Émile Durkheim Ana Carolina Frazão Anselmo Drose Fiscuk Janaína De Nardin Paulo Eduardo Moreira Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul EDU01005.

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Transcrição da apresentação:

Émile Durkheim Ana Carolina Frazão Anselmo Drose Fiscuk Janaína De Nardin Paulo Eduardo Moreira Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul EDU01005 – Sociologia da Educação I-A Profª: Neusa Chaves Batista

Émile Durkheim – Vida ●Nascimento: 15 de abril de 1858 (Épinal, no noroeste da França) ●Falecimento: 15 de novembro de 1917 (Paris, França) ●De família judia, seu pai era rabino e ele próprio teve seu período de misticismo. Tornou-se agnóstico após a ida para Paris, voltando-se a religião apenas pelo lado acadêmico. ●Filósofo, sociólogo, antropólogo, acadêmico ●Positivismo, funcionalismo, evolucionismo Fonte:

●Na adolescência, o jovem David Émile presenciou uma série de acontecimentos: ●1º de setembro de 1870: derrota de Sedan; ●28 de janeiro de 1871: capitulação diante das tropas alemãs; ●18 de março a 28 de maio: insurreição da Comuna de Paris; ●4 de setembro: proclamação da que ficou conhecida como III República, com a formação do governo provisório de Thiers até a votação da Constituição de 1875 e a eleição do seu primeiro presidente (Mac-Mahon). ●Por outro lado, a vida de David Émile foi marcada pela disputa franco- alemã: em 1871, com a perda de uma parte da Lorena, sua terra natal tornou-se uma cidade fronteiriça. ●Primeira Guerra Mundial: viu partir para o guerra numerosos discípulos seus, alguns dos quais não regressaram, inclusive seu filho Andrès. Émile Durkheim – Contexto Social e Político

●Durkheim assistiu e participou de acontecimentos marcantes e que se refletem diretamente nas suas obras: ●Consequências diretas da derrota francesa e das dívidas da guerra. ●Lei Naquet: que instituiu o divórcio na França após debates parlamentares, que se prolongaram de 1882 a ●Instrução laica, questão levantada na Assembléia em 1879, por Jules Ferry, como Ministro da Instrução Pública, em ●A escola se tornou gratuita para todos, obrigatória dos 6 aos 13 anos, além de ficar proibido o ensino da religião. ●Tenta-se preencher o vazio correspondente à ausência do ensino de religião na escola pública com uma pregação patriótica representada pela que ficou conhecida como “instrução moral e cívica”. Émile Durkheim – Contexto Social e Político

●Havia disputas e conflitos decorrentes da oposição entre o capital e o trabalho (entre patrão e empregado, entre burguesia e proletariado). Um marco dessa questão foi a criação, em 1895, da Confédération Générale du Travail (CGT). ●A bipolarização social preocupava profundamente tanto a políticos como a intelectuais da época. ●Apesar desses problemas, o final do século XIX e começo do século XX correspondem a uma certa sensação de euforia, de progresso e de esperança no futuro. ●Era do aço, da eletricidade e início do aproveitamento do petróleo como fonte de energia; ●Avião, submarino, cinema, automóvel; ●Teoria dos quanta, da relatividade, da radioatividade, da teoria atômica; ●Vitaminas, bacilo de Koch, vacinas de Pasteur, etc.

Émile Durkheim – Contexto Social e Político Em resumo... ●progresso da ciência (não mais contemplativa, mas agora transformadora da realidade), ●progresso da democracia (resultante do voto secreto e da crescente participação popular nos negócios públicos), ●além da generalização e extraordinário progresso da instrução e do bem- estar. ●Durkheim assistiu ao advento e à expansão do neocapitalismo, ou do capitalismo monopolista. Ele não resistiu aos novos e marcantes acontecimentos políticos representados pela Primeira Guerra Mundial, com o aparecimento simultâneo tanto do socialismo na Rússia como da nova roupagem do neocapitalismo, representada pelo Welfare State (Rodrigues, 2000).

Émile Durkheim – Vida ●Estudou Filosofia na École Normale Supérieure (Escola Normal Superior, Paris), de 1879 a ●A sua turma foi uma das mais brilhantes do século XIX, e muitos de seus colegas de classe, tais como Jean Jaurès e Henri Bergson, viriam a se tornar grandes figuras da história intelectual da França. ●Durante os anos em que ensinou Filosofia em vários liceus da província (Sens, St. Quentin, Troyes), volta seu interesse para a Sociologia. ●Complementa sua formação em sociologia na Alemanha, onde permaneceu por um ano ( ). ●De 1887 a 1902 ministra aulas de Pedagogia e Ciência Social na Faculté de Lettres de Bordeaux; ●Foi este o primeiro curso de Sociologia que se ofereceu numa universidade francesa.

Émile Durkheim – Vida ●Em 1896 funda uma grande revista – L’Année Sociologique. ●Para ele, o que os sociólogos necessitam “é de ser regularmente informados das pesquisas que se fazem nas ciências especiais, história do direito, dos costumes, das religiões, estatística moral, ciências econômicas etc., porque é aí que se encontram os materiais com os quais se deve construir a Sociologia” (Journal Sociologique. p. 31, apud Rodrigues, 2000).

Émile Durkheim – Vida ●Em 1902, é nomeado assistente de Buisson na cadeira de Ciência da Educação na Sorbonne (Paris). Quatro anos após, com a morte do titular, assume esse cargo. ●O meio intelectual foi compartilhado por Durkheim aos seus filhos e parentes: ●Seu filho, morto na I Guerra Mundial, preparava um ensaio sobre Leibniz. ●Sua filha casou-se com o historiador Halphen. ●Seu sobrinho Marcel Mauss tornou-se um dos grandes antropólogos, colaborador e co-autor de “De quelques formes primitives de classification”. ●A família praticamente se estende aos seus discípulos, que se notabilizaram nos estudos sobre a Grécia (Glotz), os celtas (Hubert), a China (Granet), o Norte da África (Maunier), o direito romano (Declareuil)(Rodrigues, 2000).

Émile Durkheim – Principais Obras ●Da Divisão do Trabalho Social (1893) ●As Regras do Método Sociológico (1895) ●O Suicídio (1897) ●As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912) ●Lições de Sociologia (1912) ●A Educação e a Sociologia (1922; obra póstuma) ●Sociologia e Filosofia (1924; obra póstuma) ●A Educação Moral (1925; obra póstuma)

Émile Durkheim – Sociólogo ●Discípulo de Kant e Augusto Conte, a contribuição de Émile Durkheim foi notável para a consolidação da sociologia enquanto ciência na França (Lucena, 2010). ●É considerado o Pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. ●É o criador da teoria da coesão social. ●Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos.

Émile Durkheim – Concepções ●Reino Moral (Reino Social): ●Lugar onde se processam os “fenômenos morais”, composto por ambientes constituídos pelas “ideias” ou pelos “ideais” coletivos. ●Sociólogo: único cientista preparado para detectar esses estados coletivos. Sociologia como uma ciência positiva → métodos Verdadeira Ciência só aparece com separação da teoria e prática. Meio moral tomado como dado bruto à investigação do observador, sem assumir os valores nele contidos.

Émile Durkheim – Concepções ●A sociologia é o estudo dos fatos sociais. ●Fatos sociais: modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior, e que apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter. ●Fatos sociais: coisas. ●Coisa: objeto de conhecimento que a inteligência humana não penetra de modo imediato, necessitando o auxílio da ciência.

Émile Durkheim – Concepções ●É possível reconhecer o fenômeno social porque ele se impõe aos indivíduos → fatos sociais exercem coerção sobre os comportamentos individuais. ●Ex.: O crime é um fato social, não patológico, bem como a lei que prevê sua punição. É socialmente necessário para a evolução da moral e da ética. ●O suicídio como um fato social. ●Fenômeno que não age unicamente sob o indivíduo, mas cujas forças encontram-se atuantes em todo o corpo social. São fatos sociais porque são normais, mas também porque são percebidos como fatos sociais pelos membros da sociedade, exercendo alguma pressão sobre os indivíduos, alguma coerção, alguma obrigatoriedade.

Émile Durkheim – Concepções ●A sociedade está na cabeça de todos e de cada um → representação mental. ●As representações podem ser individuais (pessoais) ou coletivas (compartilhadas). ●As representações coletivas são exteriores às consciências individuais; não derivam dos indivíduos considerados isoladamente, mas da sua cooperação. ●A sociedade existe em cada indivíduo, ou seja, em cada um só existe um fragmento dela. ●A vida coletiva não é obra apenas dos indivíduos que cooperam entre si num dado momento da sociedade, mas também das gerações passadas.

Émile Durkheim – Concepções ●Divisão do Trabalho Social: ●Processo de interação que produz o meio moral, através da cooperação entre os indivíduos. ●De acordo com a Divisão de Trabalho Social em uma sociedade, há diferentes modos de cooperação entre os indivíduos. Condição para que a sociedade possa existir: consenso.

Émile Durkheim – Concepções ●Solidariedade Mecânica: ●Baseada na semelhança entre as pessoas. ●Ocorre quando indivíduos têm pouca divisão de trabalho em sua vida em comum. ●Solidariedade Orgânica: ●Baseada nas diferenças. ●Ocorre com a divisão de trabalho social, em que diferentes indivíduos desempenham diferentes funções.

●Quando há pouca divisão de trabalho (solidariedade mecânica), a consciência coletiva é mais forte e extensiva à mais pessoas. ●Quando há maior divisão de trabalho (solidariedade orgânica) há um enfraquecimento relativo da consciência coletiva → maior margem para pensar e agir por conta própria. Menos consenso. Mais consenso. Individualismo, pois cada indivíduo assume valores, crenças e normas diferentes em função do grupo no qual está inserido. Émile Durkheim – Concepções

●A solidariedade é o que une a sociedade. ●Se a solidariedade orgânica seguisse um rumo sem controle, provocaria a desintegração da sociedade. Anomia: ausência de regras, o caos. Émile Durkheim – Concepções

●A educação é o processo pelo qual se aprende a viver em sociedade. ●Há certas regras e costumes que devem ser transmitidos, obrigatoriamente, no processo educacional. Educação é Socialização. Émile Durkheim – Concepções

●Para Durkheim, a educação adequada é aquela que é própria ao meio moral que cada indivíduo compartilha. ●Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade, e o seu lugar nela. ●Porém, por mais específicos que sejam os meios morais, existem crenças e valores que devem ser comuns a todos. Émile Durkheim – Concepções

(Rodrigues, 2000) O Esquema Teórico

●BETONI. C. Émile Durkheim. Disponível em:. Acesso em 09. ago ●—DUTRA, K. A Sociologia de Émile Durkheim. Disponível em:. Acesso em 09. ago ●—LUCENA, C. (2010) O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p , dez ●—RODRIGUES, J. A.(2000) Emile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática. ●—RODRIGUES, A. T. (2004) Sociedade, Educação e Vida Moral. In: Sociologia da educação (RODRIGUES, A. T). Rio de Janeiro: DP&A. pp ●—– Émile Durkheim. Disponível em:. Acesso em 09. ago ●—– Wikipédia: Émile Durkheim. Disponível em:. Acesso em 09. ago Referências