE CERTIFICAÇÃO E RENOVAÇÃO DOS CERTIFICADOS DE FILANTROPIA NO BRASIL
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
PROGRAMA JOVEM APRENDIZ 2016
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Sistemas Integrados de Gestão
ENEM - Como é a prova O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias das provas: 5 de novembro de.
Resultados e Discussões
Comunidade de Aprendizagem
Programa Mais Educação (Antigo)
MARATONA DO ENEM E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
Serviço de Psicologia e Orientação
PROBABILIDADES.
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
POLÍTICAS PÚBLICAS & AÇÕES AFIRMATIVAS
Relatório de Autoavaliação Institucional
Para onde estão indo nossos alunos?
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
Matrícula Matrícula é a Inscrição que permite ao aluno frequentar um estabelecimento de ensino Incluir Alterar Consultar Excluir Encerrar Reativar Imprimir.
Metodologia Científica
Matrícula Matrícula é a Inscrição que permite ao aluno frequentar um estabelecimento de ensino Incluir Alterar Consultar Excluir Encerrar Reativar Imprimir.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Aprendizagem de corpo e alma.
Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
Informações Importantes para os vestibulandos
EEEM Profª Salomé Carvalho
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Procedimentos e Instrumentos DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2018
wikimedia Acesso dia 17/08/12 COTAS RACIAIS.
Serviço de Psicologia e Orientação
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de
DEFICIÊNCIA E TRABALHO
Questionários contextuais
Sistema de cotas:Contexto histórico ,da teoria à prática.
Pesquisa Nacional de Perfil dos Discentes das IFES
MÍDIA KIT 2017.
Elaborado por: Professor Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
Elaborado por: Professor Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
2ª Reunião de Pais 3ª série EM Agosto 2018.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Geist Mayenne – Projeto ACCESS
INJUSTAS OU NECESSÁRIAS?
Orientações de estágio
programa saúde na escola (PSE)
Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva
Transcrição da apresentação:

Entrelaçando Ensino Médio e Ensino Superior

“Nós temos olhos que se abrem para dentro, esses que usamos para ver os sonhos” Mia Couto

Quais os campos de possibilidades que a escola oferece para pensar o presente e planejar o futuro?

Quais as dimensões do seu projeto de vida?

São tantas as variáveis possíveis e o percurso da vida de cada um é único. Ele até poderá se parecer com outro, mas nunca vai ser exatamente do mesmo jeito. A nossa história é única e é preciso inventar, a partir dela, o nosso lugar neste mundo.

Qual o papel da escola na construção do seu projeto de vida?

Ações Afirmativas Ações afirmativas são políticas que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente. Trata-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural. (GEMAA, 2011)

Acesso CotasProuni Financiamento (FIES) Acesso ao Ensino Superior

Cotas Lei nº /2012 Todas as universidades e institutos federais terão que reservar 25%, ou seja, 1/4 das suas vagas para alunos das escolas públicas. Em três anos serão 50%. Destas vagas reservadas para a escola pública, metade será destinada para estudantes com renda mensal familiar até um salário mínimo e meio. O preenchimento das vagas deve levar em conta ainda critérios de cor ou raça, seguindo dados estatísticos do IBGE. Brasil, 2012

Fonte: Brasil, 2012

Cotas na Bahia UFBA – 2005 IFBA – 2006 UESC – 2006 UEFS – 2006 UNEB – 2007 UESB – 2009 UFRB – 2012 UFOB – 2006 UFSB UNILAB

Prouni O Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº , em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

SISU O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, e definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a Lei de Cotas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

SISU O SISU seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus), classificando o candidato dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do MEC, planejado para criar condições de acesso ao ensino superior por meio da concessão de financiamento de metade ou total dos cursos aos alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva nos processos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

3º SIMULADO - 03/09