Propagação em Meios com Perda Prof. Dr. Vitaly F. Rodríguez-Esquerre ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorema de Poynting ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
Advertisements

Reflexão e Transmissão de Ondas em Interfaces Dielétricas Planas
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
ESTUDO DA CAPACIDADE DE DETECÇÃO DE UMA ANISOTROPIA DIPOLAR PELO OBSERVATÓRIO PIERRE AUGER DEPARTAMENTO DE RAIOS CÓSMICOS E CRONOLOGIA, INSTITUTO DE FÍSICA.
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
PLANO DO CURSO ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO Vitaly Felix Rodriguez Esquerre Bacharel Eng. Eletrônica 1994 (Revalidado como Eng. Eletricista em 2009.
Guias de Ondas Circulares/Cilíndricos Prof. Dr. Vitaly F. Rodríguez-Esquerre ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
LOGARITMOS EQUAÇÕES. Função logarítmica Uma função f: é função logarítmica quando existe um número real a, com a > 0 e a ≠ 1, tal que f(x) = log a x para.
Universidade de Brasília Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos 1 Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados Prof. Dr.-Ing. João Paulo.
Ricardo Pereira Silva UFC e Ecocardiografia: Princípios Básicos » Propriedades físicas do U.S. » U.S. : freq > ciclos/seg (Hz) » Vantagens » Pode.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Ondas Sonoras As ondas sonoras são mecânicas, longitudinal e se propagam em sólidos líquidos e gases. Exemplos: As ondas sísmicas utilizadas pelos exploradores.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
Hidráulica Geral (ESA024A)
Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
Tecnologias para automação
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
CAVIDADES RESSONANTES
Automação Rádio Comandada
Cinemática de uma partícula
Sinais e Sistemas Aula 1 - Revisão
2 Raios Ray Tracing ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
CASAMENTO DE IMPEDÂNCIAS COM TOCO SIMPLES
Circuitos com excitação Senoidal
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
Sistemas de Controle III N8SC3
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Velocidade de Fase e de Grupo
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Sistemas de Controle III N8SC3
Guias de Onda Retangulares
Prof. Wellington Franco
Princípios da Corrente Alternada
Circuitos Elétricos 2 Homepage:
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Sistemas de Controle III N8SC3
Escoamentos Compressíveis
CARTA DE SMITH ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Aula 8 Atenuação Capítulo 6 - Battan.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Ondas Eletromagnéticas (EM)
Fenômenos Ondulatórios Prof. Luciano Mentz. O que é importante em um fenômeno ondulatório? Saber com quais tipos de onda ocorrem (Mec., EM, Longit. e.
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
Equações Diferenciais Ordinárias
CORRENTE ALTERNADA SENOIDAL
Sistemas de Controle III N8SC3
AERODINÂMICA BÁSICA Prof. Kleine
Introdução à Estrutura Atmosférica
Aula 8 Atenuação Capítulo 6 - Battan.
Transferência de Calor
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O que você deve saber sobre
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
Espetro eletromagnético
EXERCÍCIO CARTA DE SMITH
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Circuitos Elétricos II
Institutos Lactec, Eletronorte Brasil - ELN
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Instrumentos e Aplicações - II
Expressões algébricas
PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIAS Profa. Dayene Drusian CURVAS VERTICAIS.
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Propagação em Meios com Perda Prof. Dr. Vitaly F. Rodríguez-Esquerre ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…

Considere um meio com perdas, caracterizado pela sua condutividade , porem sem cargas livres. As equações de Maxwell para campos harmônicos são escritos da seguinte forma: Aplicando o rotacional na Eq (10.13) Fazendo uso da identidade vetorial e da Eq. (10.14)

Obtem-se Ou Onde  é conhecida como constante de propagação, e será uma variável complexa, Podendo ser expressa na forma, de forma similar pode ser obtida uma equação para o campo magnético, Para obtermos os valores de  e  na Eq. (10.20) faremos o seguinte:

Resolvendo o sistema de equações (10.21) e (10.22) obtem-se Consideremos um campo propagando na direção +z, com apenas uma componente em x, Substituindo na Eq. (10.17), obtem-se

Colocando em evidencia o operador laplaciano, lembrando que não existe variação na direção x e y Obtem-se a equação diferencial, Cuja solução tem a forma, Como o campo deve ser finito em z=infinito, considera-se apenas a exponencial negativa, o campo E(r,t) pode ser então escrito como,

Resultando em,

De forma analoga, pode ser obtida a solução da Eq. (10.19) Onde  é conhecida como impedância do meio e será complexa Onde O ângulo  varia entre 0 e 45 graus.

Substituindo (10.31) e (10.32) em (10.30) Observe a defasagem entre os campos, As propriedades de propagação são calculadas usando Podemos também re-escrever a Eq (10.14) onde

Ou onde

Questão 1 (3,5 pontos) Faça um gráfico em escala logarítmica da distância de penetração vs. frequência para água do mar considerando os seguintes parâmetros: er=80, mr=1, s=4 S/m e f [1 KHz, 10 GHz]. Comente seus resultados. Em 1 MHz, determine a impedância intrínseca, defasagem entre E e H, e velocidade de fase da onda. A que profundidade a densidade de potência média será 1% do valor presente logo abaixo da superfície da água?

EXEMPLO Considere um campo que incide na água do mar Z=0 Determinar, constante de atenuação, constante de propagação, constante de fase, Impedancia intrínseca, velocidade de fase, comprimento de onda, distancia de penetração Determinar a distancia em que o campo é 1 V/m Escrever as expressões de E(0,8, t) e H(0,8, t)

Determinar a distancia em que o campo é 1 V/m

Uma equipe de cientistas está projetando um radar para medir a espessura do gelo sobre a terra. Para detectar o eco na interface gelo‐terra, a espessura do gelo deve ser de no máximo 3 vezes a distância de penetração da onda no gelo. Sabendo que a máxima espessura de gelo é 1,2 km, Determinar qual é a faixa de freqüências que pode ser usada (εr = 3 – j 0,01) TERRA Gelo

Deseja-se enviar um sinal de rádio para o receptor da mergulhadora. Se a densidade de potência mínima que pode ser detectada pelo receptor da mergulhadora é de 1 uW/m 2, determine o valor mínimo do campo elétrico logo acima da superfície da água. Em f = 1 KHz; e a condutividade é 1,0 S/m. Considere incidência normal na interface ar-água.

-7 m 0 m

Se o campo elétrico de um sinal acima da superfície da água é de 1 V/m, quais submarinos conseguem receber esse sinal se o mínimo campo elétrico que pode ser detectado é |E|= 0,01 V/m ? Escreva as expressões do campo e para o submarino que detecta o sinal com menor amplitude. Em f = 1,4 MHz; a permissividade relativa da água do mar é. Explique todas as considerações realizadas.

f=1.4 10^6 w=2 Pi f u0=4 Pi 10^-7 e0 = ^-12 n0=Sqrt[u0/ e0] e1=e0 (74.83-I 56.01) n1=Sqrt[u0/e1] Arg[n1] 180 / Pi R=(n1-n0)/(n1+n0) T = 1 + R T = Abs [T] k1=w Sqrt[u0 e1] El=T Exp[ z] Solve[El==0.01,z] Plot[El,{z,0,100},PlotRange->All] 56*w*e0 1.4× ×10 6 p/ × × × j ? j j ? j j Exp[ z] z=